Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva avaliar as tendências teórico-metodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina escolar, verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo e analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina. Para sua realização fizemos levantamento bibliográfico de estudos sobre essas temáticas publicadas em periódicos científicos no período de 1990 a 2003 e produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Apresentaremos aqui os resultados da análise dos periódicos. Percebemos nos artigos analisados, que a violência e indisciplina escolar têm sido estudadas tanto como um dos fatores que refletem a violência social, como um fenômeno que nasce no interior da escola e em decorrência de práticas escolares inadequadas. Os autores apresentam iniciativas de cunho educativo voltadas para a prevenção e enfrentamento do problema nas escolas. |
id |
UNESP-15_0cf0e47dd168276f09a6f37fd5d111d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005.A presente pesquisa objetiva avaliar as tendências teórico-metodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina escolar, verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo e analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina. Para sua realização fizemos levantamento bibliográfico de estudos sobre essas temáticas publicadas em periódicos científicos no período de 1990 a 2003 e produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Apresentaremos aqui os resultados da análise dos periódicos. Percebemos nos artigos analisados, que a violência e indisciplina escolar têm sido estudadas tanto como um dos fatores que refletem a violência social, como um fenômeno que nasce no interior da escola e em decorrência de práticas escolares inadequadas. Os autores apresentam iniciativas de cunho educativo voltadas para a prevenção e enfrentamento do problema nas escolas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/45910.21723/riaee.v2i1.459Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 72-80Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 72-801982-55872446-860610.21723/riaee.v2i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459/338Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZechi, Juliana Aparecida Matias2017-11-07T18:23:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:23:08Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005. |
title |
Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005. |
spellingShingle |
Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005. Zechi, Juliana Aparecida Matias |
title_short |
Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005. |
title_full |
Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005. |
title_fullStr |
Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005. |
title_full_unstemmed |
Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005. |
title_sort |
Escola e violência: análise da produção academica sobre o tema na área de educação no período de 1990 a 2005. |
author |
Zechi, Juliana Aparecida Matias |
author_facet |
Zechi, Juliana Aparecida Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zechi, Juliana Aparecida Matias |
description |
A presente pesquisa objetiva avaliar as tendências teórico-metodológicas da produção acadêmica com relação aos temas de violência e indisciplina escolar, verificar como essas temáticas têm sido analisadas e explicadas e quais metodologias estão sendo utilizadas para seu estudo e analisar as proposições apresentadas com a finalidade de prevenção e contenção da violência e indisciplina. Para sua realização fizemos levantamento bibliográfico de estudos sobre essas temáticas publicadas em periódicos científicos no período de 1990 a 2003 e produzidos em Programas de Pós-graduação em Educação do Estado de São Paulo de 2000 a 2005. Apresentaremos aqui os resultados da análise dos periódicos. Percebemos nos artigos analisados, que a violência e indisciplina escolar têm sido estudadas tanto como um dos fatores que refletem a violência social, como um fenômeno que nasce no interior da escola e em decorrência de práticas escolares inadequadas. Os autores apresentam iniciativas de cunho educativo voltadas para a prevenção e enfrentamento do problema nas escolas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459 10.21723/riaee.v2i1.459 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v2i1.459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/459/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 72-80 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 72-80 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v2i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852176375808 |