Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zechi, Juliana Aparecida Matias
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459
Resumo: A presente pesquisa objetiva avaliar as tendências teórico-metodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina escolar, verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo e analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina. Para sua realização fizemos levantamento bibliográfico de estudos sobre essas temáticas publicadas em periódicos científicos no período de 1990 a 2003 e produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Apresentaremos aqui os resultados da análise dos periódicos. Percebemos nos artigos analisados, que a violência e indisciplina escolar têm sido estudadas tanto como um dos fatores que refletem a violência social, como um fenômeno que nasce no interior da escola e em decorrência de práticas escolares inadequadas. Os autores apresentam iniciativas de cunho educativo voltadas para a prevenção e enfrentamento do problema nas escolas.
id UNESP-15_0cf0e47dd168276f09a6f37fd5d111d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.A presente pesquisa objetiva avaliar as tendências teórico-metodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina escolar, verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo e analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina. Para sua realização fizemos levantamento bibliográfico de estudos sobre essas temáticas publicadas em periódicos científicos no período de 1990 a 2003 e produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Apresentaremos aqui os resultados da análise dos periódicos. Percebemos nos artigos analisados, que a violência e indisciplina escolar têm sido estudadas tanto como um dos fatores que refletem a violência social, como um fenômeno que nasce no interior da escola e em decorrência de práticas escolares inadequadas. Os autores apresentam iniciativas de cunho educativo voltadas para a prevenção e enfrentamento do problema nas escolas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/45910.21723/riaee.v2i1.459Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 72-80Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 72-801982-55872446-860610.21723/riaee.v2i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459/338Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZechi, Juliana Aparecida Matias2017-11-07T18:23:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:23:08Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.
title Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.
spellingShingle Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.
Zechi, Juliana Aparecida Matias
title_short Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.
title_full Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.
title_fullStr Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.
title_full_unstemmed Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.
title_sort Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.
author Zechi, Juliana Aparecida Matias
author_facet Zechi, Juliana Aparecida Matias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zechi, Juliana Aparecida Matias
description A presente pesquisa objetiva avaliar as tendências teórico-metodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina escolar, verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo e analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina. Para sua realização fizemos levantamento bibliográfico de estudos sobre essas temáticas publicadas em periódicos científicos no período de 1990 a 2003 e produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Apresentaremos aqui os resultados da análise dos periódicos. Percebemos nos artigos analisados, que a violência e indisciplina escolar têm sido estudadas tanto como um dos fatores que refletem a violência social, como um fenômeno que nasce no interior da escola e em decorrência de práticas escolares inadequadas. Os autores apresentam iniciativas de cunho educativo voltadas para a prevenção e enfrentamento do problema nas escolas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459
10.21723/riaee.v2i1.459
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v2i1.459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 72-80
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 72-80
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v2i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852176375808