O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Grando, Regina Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108
Resumo: Resumo Objetivamos, com este artigo, apresentar um recorte de nossa pesquisa de mestrado: a análise de um caso com abordagem qualitativa, envolvendo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual em que a professora-pesquisadora ministra aulas de Matemática, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O propósito foi identificar as ideias sobre linguagem e pensamento probabilístico que emergem do processo de comunicação oral e escrita, tendo como metodologia a resolução de problemas em uma perspectiva investigativa e, como foco, as questões estocásticas. A análise possibilitou constatar que a metodologia adotada em sala de aula, no contexto de resolução de problemas, mediada pelo processo de comunicação oral e escrita, favorece o movimento das ideias probabilísticas dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento do pensamento probabilístico. Palavras-chave: Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas. The Movement of Probabilistic Ideas in Basic School: a case analysis Abstract We present preliminary findings from our master’s research: a case study with a qualitative approach, involving 7th grade students from a public school where the teacher-researcher teaches mathematics, in a city located in the interior of the state of São Paulo. The intention was to identify ideas about language and probabilistic thought that emerge from the process of verbal communication and writing, using a problem-solving approach from an investigative perspective, focusing on questions involving the concept of stochastic. The analysis found evidence that the methodology adopted in the classroom, in the context of problem-solving, mediated by the process of verbal communication and writing, favors the movement of probabilistic ideas of the students and, consequently, the development of probabilistic thought. Keywords: Probabilistic Thought. Probabilistic language. Stochastic. Statistics. Resolution of Problems.
id UNESP-14_e5b581db4d364efc245807e06a4f6ff0
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5108
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um casoPensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas.Resumo Objetivamos, com este artigo, apresentar um recorte de nossa pesquisa de mestrado: a análise de um caso com abordagem qualitativa, envolvendo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual em que a professora-pesquisadora ministra aulas de Matemática, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O propósito foi identificar as ideias sobre linguagem e pensamento probabilístico que emergem do processo de comunicação oral e escrita, tendo como metodologia a resolução de problemas em uma perspectiva investigativa e, como foco, as questões estocásticas. A análise possibilitou constatar que a metodologia adotada em sala de aula, no contexto de resolução de problemas, mediada pelo processo de comunicação oral e escrita, favorece o movimento das ideias probabilísticas dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento do pensamento probabilístico. Palavras-chave: Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas. The Movement of Probabilistic Ideas in Basic School: a case analysis Abstract We present preliminary findings from our master’s research: a case study with a qualitative approach, involving 7th grade students from a public school where the teacher-researcher teaches mathematics, in a city located in the interior of the state of São Paulo. The intention was to identify ideas about language and probabilistic thought that emerge from the process of verbal communication and writing, using a problem-solving approach from an investigative perspective, focusing on questions involving the concept of stochastic. The analysis found evidence that the methodology adopted in the classroom, in the context of problem-solving, mediated by the process of verbal communication and writing, favors the movement of probabilistic ideas of the students and, consequently, the development of probabilistic thought. Keywords: Probabilistic Thought. Probabilistic language. Stochastic. Statistics. Resolution of Problems.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 561-5841980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108/4025Santos, Jaqueline Aparecida Foratto LixandrãoGrando, Regina Céliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5108Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso
title O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso
spellingShingle O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso
Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas.
title_short O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso
title_full O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso
title_fullStr O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso
title_full_unstemmed O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso
title_sort O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso
author Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
author_facet Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
Grando, Regina Célia
author_role author
author2 Grando, Regina Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
Grando, Regina Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas.
topic Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas.
description Resumo Objetivamos, com este artigo, apresentar um recorte de nossa pesquisa de mestrado: a análise de um caso com abordagem qualitativa, envolvendo alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual em que a professora-pesquisadora ministra aulas de Matemática, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O propósito foi identificar as ideias sobre linguagem e pensamento probabilístico que emergem do processo de comunicação oral e escrita, tendo como metodologia a resolução de problemas em uma perspectiva investigativa e, como foco, as questões estocásticas. A análise possibilitou constatar que a metodologia adotada em sala de aula, no contexto de resolução de problemas, mediada pelo processo de comunicação oral e escrita, favorece o movimento das ideias probabilísticas dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento do pensamento probabilístico. Palavras-chave: Pensamento Probabilístico. Linguagem Probabilística. Estocástica. Estatística. Resolução de Problemas. The Movement of Probabilistic Ideas in Basic School: a case analysis Abstract We present preliminary findings from our master’s research: a case study with a qualitative approach, involving 7th grade students from a public school where the teacher-researcher teaches mathematics, in a city located in the interior of the state of São Paulo. The intention was to identify ideas about language and probabilistic thought that emerge from the process of verbal communication and writing, using a problem-solving approach from an investigative perspective, focusing on questions involving the concept of stochastic. The analysis found evidence that the methodology adopted in the classroom, in the context of problem-solving, mediated by the process of verbal communication and writing, favors the movement of probabilistic ideas of the students and, consequently, the development of probabilistic thought. Keywords: Probabilistic Thought. Probabilistic language. Stochastic. Statistics. Resolution of Problems.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5108/4025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 561-584
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873983610880