Educação Matemática, Jogos e Abstração Reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antonio Carlos Carrera de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Emerique, Paulo Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10664
Resumo: O presente trabalho trata das ligações existentes na Educação Matemática, a partir da sala de aula, entre a Psicologia cognitiva, na vertente piagetiana, e os jogos. Ressalta a importância destes para a autonomia da criança em idade escolar. E explorado o conceito de "abstraction réfléchissante" como central tanto na questão cognitiva como da autonomia.
id UNESP-14_960a9ffca29b6ac53749955b87517ead
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10664
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Educação Matemática, Jogos e Abstração ReflexivaO presente trabalho trata das ligações existentes na Educação Matemática, a partir da sala de aula, entre a Psicologia cognitiva, na vertente piagetiana, e os jogos. Ressalta a importância destes para a autonomia da criança em idade escolar. E explorado o conceito de "abstraction réfléchissante" como central tanto na questão cognitiva como da autonomia.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10664Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 10 n. 11 (1995); 77-861980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10664/7049Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Antonio Carlos Carrera deEmerique, Paulo Sérgio2015-10-13T23:49:46Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10664Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:49:46Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática, Jogos e Abstração Reflexiva
title Educação Matemática, Jogos e Abstração Reflexiva
spellingShingle Educação Matemática, Jogos e Abstração Reflexiva
Souza, Antonio Carlos Carrera de
title_short Educação Matemática, Jogos e Abstração Reflexiva
title_full Educação Matemática, Jogos e Abstração Reflexiva
title_fullStr Educação Matemática, Jogos e Abstração Reflexiva
title_full_unstemmed Educação Matemática, Jogos e Abstração Reflexiva
title_sort Educação Matemática, Jogos e Abstração Reflexiva
author Souza, Antonio Carlos Carrera de
author_facet Souza, Antonio Carlos Carrera de
Emerique, Paulo Sérgio
author_role author
author2 Emerique, Paulo Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antonio Carlos Carrera de
Emerique, Paulo Sérgio
description O presente trabalho trata das ligações existentes na Educação Matemática, a partir da sala de aula, entre a Psicologia cognitiva, na vertente piagetiana, e os jogos. Ressalta a importância destes para a autonomia da criança em idade escolar. E explorado o conceito de "abstraction réfléchissante" como central tanto na questão cognitiva como da autonomia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10664
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10664/7049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 10 n. 11 (1995); 77-86
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215876296769536