Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Adauto Nunes da [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91064
Resumo: O presente trabalho evidencia as diferentes realidades que influem na construção das ticas de matema que emergem durante as aulas de matemática de uma escola pública do estado de São Paulo, localizada em São José do Rio Preto. Sendo caracterizada como qualitativa e tendo uma conotação etnográfica, a metodologia nele adotada age como referência, como parâmetro de validação, como método que funciona iluminando o caminho, ainda como ensaio gerativo e estratégia “para” e “do” pensamento sobre os sujeitos e dados da pesquisa. Da confrontação entre teoria e prática, esta investigação verifica os elementos que dão suporte à construção do conhecimento pelos alunos. Também mostra as dificuldades advindas da existência de diferentes níveis de realidade e de diferentes níveis de percepção dentro da sala de aula, dada a complexidade existente nesse processo. Aponta que os indivíduos trazem ao processo de aquisição de conhecimento elementos de sua herança cultural, que influenciam fundamentalmente a maneira como percebem a realidade. O estudo revela que o professor traz um conhecimento que é visto como diferente e próprio da matemática – o saber disciplinar –, sendo que os alunos entrevistados, em sua maioria, não vêem relação dessa matemática (a escolar) com seu dia-a-dia. Expõe, ainda, que os alunos utilizam para a construção do conhecimento a noção transdisciplinar. Neste sentido, o diálogo, o conhecimento sociocultural dos alunos e as suas expectativas em relação à matemática devem ser valorizados. Ainda, deve-se trazer o lúdico para este processo, como fator positivo à construção do conhecimento
id UNSP_de8e9fa1e7cf6c936de5d065af1ced12
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91064
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolarMatemática - Estudo e ensinoEtnomatematicaTransdisciplinaridadeTransdisciplinarityO presente trabalho evidencia as diferentes realidades que influem na construção das ticas de matema que emergem durante as aulas de matemática de uma escola pública do estado de São Paulo, localizada em São José do Rio Preto. Sendo caracterizada como qualitativa e tendo uma conotação etnográfica, a metodologia nele adotada age como referência, como parâmetro de validação, como método que funciona iluminando o caminho, ainda como ensaio gerativo e estratégia “para” e “do” pensamento sobre os sujeitos e dados da pesquisa. Da confrontação entre teoria e prática, esta investigação verifica os elementos que dão suporte à construção do conhecimento pelos alunos. Também mostra as dificuldades advindas da existência de diferentes níveis de realidade e de diferentes níveis de percepção dentro da sala de aula, dada a complexidade existente nesse processo. Aponta que os indivíduos trazem ao processo de aquisição de conhecimento elementos de sua herança cultural, que influenciam fundamentalmente a maneira como percebem a realidade. O estudo revela que o professor traz um conhecimento que é visto como diferente e próprio da matemática – o saber disciplinar –, sendo que os alunos entrevistados, em sua maioria, não vêem relação dessa matemática (a escolar) com seu dia-a-dia. Expõe, ainda, que os alunos utilizam para a construção do conhecimento a noção transdisciplinar. Neste sentido, o diálogo, o conhecimento sociocultural dos alunos e as suas expectativas em relação à matemática devem ser valorizados. Ainda, deve-se trazer o lúdico para este processo, como fator positivo à construção do conhecimentoThe current paper highlights the different realities that influence the construction of the tics of mathema that emerge during the math classes at a public school of São Paulo, located in Sao Jose do Rio Preto. Being characterized as a qualitative research and due the ethnographic connotation, the methodology adopted can be seen as a reference, as a parameter validation, as method that works illuminating the way, and even as a generative test and as a strategy for and from thinking about the subject and data search. From the comparison between theory and practice, this research verifies the elements that support the construction of knowledge by students. It also shows the difficulties arising from different levels of reality and different levels of perception within the classroom, due the complexities that exist in this process. It indicates that individuals bring elements of their cultural heritage to the process of acquiring knowledge, which fundamentally influences how they perceive the reality. The study reveals that the teacher brings a knowledge that is seen as very different and inherent from mathematics – the disciplinary knowledge – and most of the students interviewed see no relation between mathematics (the scholar one) and their day-to-day activities. The research exhibits also that students use the notion of transdisciplinary to construct their knowledge. In this sense, the dialogue, the socio-cultural knowledge of students and their expectations about math must be considered. Finally, we must bring the ludic element to this process as a positive factor for the construction of knowledgeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Adauto Nunes da [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2010-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 f. : il., tabs.application/pdfCUNHA, Adauto Nunes da. Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar. 2010. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/91064000631233cunha_an_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-12T06:07:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-12T06:07:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar
title Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar
spellingShingle Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar
Cunha, Adauto Nunes da [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Etnomatematica
Transdisciplinaridade
Transdisciplinarity
title_short Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar
title_full Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar
title_fullStr Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar
title_full_unstemmed Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar
title_sort Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar
author Cunha, Adauto Nunes da [UNESP]
author_facet Cunha, Adauto Nunes da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Adauto Nunes da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Etnomatematica
Transdisciplinaridade
Transdisciplinarity
topic Matemática - Estudo e ensino
Etnomatematica
Transdisciplinaridade
Transdisciplinarity
description O presente trabalho evidencia as diferentes realidades que influem na construção das ticas de matema que emergem durante as aulas de matemática de uma escola pública do estado de São Paulo, localizada em São José do Rio Preto. Sendo caracterizada como qualitativa e tendo uma conotação etnográfica, a metodologia nele adotada age como referência, como parâmetro de validação, como método que funciona iluminando o caminho, ainda como ensaio gerativo e estratégia “para” e “do” pensamento sobre os sujeitos e dados da pesquisa. Da confrontação entre teoria e prática, esta investigação verifica os elementos que dão suporte à construção do conhecimento pelos alunos. Também mostra as dificuldades advindas da existência de diferentes níveis de realidade e de diferentes níveis de percepção dentro da sala de aula, dada a complexidade existente nesse processo. Aponta que os indivíduos trazem ao processo de aquisição de conhecimento elementos de sua herança cultural, que influenciam fundamentalmente a maneira como percebem a realidade. O estudo revela que o professor traz um conhecimento que é visto como diferente e próprio da matemática – o saber disciplinar –, sendo que os alunos entrevistados, em sua maioria, não vêem relação dessa matemática (a escolar) com seu dia-a-dia. Expõe, ainda, que os alunos utilizam para a construção do conhecimento a noção transdisciplinar. Neste sentido, o diálogo, o conhecimento sociocultural dos alunos e as suas expectativas em relação à matemática devem ser valorizados. Ainda, deve-se trazer o lúdico para este processo, como fator positivo à construção do conhecimento
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-22
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Adauto Nunes da. Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar. 2010. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/91064
000631233
cunha_an_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv CUNHA, Adauto Nunes da. Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar. 2010. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
000631233
cunha_an_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045955282403328