As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lovis, Karla Aparecida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Franco, Valdeni Soliani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9839
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa em que foram identificadas e analisadas as concepções sobre Geometrias não Euclidianas de um grupo de 27 professores de Matemática, da Educação Básica, que atuam em escolas públicas do Estado do Paraná. Para atingir o objetivo, procurou-se averiguar os conhecimentos, as opiniões, as preferências e as ideias que os participantes da pesquisa apresentam a respeito dessas Geometrias. A escolha desses participantes realizou-se por meio de um questionário, e a coleta dos dados adveio de uma entrevista semiestruturada. Constatou-se que seis professores não apresentam concepções sobre o assunto e, dentre estes, um professor não sabia da inclusão das Geometrias não Euclidianas na estrutura curricular do estado do Paraná. Treze professores apresentam algumas ideias e opiniões sobre as Geometrias não Euclidianas. Os resultados mostram que a inserção e o estudo das Geometrias não Euclidianas ainda não instauraram novas concepções, uma vez que somente oito professores apresentam suas concepções fundamentadas em resultados e/ou conceitos dessas Geometrias. Palavras-chave: Geometrias não Euclidianas. Concepções de Geometrias. Formação de Professores. Educação Básica.
id UNESP-14_b52b13ab6fc989fc46341ca21f756d2a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9839
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação BásicaEste artigo apresenta uma pesquisa em que foram identificadas e analisadas as concepções sobre Geometrias não Euclidianas de um grupo de 27 professores de Matemática, da Educação Básica, que atuam em escolas públicas do Estado do Paraná. Para atingir o objetivo, procurou-se averiguar os conhecimentos, as opiniões, as preferências e as ideias que os participantes da pesquisa apresentam a respeito dessas Geometrias. A escolha desses participantes realizou-se por meio de um questionário, e a coleta dos dados adveio de uma entrevista semiestruturada. Constatou-se que seis professores não apresentam concepções sobre o assunto e, dentre estes, um professor não sabia da inclusão das Geometrias não Euclidianas na estrutura curricular do estado do Paraná. Treze professores apresentam algumas ideias e opiniões sobre as Geometrias não Euclidianas. Os resultados mostram que a inserção e o estudo das Geometrias não Euclidianas ainda não instauraram novas concepções, uma vez que somente oito professores apresentam suas concepções fundamentadas em resultados e/ou conceitos dessas Geometrias. Palavras-chave: Geometrias não Euclidianas. Concepções de Geometrias. Formação de Professores. Educação Básica.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9839Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 269-3881980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9839/6601Lovis, Karla AparecidaFranco, Valdeni Solianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:44Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9839Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:44Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
title As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
spellingShingle As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
Lovis, Karla Aparecida
title_short As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
title_full As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
title_fullStr As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
title_full_unstemmed As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
title_sort As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
author Lovis, Karla Aparecida
author_facet Lovis, Karla Aparecida
Franco, Valdeni Soliani
author_role author
author2 Franco, Valdeni Soliani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lovis, Karla Aparecida
Franco, Valdeni Soliani
description Este artigo apresenta uma pesquisa em que foram identificadas e analisadas as concepções sobre Geometrias não Euclidianas de um grupo de 27 professores de Matemática, da Educação Básica, que atuam em escolas públicas do Estado do Paraná. Para atingir o objetivo, procurou-se averiguar os conhecimentos, as opiniões, as preferências e as ideias que os participantes da pesquisa apresentam a respeito dessas Geometrias. A escolha desses participantes realizou-se por meio de um questionário, e a coleta dos dados adveio de uma entrevista semiestruturada. Constatou-se que seis professores não apresentam concepções sobre o assunto e, dentre estes, um professor não sabia da inclusão das Geometrias não Euclidianas na estrutura curricular do estado do Paraná. Treze professores apresentam algumas ideias e opiniões sobre as Geometrias não Euclidianas. Os resultados mostram que a inserção e o estudo das Geometrias não Euclidianas ainda não instauraram novas concepções, uma vez que somente oito professores apresentam suas concepções fundamentadas em resultados e/ou conceitos dessas Geometrias. Palavras-chave: Geometrias não Euclidianas. Concepções de Geometrias. Formação de Professores. Educação Básica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9839
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9839/6601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 269-388
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875475734528