Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carvalho, Carolina Fernandes de, Correia, Paulo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5109
Resumo: Resumo Progressivamente a Estatística tem vindo a impor-se nos programas escolares portugueses, sendo actualmente estudada em todos os níveis de ensino. Foi neste contexto, em que se assiste a uma crescente importância desta temática, que achámos pertinente investigar como o seu ensino tem vindo a ser implementado nas salas de aula. Neste texto revisita-se o ensino da Estatística no ensino básico e secundário, tal como ocorre nas salas de aula, a partir de vários estudos realizados nas regiões norte e centro de Portugal entre 2004 e 2009. Nos estudos considerados, envolvendo alunos e professores, usaram-se como principais métodos de recolha de dados a observação e a entrevista, e a análise do ensino baseou-se nas quatro componentes do conhecimento profissional do professor, da autoria de Batanero, Godino e Roa (2004): epistémica, cognitiva, mediacional e interaccional. Em termos de resultados do presente estudo salienta-se um ensino da Estatística orientado para as técnicas e o conhecimento por parte dos professores de algumas das recomendações actuais para o seu ensino, que em geral não implementam na sala de aula. Palavras-chave: Ensino. Estatística. Escolaridade básica e secundária. Contributions to the Characterization of the Teaching of Statistics in Schools Abstract Statistics has gradually been imposed on the school programs in Portugal and is currently taught in all levels of school. It was in this context of the growing importance of this issue that we considered it relevant to investigate how teaching of statistics has been implemented in classrooms. In this paper, we review the teaching of statistics in compulsory and secondary schools, as it occurs in classrooms, from various studies conducted in northern and central regions of Portugal between 2004 and 2009. In the studies considered, involving students and teachers, data collection included observation and interviews, and the analysis of teaching was based on the four components of professional knowledge of the teacher, according to Batanero, Godino and Roa (2004): epistemic, cognitive, interactional and mediational. Results point to teaching of statistics that is oriented to techniques, and teachers‘ awareness of the current recommendations regarding this topic, which they nonetheless generally do not implement in the classroom. Keywords: Teaching. Statistics. Compulsory and secondary schooling.
id UNESP-14_daef72d7a06efdb3035f3b65df469f50
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5109
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas EscolasEnsino. Estatística. Escolaridade básica e secundária.Resumo Progressivamente a Estatística tem vindo a impor-se nos programas escolares portugueses, sendo actualmente estudada em todos os níveis de ensino. Foi neste contexto, em que se assiste a uma crescente importância desta temática, que achámos pertinente investigar como o seu ensino tem vindo a ser implementado nas salas de aula. Neste texto revisita-se o ensino da Estatística no ensino básico e secundário, tal como ocorre nas salas de aula, a partir de vários estudos realizados nas regiões norte e centro de Portugal entre 2004 e 2009. Nos estudos considerados, envolvendo alunos e professores, usaram-se como principais métodos de recolha de dados a observação e a entrevista, e a análise do ensino baseou-se nas quatro componentes do conhecimento profissional do professor, da autoria de Batanero, Godino e Roa (2004): epistémica, cognitiva, mediacional e interaccional. Em termos de resultados do presente estudo salienta-se um ensino da Estatística orientado para as técnicas e o conhecimento por parte dos professores de algumas das recomendações actuais para o seu ensino, que em geral não implementam na sala de aula. Palavras-chave: Ensino. Estatística. Escolaridade básica e secundária. Contributions to the Characterization of the Teaching of Statistics in Schools Abstract Statistics has gradually been imposed on the school programs in Portugal and is currently taught in all levels of school. It was in this context of the growing importance of this issue that we considered it relevant to investigate how teaching of statistics has been implemented in classrooms. In this paper, we review the teaching of statistics in compulsory and secondary schools, as it occurs in classrooms, from various studies conducted in northern and central regions of Portugal between 2004 and 2009. In the studies considered, involving students and teachers, data collection included observation and interviews, and the analysis of teaching was based on the four components of professional knowledge of the teacher, according to Batanero, Godino and Roa (2004): epistemic, cognitive, interactional and mediational. Results point to teaching of statistics that is oriented to techniques, and teachers‘ awareness of the current recommendations regarding this topic, which they nonetheless generally do not implement in the classroom. Keywords: Teaching. Statistics. Compulsory and secondary schooling.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5109Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 585-6061980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5109/4028Fernandes, José AntónioCarvalho, Carolina Fernandes deCorreia, Paulo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5109Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas
title Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas
spellingShingle Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas
Fernandes, José António
Ensino. Estatística. Escolaridade básica e secundária.
title_short Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas
title_full Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas
title_fullStr Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas
title_full_unstemmed Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas
title_sort Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas
author Fernandes, José António
author_facet Fernandes, José António
Carvalho, Carolina Fernandes de
Correia, Paulo Ferreira
author_role author
author2 Carvalho, Carolina Fernandes de
Correia, Paulo Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José António
Carvalho, Carolina Fernandes de
Correia, Paulo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Estatística. Escolaridade básica e secundária.
topic Ensino. Estatística. Escolaridade básica e secundária.
description Resumo Progressivamente a Estatística tem vindo a impor-se nos programas escolares portugueses, sendo actualmente estudada em todos os níveis de ensino. Foi neste contexto, em que se assiste a uma crescente importância desta temática, que achámos pertinente investigar como o seu ensino tem vindo a ser implementado nas salas de aula. Neste texto revisita-se o ensino da Estatística no ensino básico e secundário, tal como ocorre nas salas de aula, a partir de vários estudos realizados nas regiões norte e centro de Portugal entre 2004 e 2009. Nos estudos considerados, envolvendo alunos e professores, usaram-se como principais métodos de recolha de dados a observação e a entrevista, e a análise do ensino baseou-se nas quatro componentes do conhecimento profissional do professor, da autoria de Batanero, Godino e Roa (2004): epistémica, cognitiva, mediacional e interaccional. Em termos de resultados do presente estudo salienta-se um ensino da Estatística orientado para as técnicas e o conhecimento por parte dos professores de algumas das recomendações actuais para o seu ensino, que em geral não implementam na sala de aula. Palavras-chave: Ensino. Estatística. Escolaridade básica e secundária. Contributions to the Characterization of the Teaching of Statistics in Schools Abstract Statistics has gradually been imposed on the school programs in Portugal and is currently taught in all levels of school. It was in this context of the growing importance of this issue that we considered it relevant to investigate how teaching of statistics has been implemented in classrooms. In this paper, we review the teaching of statistics in compulsory and secondary schools, as it occurs in classrooms, from various studies conducted in northern and central regions of Portugal between 2004 and 2009. In the studies considered, involving students and teachers, data collection included observation and interviews, and the analysis of teaching was based on the four components of professional knowledge of the teacher, according to Batanero, Godino and Roa (2004): epistemic, cognitive, interactional and mediational. Results point to teaching of statistics that is oriented to techniques, and teachers‘ awareness of the current recommendations regarding this topic, which they nonetheless generally do not implement in the classroom. Keywords: Teaching. Statistics. Compulsory and secondary schooling.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5109
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5109/4028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 585-606
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873985708032