Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagamine, Camila Macedo Lima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Henriques, Afonso, Utsumi, Miriam Cardoso, Cazorla, Irene Mauricio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103
Resumo: Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar as possíveis contribuições da Teoria Antropológica da Didática, na análise a priori da sequência didática Passeios Aleatórios da Mônica. Tal sequência trabalha noções elementares da teoria de probabilidades para a Educação Básica, e vem sendo aperfeiçoada de acordo com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propiciando uma postura ativa dos sujeitos, que interagem constantemente com as tarefas, pois são desafiados a tomar decisões a cada resultado. A análise revelou que essa sequência permite destacar uma organização praxeológica completa (Tarefa/Técnica/Tecnologia/Teoria) e inverte a praxeologia usual, uma vez que parte de uma situação- problema, da qual emergem as concepções intuitivas de probabilidade, a probabilidade frequentista, decorrente da experimentação aleatória, e a probabilidade clássica ou Laplaciana, proveniente da modelagem matemática, por meio do diagrama de possibilidades. Palavras-chave: Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Praxeological Analysis of the Random Walks of Monica Abstract This paper aims to present the possible contributions of Anthropological Theory of Didactics in a priori analysis of the didactic sequence The Random Walks of Monica. This sequence addresses elementary concepts of probability theory for Basic Education, and has undergone improvements based on the recommendations of the National Curricular Parameters, favoring active participation of the subjects, who constantly interact with the tasks and are challenged to make decisions regarding each result. Analysis revealed that this sequence makes it possible to highlight a complete praxeological organization (Task/Technique/Technology/Theory) and reverses the usual praxeology, because it starts with a problem situation, from which emerge the intuitive conceptions of probabilit, the frequentist probability, resulting from random experimentation, and the theoretical probability (Laplace) calculated from the mathematical modeling, using the diagram of possibilities. Keywords: Teaching of probability. Didactic sequence. Anthropological Theory of Didactics. Basic Education. National Curricular Parameters.
id UNESP-14_d69f2682ea8e3e80a5dd6b978e3ad637
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5103
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da MônicaEnsino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais.Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar as possíveis contribuições da Teoria Antropológica da Didática, na análise a priori da sequência didática Passeios Aleatórios da Mônica. Tal sequência trabalha noções elementares da teoria de probabilidades para a Educação Básica, e vem sendo aperfeiçoada de acordo com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propiciando uma postura ativa dos sujeitos, que interagem constantemente com as tarefas, pois são desafiados a tomar decisões a cada resultado. A análise revelou que essa sequência permite destacar uma organização praxeológica completa (Tarefa/Técnica/Tecnologia/Teoria) e inverte a praxeologia usual, uma vez que parte de uma situação- problema, da qual emergem as concepções intuitivas de probabilidade, a probabilidade frequentista, decorrente da experimentação aleatória, e a probabilidade clássica ou Laplaciana, proveniente da modelagem matemática, por meio do diagrama de possibilidades. Palavras-chave: Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Praxeological Analysis of the Random Walks of Monica Abstract This paper aims to present the possible contributions of Anthropological Theory of Didactics in a priori analysis of the didactic sequence The Random Walks of Monica. This sequence addresses elementary concepts of probability theory for Basic Education, and has undergone improvements based on the recommendations of the National Curricular Parameters, favoring active participation of the subjects, who constantly interact with the tasks and are challenged to make decisions regarding each result. Analysis revealed that this sequence makes it possible to highlight a complete praxeological organization (Task/Technique/Technology/Theory) and reverses the usual praxeology, because it starts with a problem situation, from which emerge the intuitive conceptions of probabilit, the frequentist probability, resulting from random experimentation, and the theoretical probability (Laplace) calculated from the mathematical modeling, using the diagram of possibilities. Keywords: Teaching of probability. Didactic sequence. Anthropological Theory of Didactics. Basic Education. National Curricular Parameters.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 451-4721980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103/4014Nagamine, Camila Macedo LimaHenriques, AfonsoUtsumi, Miriam CardosoCazorla, Irene Mauricioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5103Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica
title Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica
spellingShingle Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica
Nagamine, Camila Macedo Lima
Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais.
title_short Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica
title_full Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica
title_fullStr Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica
title_full_unstemmed Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica
title_sort Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica
author Nagamine, Camila Macedo Lima
author_facet Nagamine, Camila Macedo Lima
Henriques, Afonso
Utsumi, Miriam Cardoso
Cazorla, Irene Mauricio
author_role author
author2 Henriques, Afonso
Utsumi, Miriam Cardoso
Cazorla, Irene Mauricio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagamine, Camila Macedo Lima
Henriques, Afonso
Utsumi, Miriam Cardoso
Cazorla, Irene Mauricio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais.
topic Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais.
description Resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar as possíveis contribuições da Teoria Antropológica da Didática, na análise a priori da sequência didática Passeios Aleatórios da Mônica. Tal sequência trabalha noções elementares da teoria de probabilidades para a Educação Básica, e vem sendo aperfeiçoada de acordo com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propiciando uma postura ativa dos sujeitos, que interagem constantemente com as tarefas, pois são desafiados a tomar decisões a cada resultado. A análise revelou que essa sequência permite destacar uma organização praxeológica completa (Tarefa/Técnica/Tecnologia/Teoria) e inverte a praxeologia usual, uma vez que parte de uma situação- problema, da qual emergem as concepções intuitivas de probabilidade, a probabilidade frequentista, decorrente da experimentação aleatória, e a probabilidade clássica ou Laplaciana, proveniente da modelagem matemática, por meio do diagrama de possibilidades. Palavras-chave: Ensino de Probabilidade. Sequência didática. Teoria Antropológica da Didática. Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Praxeological Analysis of the Random Walks of Monica Abstract This paper aims to present the possible contributions of Anthropological Theory of Didactics in a priori analysis of the didactic sequence The Random Walks of Monica. This sequence addresses elementary concepts of probability theory for Basic Education, and has undergone improvements based on the recommendations of the National Curricular Parameters, favoring active participation of the subjects, who constantly interact with the tasks and are challenged to make decisions regarding each result. Analysis revealed that this sequence makes it possible to highlight a complete praxeological organization (Task/Technique/Technology/Theory) and reverses the usual praxeology, because it starts with a problem situation, from which emerge the intuitive conceptions of probabilit, the frequentist probability, resulting from random experimentation, and the theoretical probability (Laplace) calculated from the mathematical modeling, using the diagram of possibilities. Keywords: Teaching of probability. Didactic sequence. Anthropological Theory of Didactics. Basic Education. National Curricular Parameters.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5103/4014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 451-472
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873973125120