Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jaqueline Belga
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Giroto, Claudia Regina Mosca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933
Resumo: O presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educação Infantil, com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de uma docente da Educação Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a professora participou de uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se, quanto à inclusão de aluno com transtorno do espectro autista, barreiras atitudinais e confusões conceituais sobre o perfil desse público. Foi verificada a necessidade de adoção de práticas colaborativas que envolvam não apenas o professor generalista, que atua na sala regular, e o especialista, responsável pela oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, mas também a escola, como um todo, a família e demais profissionais envolvidos. É premente a necessidade de discussão acerca do descompasso entre o discurso e a prática de professores da Educação Infantil frente à inclusão de alunos PAEE, principalmente no que diz respeito ao aspecto atitudinal, aqui ressaltado pelas contradições acerca da favorabilidade à inclusão e das práticas pedagógicas inclusivas.
id UNESP-15_10b0faae114577dbe5340bec26884269
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8933
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantilEducação InfantilFormação de professoresTrabalho docentePúblico-alvo da Educação EspecialEducação Inclusiva.O presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educação Infantil, com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de uma docente da Educação Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a professora participou de uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se, quanto à inclusão de aluno com transtorno do espectro autista, barreiras atitudinais e confusões conceituais sobre o perfil desse público. Foi verificada a necessidade de adoção de práticas colaborativas que envolvam não apenas o professor generalista, que atua na sala regular, e o especialista, responsável pela oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, mas também a escola, como um todo, a família e demais profissionais envolvidos. É premente a necessidade de discussão acerca do descompasso entre o discurso e a prática de professores da Educação Infantil frente à inclusão de alunos PAEE, principalmente no que diz respeito ao aspecto atitudinal, aqui ressaltado pelas contradições acerca da favorabilidade à inclusão e das práticas pedagógicas inclusivas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893310.21723/riaee.v11.esp2.p895-910Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 895-910Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 895-9101982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933/5875Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Jaqueline BelgaGiroto, Claudia Regina Mosca2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8933Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
title Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
spellingShingle Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
Marques, Jaqueline Belga
Educação Infantil
Formação de professores
Trabalho docente
Público-alvo da Educação Especial
Educação Inclusiva.
title_short Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
title_full Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
title_fullStr Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
title_full_unstemmed Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
title_sort Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
author Marques, Jaqueline Belga
author_facet Marques, Jaqueline Belga
Giroto, Claudia Regina Mosca
author_role author
author2 Giroto, Claudia Regina Mosca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jaqueline Belga
Giroto, Claudia Regina Mosca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Formação de professores
Trabalho docente
Público-alvo da Educação Especial
Educação Inclusiva.
topic Educação Infantil
Formação de professores
Trabalho docente
Público-alvo da Educação Especial
Educação Inclusiva.
description O presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educação Infantil, com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de uma docente da Educação Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a professora participou de uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se, quanto à inclusão de aluno com transtorno do espectro autista, barreiras atitudinais e confusões conceituais sobre o perfil desse público. Foi verificada a necessidade de adoção de práticas colaborativas que envolvam não apenas o professor generalista, que atua na sala regular, e o especialista, responsável pela oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, mas também a escola, como um todo, a família e demais profissionais envolvidos. É premente a necessidade de discussão acerca do descompasso entre o discurso e a prática de professores da Educação Infantil frente à inclusão de alunos PAEE, principalmente no que diz respeito ao aspecto atitudinal, aqui ressaltado pelas contradições acerca da favorabilidade à inclusão e das práticas pedagógicas inclusivas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933
10.21723/riaee.v11.esp2.p895-910
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v11.esp2.p895-910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933/5875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 895-910
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 895-910
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854977122304