Quais Elementos Caracterizam uma Atividade de Modelagem Matemática na Perspectiva Sociocrítica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Cíntia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Kato, Lilian Akemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6889
Resumo: Resumo A Modelagem Matemática é apontada por diversos autores como uma das tendências em Educação Matemática que pode contemplar a formação da cidadania por tratar, preferencialmente, de problemas advindos da realidade vivenciada pelos estudantes, propiciando a utilização de argumentos matemáticos para sua interpretação ou solução. A perspectiva sociocrítica da Modelagem é aquela que mais se identifica com esse propósito, contudo não tem sido explicitada nos trabalhos que relatam atividades de Modelagem com tais características. Embora diversos trabalhos apontem a presença das características gerais desta perspectiva, ela não costuma ser destacada como referência-chave no texto. Neste texto, propomos alguns elementos que caracterizam uma atividade de Modelagem Matemática, segundo a perspectiva sociocrítica, tomando por base alguns referenciais teóricos publicados no Brasil sobre este tema, e utilizamos esses elementos para analisar todos os relatos de experiência apresentados na VI Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática segundo as características construídas. Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Perspectiva sociocrítica. VI Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática. Abstract Mathematical modeling has been pointed out by many authors as one of the trends in mathematics education that most addresses the formation of citizenship, because it usually deals with problems coming from the reality experienced by students, using mathematical arguments for their interpretation or solution. The socio-critical perspective of Modeling in mathematics is the one that is most identified with this purpose, however this has not been explored in the papers reporting modeling activities with such characteristics. Although many previous works indicate the presence of general characteristics of this perspective, it is not pointed out as the main reference of the text. In this work, some elements that characterize a Mathematical Modeling activity from the socio-critical perspective are proposed, taking as a starting point some major theoretical frameworks already published about this topic. These elements were used to analyze the experiences reported at the VI National Conference on Modeling in Mathematical Education. Keywords: Mathematics Education. Mathematical Modeling. Sociocritical perspective. VI National Conference on Modeling in Mathematical Education.
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