Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Karina Perez
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586526
Resumo: Orientador: Rosely Palermo Brenelli
id UNICAMP-30_72e6ad4e5e4bb03eb8d8ee1daa07bd82
oai_identifier_str oai::134383
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relaçõesAbstraçãoJogosOrientador: Rosely Palermo BrenelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Os objetivos da presente pesquisa consistiram em verificar em que medida uma intervenção pedagógica, via jogos de regras, seria favorável à construção da noção de multiplicação em crianças e buscar relações entre abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação. Foram estudados 17 sujeitos que compunham uma classe de terceira série do ensino fundamental de uma escola cooperativa em São José do Rio Preto. Aplicou-se o pré-teste individualmente nos sujeitos, com o objetivo de avaliar o nível de abstração reflexiva e de construção da noção de multiplicação e divisão aritméticas. O pós-teste, composto pelas mesmas provas, consistiu em verificar a evolução dos sujeitos após serem submetidos a uma intervenção com jogos de regras realizada pelo professor e experimentador. O pré-teste e o pós-teste foram constituídos pelas provas "Abstração Reflexiva: construção de múltiplos comuns" e "Multiplicação e Divisão Aritméticas." Foi incluído somente no pré-teste uma prova de Problemas e Operações de Multiplicação para verificar se estes conteúdos escolares eram conhecidos pelos sujeitos. Organizaram-se seis sessões de intervenção com os jogos Pega-varetas e Argolas, os quais, previamente analisados, permitiram destacar situaçõesproblema que envolviam multiplicação. Durante a intervenção, os sujeitos foram organizados em quatro grupos escolhidos aleatoriamente. A análise qualitativa dos dados permitiu verificar que os sujeitos apresentavam domínio dos conteúdos escolares que envolviam multiplicação. No que conceme às relações entre a construção da noção de multiplicação e abstração reflexiva, o nível TIA de abstração permite alcançar níveis mais complexos quanto a construção da multiplicação. Entretanto, esta última apresenta maior incidência nos sujeitos que apresentam níveis IIB e m na prova de Abstração Reflexiva. Observou-se que dos 17 sujeitos estudados, 13 apresentaram evolução em pelo menos um dos aspectos estudados, seja na abstração reflexiva, seja na construção da noção de multiplicação.Pode-se dizer, de acordo com os resultados obtidos, que a intervenção via jogos permitiu expressivas evoluções nos sujeitos quanto à construção da multiplicação, por ter engendrado perturbações e regulações compensatórias e desencadeando os processos de equilibraçãoAbstract: The main aims of this work is verify how much an educational intervention through games would be useful to the construction of the multiplication notion in children and the establishment of relations between the reflexive abstraction and the construction of the multiplication notion. Seventeen subjects were studied, they took part of a third grade elementary and cooperative school in São José do Rio Preto. A pre-test was applied individually with the subjects for evaluating the reflexive abstraction leveI and the multiplication and division notions . A posttest composed by the same experiments verified the subjects' evaluation afier a garoe intervention performed by the teacher and the researcher.Both tests were constituted by reflexive abstraction: construction of common multiples and the arithmetic multiplication and division experiments. At the pre-test was included some solving problems and multiplication exercises in order to verify if these matters were known by the subjects. Six intervention sections were performed using "Pega-varetas" and "Argolas" games which allowed to put in evidence problematic situations about multiplication. During the intervention, the subjects were organized in four groups. These groups ere chosen at random. The data qualitative analysis allowed to verify that the subjects presented nowledge about the school contents that involved multiplication. Concerning to the relations between the construction of the multiplication notion and the reflexive abstraction, the lIA abstraction leveI reaches more complex levels about the multiplication construction. owever, the latest one presents the biggest incidence at the students that presented levels IIB and III at the reflexive abstraction test. From seventeen subjects studied, thirteen of them presented evolution in at least one of the studied aspects either the reflexive abstraction or the building of multiplication notion. According to the results we may say that the intervention trough games allowed significant evolution at the multiplication construction. It performed compensatory disturbance and regulation contributing to the balance processesMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Brenelli, Rosely Palermo, 1949-Brito, Marcia Regina Ferreira deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuimarães, Karina Perez19981998-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586526GUIMARÃES, Karina Perez. Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras: em busca de relações. 1998. 181f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586526. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134383porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:49:55Zoai::134383Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:49:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relações
title Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relações
spellingShingle Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relações
Guimarães, Karina Perez
Abstração
Jogos
title_short Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relações
title_full Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relações
title_fullStr Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relações
title_full_unstemmed Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relações
title_sort Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras : em busca de relações
author Guimarães, Karina Perez
author_facet Guimarães, Karina Perez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Brito, Marcia Regina Ferreira de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Karina Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Abstração
Jogos
topic Abstração
Jogos
description Orientador: Rosely Palermo Brenelli
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-08-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586526
GUIMARÃES, Karina Perez. Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras: em busca de relações. 1998. 181f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586526. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GUIMARÃES, Karina Perez. Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação, via jogos de regras: em busca de relações. 1998. 181f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586526. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
181f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188814739996672