O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031
Resumo: Neste artigo discutimos a implementação do ensino de matemática nas áreas de assentamentos rurais, por meio do Estudo da Realidade (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002; PERNAMBUCO, 1994), um princípio metodológico baseado na investigação da realidade local. Para concretizar tais princípios, vivenciamos uma experiência pedagógica em duas disciplinas do curso de Pedagogia da Terra, ocorrido na cidade de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em convênio com o INCRA, PRONERA e MST. A turma era composta por professores-alunos, moradores de assentamentos rurais, das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A experiência centrou-se em três momentos: o estudo da realidade (ER), a organização do conhecimento (OC) e a aplicação do conhecimento (AC), como abordagem no ensino de matemática. A análise da experiência mostrou que a exploração das atividades cotidianas das comunidades proporcionou um melhor desempenho na prática matemática do grupo.
id UNESP-14_a4d4899f67444cf153ba059454665599
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4031
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades RuraisEstudo da Realidade. Ensino de Matemática. Etnomatemática.Neste artigo discutimos a implementação do ensino de matemática nas áreas de assentamentos rurais, por meio do Estudo da Realidade (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002; PERNAMBUCO, 1994), um princípio metodológico baseado na investigação da realidade local. Para concretizar tais princípios, vivenciamos uma experiência pedagógica em duas disciplinas do curso de Pedagogia da Terra, ocorrido na cidade de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em convênio com o INCRA, PRONERA e MST. A turma era composta por professores-alunos, moradores de assentamentos rurais, das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A experiência centrou-se em três momentos: o estudo da realidade (ER), a organização do conhecimento (OC) e a aplicação do conhecimento (AC), como abordagem no ensino de matemática. A análise da experiência mostrou que a exploração das atividades cotidianas das comunidades proporcionou um melhor desempenho na prática matemática do grupo.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 571-5951980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031/3267Mendes, Iran Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4031Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais
title O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais
spellingShingle O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais
Mendes, Iran Abreu
Estudo da Realidade. Ensino de Matemática. Etnomatemática.
title_short O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais
title_full O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais
title_fullStr O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais
title_full_unstemmed O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais
title_sort O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo da Realidade. Ensino de Matemática. Etnomatemática.
topic Estudo da Realidade. Ensino de Matemática. Etnomatemática.
description Neste artigo discutimos a implementação do ensino de matemática nas áreas de assentamentos rurais, por meio do Estudo da Realidade (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002; PERNAMBUCO, 1994), um princípio metodológico baseado na investigação da realidade local. Para concretizar tais princípios, vivenciamos uma experiência pedagógica em duas disciplinas do curso de Pedagogia da Terra, ocorrido na cidade de Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em convênio com o INCRA, PRONERA e MST. A turma era composta por professores-alunos, moradores de assentamentos rurais, das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A experiência centrou-se em três momentos: o estudo da realidade (ER), a organização do conhecimento (OC) e a aplicação do conhecimento (AC), como abordagem no ensino de matemática. A análise da experiência mostrou que a exploração das atividades cotidianas das comunidades proporcionou um melhor desempenho na prática matemática do grupo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4031/3267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 571-595
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873886093312