Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933 |
Resumo: | O presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educação Infantil, com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de uma docente da Educação Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a professora participou de uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se, quanto à inclusão de aluno com transtorno do espectro autista, barreiras atitudinais e confusões conceituais sobre o perfil desse público. Foi verificada a necessidade de adoção de práticas colaborativas que envolvam não apenas o professor generalista, que atua na sala regular, e o especialista, responsável pela oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, mas também a escola, como um todo, a família e demais profissionais envolvidos. É premente a necessidade de discussão acerca do descompasso entre o discurso e a prática de professores da Educação Infantil frente à inclusão de alunos PAEE, principalmente no que diz respeito ao aspecto atitudinal, aqui ressaltado pelas contradições acerca da favorabilidade à inclusão e das práticas pedagógicas inclusivas. |
id |
UNESP-15_10b0faae114577dbe5340bec26884269 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8933 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantilEducação InfantilFormação de professoresTrabalho docentePúblico-alvo da Educação EspecialEducação Inclusiva.O presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educação Infantil, com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de uma docente da Educação Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a professora participou de uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se, quanto à inclusão de aluno com transtorno do espectro autista, barreiras atitudinais e confusões conceituais sobre o perfil desse público. Foi verificada a necessidade de adoção de práticas colaborativas que envolvam não apenas o professor generalista, que atua na sala regular, e o especialista, responsável pela oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, mas também a escola, como um todo, a família e demais profissionais envolvidos. É premente a necessidade de discussão acerca do descompasso entre o discurso e a prática de professores da Educação Infantil frente à inclusão de alunos PAEE, principalmente no que diz respeito ao aspecto atitudinal, aqui ressaltado pelas contradições acerca da favorabilidade à inclusão e das práticas pedagógicas inclusivas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893310.21723/riaee.v11.esp2.p895-910Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 895-910Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 895-9101982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933/5875Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Jaqueline BelgaGiroto, Claudia Regina Mosca2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8933Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil |
title |
Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil |
spellingShingle |
Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil Marques, Jaqueline Belga Educação Infantil Formação de professores Trabalho docente Público-alvo da Educação Especial Educação Inclusiva. |
title_short |
Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil |
title_full |
Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil |
title_fullStr |
Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil |
title_sort |
Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil |
author |
Marques, Jaqueline Belga |
author_facet |
Marques, Jaqueline Belga Giroto, Claudia Regina Mosca |
author_role |
author |
author2 |
Giroto, Claudia Regina Mosca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Jaqueline Belga Giroto, Claudia Regina Mosca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Formação de professores Trabalho docente Público-alvo da Educação Especial Educação Inclusiva. |
topic |
Educação Infantil Formação de professores Trabalho docente Público-alvo da Educação Especial Educação Inclusiva. |
description |
O presente artigo teve por objetivo analisar o trabalho docente, na Educação Infantil, com alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), em sala de aula comum, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com a participação de uma docente da Educação Infantil, que atua em uma escola da rede municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a professora participou de uma entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se, quanto à inclusão de aluno com transtorno do espectro autista, barreiras atitudinais e confusões conceituais sobre o perfil desse público. Foi verificada a necessidade de adoção de práticas colaborativas que envolvam não apenas o professor generalista, que atua na sala regular, e o especialista, responsável pela oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, mas também a escola, como um todo, a família e demais profissionais envolvidos. É premente a necessidade de discussão acerca do descompasso entre o discurso e a prática de professores da Educação Infantil frente à inclusão de alunos PAEE, principalmente no que diz respeito ao aspecto atitudinal, aqui ressaltado pelas contradições acerca da favorabilidade à inclusão e das práticas pedagógicas inclusivas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933 10.21723/riaee.v11.esp2.p895-910 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v11.esp2.p895-910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933/5875 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 895-910 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 895-910 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854977122304 |