Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Antonio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10805
Resumo: Neste artigo, é nosso propósito realizar uma problematização de natureza filosóficometodológica acerca de alguns problemas que se apresentam para o investigador que decide tomar o construto práticas socioculturais como unidade focal de análise na atividade situada de investigação científico-acadêmica em história da educação matemática. Para a discussão de tais problemas, recorreremos, a título de exemplo, à memória do desenvolvimento da pesquisa intitulada Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma prática cultural: a prova dos nove, realizada em coautoria com Eliana da Silva Souza.
id UNESP-14_c260a52300f423d578cd1509abc072ff
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10805
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivosNeste artigo, é nosso propósito realizar uma problematização de natureza filosóficometodológica acerca de alguns problemas que se apresentam para o investigador que decide tomar o construto práticas socioculturais como unidade focal de análise na atividade situada de investigação científico-acadêmica em história da educação matemática. Para a discussão de tais problemas, recorreremos, a título de exemplo, à memória do desenvolvimento da pesquisa intitulada Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma prática cultural: a prova dos nove, realizada em coautoria com Eliana da Silva Souza.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10805Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 1-571980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10805/7177Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiguel, Antonio2015-09-24T18:45:04Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10805Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T18:45:04Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos
title Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos
spellingShingle Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos
Miguel, Antonio
title_short Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos
title_full Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos
title_fullStr Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos
title_full_unstemmed Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos
title_sort Percursos Indisciplinares na Atividade de Pesquisa em História (da Educação Matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos
author Miguel, Antonio
author_facet Miguel, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Antonio
description Neste artigo, é nosso propósito realizar uma problematização de natureza filosóficometodológica acerca de alguns problemas que se apresentam para o investigador que decide tomar o construto práticas socioculturais como unidade focal de análise na atividade situada de investigação científico-acadêmica em história da educação matemática. Para a discussão de tais problemas, recorreremos, a título de exemplo, à memória do desenvolvimento da pesquisa intitulada Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma prática cultural: a prova dos nove, realizada em coautoria com Eliana da Silva Souza.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10805
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10805/7177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 1-57
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215876672159744