Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar as possíveis contribuições da Teoria Antropológica da Didática, na análise a priori da sequência didática Passeios Aleatórios da Mônica. Tal sequência trabalha noções elementares da teoria de probabilidades para a Educação Básica, e vem sendo aperfeiçoada de acordo com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propiciando uma postura ativa dos sujeitos, que interagem constantemente com as tarefas, pois são desafiados a tomar decisões a cada resultado. A análise revelou que essa sequência permite destacar uma organização praxeológica completa (Tarefa/Técnica/Tecnologia/Teoria) e inverte a praxeologia usual, uma vez que parte de uma situação- problema, da qual emergem as concepções intuitivas de probabilidade, a probabilidade frequentista, decorrente da experimentação aleatória, e a probabilidade clássica ou Laplaciana, proveniente da modelagem matemática, por meio do diagrama de possibilidades. Palavras-chave: Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Praxeological Analysis of the Random Walks of Monica Abstract This paper aims to present the possible contributions of Anthropological Theory of Didactics in a priori analysis of the didactic sequence The Random Walks of Monica. This sequence addresses elementary concepts of probability theory for Basic Education, and has undergone improvements based on the recommendations of the National Curricular Parameters, favoring active participation of the subjects, who constantly interact with the tasks and are challenged to make decisions regarding each result. Analysis revealed that this sequence makes it possible to highlight a complete praxeological organization (Task/Technique/Technology/Theory) and reverses the usual praxeology, because it starts with a problem situation, from which emerge the intuitive conceptions of probabilit, the frequentist probability, resulting from random experimentation, and the theoretical probability (Laplace) calculated from the mathematical modeling, using the diagram of possibilities. Keywords: Teaching of probability. Didactic sequence. Anthropological Theory of Didactics. Basic Education. National Curricular Parameters. |
id |
UNESP-14_d69f2682ea8e3e80a5dd6b978e3ad637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5103 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da MônicaEnsino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais.Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar as possíveis contribuições da Teoria Antropológica da Didática, na análise a priori da sequência didática Passeios Aleatórios da Mônica. Tal sequência trabalha noções elementares da teoria de probabilidades para a Educação Básica, e vem sendo aperfeiçoada de acordo com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propiciando uma postura ativa dos sujeitos, que interagem constantemente com as tarefas, pois são desafiados a tomar decisões a cada resultado. A análise revelou que essa sequência permite destacar uma organização praxeológica completa (Tarefa/Técnica/Tecnologia/Teoria) e inverte a praxeologia usual, uma vez que parte de uma situação- problema, da qual emergem as concepções intuitivas de probabilidade, a probabilidade frequentista, decorrente da experimentação aleatória, e a probabilidade clássica ou Laplaciana, proveniente da modelagem matemática, por meio do diagrama de possibilidades. Palavras-chave: Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Praxeological Analysis of the Random Walks of Monica Abstract This paper aims to present the possible contributions of Anthropological Theory of Didactics in a priori analysis of the didactic sequence The Random Walks of Monica. This sequence addresses elementary concepts of probability theory for Basic Education, and has undergone improvements based on the recommendations of the National Curricular Parameters, favoring active participation of the subjects, who constantly interact with the tasks and are challenged to make decisions regarding each result. Analysis revealed that this sequence makes it possible to highlight a complete praxeological organization (Task/Technique/Technology/Theory) and reverses the usual praxeology, because it starts with a problem situation, from which emerge the intuitive conceptions of probabilit, the frequentist probability, resulting from random experimentation, and the theoretical probability (Laplace) calculated from the mathematical modeling, using the diagram of possibilities. Keywords: Teaching of probability. Didactic sequence. Anthropological Theory of Didactics. Basic Education. National Curricular Parameters.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 451-4721980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103/4014Nagamine, Camila Macedo LimaHenriques, AfonsoUtsumi, Miriam CardosoCazorla, Irene Mauricioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5103Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica |
title |
Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica |
spellingShingle |
Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica Nagamine, Camila Macedo Lima Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. |
title_short |
Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica |
title_full |
Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica |
title_fullStr |
Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica |
title_full_unstemmed |
Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica |
title_sort |
Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica |
author |
Nagamine, Camila Macedo Lima |
author_facet |
Nagamine, Camila Macedo Lima Henriques, Afonso Utsumi, Miriam Cardoso Cazorla, Irene Mauricio |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Afonso Utsumi, Miriam Cardoso Cazorla, Irene Mauricio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nagamine, Camila Macedo Lima Henriques, Afonso Utsumi, Miriam Cardoso Cazorla, Irene Mauricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. |
topic |
Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. |
description |
Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar as possíveis contribuições da Teoria Antropológica da Didática, na análise a priori da sequência didática Passeios Aleatórios da Mônica. Tal sequência trabalha noções elementares da teoria de probabilidades para a Educação Básica, e vem sendo aperfeiçoada de acordo com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propiciando uma postura ativa dos sujeitos, que interagem constantemente com as tarefas, pois são desafiados a tomar decisões a cada resultado. A análise revelou que essa sequência permite destacar uma organização praxeológica completa (Tarefa/Técnica/Tecnologia/Teoria) e inverte a praxeologia usual, uma vez que parte de uma situação- problema, da qual emergem as concepções intuitivas de probabilidade, a probabilidade frequentista, decorrente da experimentação aleatória, e a probabilidade clássica ou Laplaciana, proveniente da modelagem matemática, por meio do diagrama de possibilidades. Palavras-chave: Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Praxeological Analysis of the Random Walks of Monica Abstract This paper aims to present the possible contributions of Anthropological Theory of Didactics in a priori analysis of the didactic sequence The Random Walks of Monica. This sequence addresses elementary concepts of probability theory for Basic Education, and has undergone improvements based on the recommendations of the National Curricular Parameters, favoring active participation of the subjects, who constantly interact with the tasks and are challenged to make decisions regarding each result. Analysis revealed that this sequence makes it possible to highlight a complete praxeological organization (Task/Technique/Technology/Theory) and reverses the usual praxeology, because it starts with a problem situation, from which emerge the intuitive conceptions of probabilit, the frequentist probability, resulting from random experimentation, and the theoretical probability (Laplace) calculated from the mathematical modeling, using the diagram of possibilities. Keywords: Teaching of probability. Didactic sequence. Anthropological Theory of Didactics. Basic Education. National Curricular Parameters. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103/4014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 451-472 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873973125120 |