O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fachinetti, Tamiris Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Beatriz A. Barboza do, Giroto, Claudia Regina Mosca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931
Resumo: A atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, é preponderante para a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização. Subsidiado por tais ideias, o presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá o trabalho pedagógico desse professor, em classe regular, na Educação Infantil, para alunos público-alvo da Educação Especial, com vistas à apropriação do currículo, por parte desse público. Foram realizadas observações em salas de aula de quatro professoras que atuavam em classes de educação infantil, que contavam com alunos público-alvo da Educação Especial matriculados, de quatro escolas de dois municípios do interior paulista. Os resultados desse estudo demonstraram de que forma esses alunos foram incluídos nas atividades desenvolvidas e de que modo as professoras utilizavam sua prática docente para atender a todos os alunos e, particularmente, aos que se encontravam caracterizados como público-alvo da Educação Especial.
id UNESP-15_58d6f17f31b1466d30718c422b539639
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8931
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantilEducação infantilEducação inclusivaFormação de professoresTrabalho docentePúblico-alvo da educação especial.A atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, é preponderante para a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização. Subsidiado por tais ideias, o presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá o trabalho pedagógico desse professor, em classe regular, na Educação Infantil, para alunos público-alvo da Educação Especial, com vistas à apropriação do currículo, por parte desse público. Foram realizadas observações em salas de aula de quatro professoras que atuavam em classes de educação infantil, que contavam com alunos público-alvo da Educação Especial matriculados, de quatro escolas de dois municípios do interior paulista. Os resultados desse estudo demonstraram de que forma esses alunos foram incluídos nas atividades desenvolvidas e de que modo as professoras utilizavam sua prática docente para atender a todos os alunos e, particularmente, aos que se encontravam caracterizados como público-alvo da Educação Especial.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893110.21723/riaee.v11.esp2.p861-880Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 861-880Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 861-8801982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931/5873Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFachinetti, Tamiris AparecidaNascimento, Beatriz A. Barboza doGiroto, Claudia Regina Mosca2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8931Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
title O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
spellingShingle O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
Fachinetti, Tamiris Aparecida
Educação infantil
Educação inclusiva
Formação de professores
Trabalho docente
Público-alvo da educação especial.
title_short O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
title_full O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
title_fullStr O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
title_full_unstemmed O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
title_sort O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
author Fachinetti, Tamiris Aparecida
author_facet Fachinetti, Tamiris Aparecida
Nascimento, Beatriz A. Barboza do
Giroto, Claudia Regina Mosca
author_role author
author2 Nascimento, Beatriz A. Barboza do
Giroto, Claudia Regina Mosca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fachinetti, Tamiris Aparecida
Nascimento, Beatriz A. Barboza do
Giroto, Claudia Regina Mosca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação inclusiva
Formação de professores
Trabalho docente
Público-alvo da educação especial.
topic Educação infantil
Educação inclusiva
Formação de professores
Trabalho docente
Público-alvo da educação especial.
description A atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, é preponderante para a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização. Subsidiado por tais ideias, o presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá o trabalho pedagógico desse professor, em classe regular, na Educação Infantil, para alunos público-alvo da Educação Especial, com vistas à apropriação do currículo, por parte desse público. Foram realizadas observações em salas de aula de quatro professoras que atuavam em classes de educação infantil, que contavam com alunos público-alvo da Educação Especial matriculados, de quatro escolas de dois municípios do interior paulista. Os resultados desse estudo demonstraram de que forma esses alunos foram incluídos nas atividades desenvolvidas e de que modo as professoras utilizavam sua prática docente para atender a todos os alunos e, particularmente, aos que se encontravam caracterizados como público-alvo da Educação Especial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931
10.21723/riaee.v11.esp2.p861-880
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v11.esp2.p861-880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931/5873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 861-880
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 861-880
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854973976576