Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Gestoso de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4301
Resumo: Neste artigo procuramos identificar intervenções docentes potencializadoras da apropriação e da construção de novos conhecimentos a partir de uma pesquisa de mestrado que investigou de que maneiras os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, em um contexto de ensino e aprendizagem que conectou matemática e literatura infantojuvenil, apropriaram-se dos conteúdos escolares e relacionaram-se com eles. Os resultados mostram o desenvolvimento de posturas ativas no processo educativo. Com relação aos papéis docentes, o professor apresenta questionamentos, informações e estratégias, efetivando as intervenções necessárias para possibilitar a aprendizagem dos alunos. Assume, assim, o protagonismo, passando de um utilizador pouco reflexivo de materiais didáticos para uma postura mais reflexiva diante da prática educativa e dos materiais, e concretiza meios para criar, nas aulas, um ambiente de comunicação ativa que pode permitir que tanto o professor como os alunos se coloquem em atividade no processo, utilizando histórias que conectam matemática e literatura infantojuvenil.
id UNESP-14_afd234bbdb6e6b8ff69d8de37ed8f5a2
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4301
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentesMatemática e literatura infantojuvenilPrática pedagógicaEnsino e aprendizagem.Neste artigo procuramos identificar intervenções docentes potencializadoras da apropriação e da construção de novos conhecimentos a partir de uma pesquisa de mestrado que investigou de que maneiras os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, em um contexto de ensino e aprendizagem que conectou matemática e literatura infantojuvenil, apropriaram-se dos conteúdos escolares e relacionaram-se com eles. Os resultados mostram o desenvolvimento de posturas ativas no processo educativo. Com relação aos papéis docentes, o professor apresenta questionamentos, informações e estratégias, efetivando as intervenções necessárias para possibilitar a aprendizagem dos alunos. Assume, assim, o protagonismo, passando de um utilizador pouco reflexivo de materiais didáticos para uma postura mais reflexiva diante da prática educativa e dos materiais, e concretiza meios para criar, nas aulas, um ambiente de comunicação ativa que pode permitir que tanto o professor como os alunos se coloquem em atividade no processo, utilizando histórias que conectam matemática e literatura infantojuvenil.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4301Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 955-9751980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4301/3435Souza, Ana Paula Gestoso deOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:10:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4301Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:10:27Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes
title Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes
spellingShingle Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes
Souza, Ana Paula Gestoso de
Matemática e literatura infantojuvenil
Prática pedagógica
Ensino e aprendizagem.
title_short Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes
title_full Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes
title_fullStr Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes
title_full_unstemmed Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes
title_sort Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: intervenções docentes
author Souza, Ana Paula Gestoso de
author_facet Souza, Ana Paula Gestoso de
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
author_role author
author2 Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Gestoso de
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática e literatura infantojuvenil
Prática pedagógica
Ensino e aprendizagem.
topic Matemática e literatura infantojuvenil
Prática pedagógica
Ensino e aprendizagem.
description Neste artigo procuramos identificar intervenções docentes potencializadoras da apropriação e da construção de novos conhecimentos a partir de uma pesquisa de mestrado que investigou de que maneiras os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, em um contexto de ensino e aprendizagem que conectou matemática e literatura infantojuvenil, apropriaram-se dos conteúdos escolares e relacionaram-se com eles. Os resultados mostram o desenvolvimento de posturas ativas no processo educativo. Com relação aos papéis docentes, o professor apresenta questionamentos, informações e estratégias, efetivando as intervenções necessárias para possibilitar a aprendizagem dos alunos. Assume, assim, o protagonismo, passando de um utilizador pouco reflexivo de materiais didáticos para uma postura mais reflexiva diante da prática educativa e dos materiais, e concretiza meios para criar, nas aulas, um ambiente de comunicação ativa que pode permitir que tanto o professor como os alunos se coloquem em atividade no processo, utilizando histórias que conectam matemática e literatura infantojuvenil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4301
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4301/3435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 955-975
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1788171060199292928