Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuffi, Edna Maura
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Degrava, Claúdia Flora, Utsumi, Miriam Cardoso, Prado, Esther Pacheco de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9107
Resumo: Resumo Neste artigo exploraremos as potencialidades das narrativas na Educação Matemática como um modo de relatar, representar e refletir uma experiência. Particularmente, procuraremos desvelar como a construção de narrativas escritas, por uma professora em formação continuada, constituiu-se em um importante processo de desenvolvimento profissional da mesma, durante a proposição e implementação de uma metodologia investigativa de ensino de Matemática, em uma sala de aula considerada desafiadora na escola pública. Os resultados evidenciam que, com as trocas entre os pares pesquisadores, a professora inseriu novas reflexões (na ação e sobre a ação) em sua experiência pedagógica, registrando-as para ações futuras com o uso das investigações matemáticas, despertando-lhe possibilidades de outras aprendizagens, através da perspectiva de novas propostas de sequências didáticas significativas para os alunos e que sejam factíveis para as salas de aula reais e complexas que encontramos na escola pública de hoje. Consideramos que o uso de narrativas proporcionou-lhe uma formação continuada que levou em conta as questões culturais escolares mais amplas, seus saberes docentes e experiências anteriores, superando as concepções de formação clássica. Palavras-chave: Narrativas. Formação do Professor. Investigações Matemáticas.
id UNESP-14_fbeeab4655f6d89c04961d143bddea29
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9107
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora AtíriaResumo Neste artigo exploraremos as potencialidades das narrativas na Educação Matemática como um modo de relatar, representar e refletir uma experiência. Particularmente, procuraremos desvelar como a construção de narrativas escritas, por uma professora em formação continuada, constituiu-se em um importante processo de desenvolvimento profissional da mesma, durante a proposição e implementação de uma metodologia investigativa de ensino de Matemática, em uma sala de aula considerada desafiadora na escola pública. Os resultados evidenciam que, com as trocas entre os pares pesquisadores, a professora inseriu novas reflexões (na ação e sobre a ação) em sua experiência pedagógica, registrando-as para ações futuras com o uso das investigações matemáticas, despertando-lhe possibilidades de outras aprendizagens, através da perspectiva de novas propostas de sequências didáticas significativas para os alunos e que sejam factíveis para as salas de aula reais e complexas que encontramos na escola pública de hoje. Consideramos que o uso de narrativas proporcionou-lhe uma formação continuada que levou em conta as questões culturais escolares mais amplas, seus saberes docentes e experiências anteriores, superando as concepções de formação clássica. Palavras-chave: Narrativas. Formação do Professor. Investigações Matemáticas.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9107Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 49 (2014); 779-8191980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9107/6266Zuffi, Edna MauraDegrava, Claúdia FloraUtsumi, Miriam CardosoPrado, Esther Pacheco de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:03:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9107Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:03:06Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria
title Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria
spellingShingle Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria
Zuffi, Edna Maura
title_short Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria
title_full Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria
title_fullStr Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria
title_full_unstemmed Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria
title_sort Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria
author Zuffi, Edna Maura
author_facet Zuffi, Edna Maura
Degrava, Claúdia Flora
Utsumi, Miriam Cardoso
Prado, Esther Pacheco de Almeida
author_role author
author2 Degrava, Claúdia Flora
Utsumi, Miriam Cardoso
Prado, Esther Pacheco de Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuffi, Edna Maura
Degrava, Claúdia Flora
Utsumi, Miriam Cardoso
Prado, Esther Pacheco de Almeida
description Resumo Neste artigo exploraremos as potencialidades das narrativas na Educação Matemática como um modo de relatar, representar e refletir uma experiência. Particularmente, procuraremos desvelar como a construção de narrativas escritas, por uma professora em formação continuada, constituiu-se em um importante processo de desenvolvimento profissional da mesma, durante a proposição e implementação de uma metodologia investigativa de ensino de Matemática, em uma sala de aula considerada desafiadora na escola pública. Os resultados evidenciam que, com as trocas entre os pares pesquisadores, a professora inseriu novas reflexões (na ação e sobre a ação) em sua experiência pedagógica, registrando-as para ações futuras com o uso das investigações matemáticas, despertando-lhe possibilidades de outras aprendizagens, através da perspectiva de novas propostas de sequências didáticas significativas para os alunos e que sejam factíveis para as salas de aula reais e complexas que encontramos na escola pública de hoje. Consideramos que o uso de narrativas proporcionou-lhe uma formação continuada que levou em conta as questões culturais escolares mais amplas, seus saberes docentes e experiências anteriores, superando as concepções de formação clássica. Palavras-chave: Narrativas. Formação do Professor. Investigações Matemáticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9107
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9107/6266
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 49 (2014); 779-819
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875168501760