O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931 |
Resumo: | A atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, é preponderante para a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização. Subsidiado por tais ideias, o presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá o trabalho pedagógico desse professor, em classe regular, na Educação Infantil, para alunos público-alvo da Educação Especial, com vistas à apropriação do currículo, por parte desse público. Foram realizadas observações em salas de aula de quatro professoras que atuavam em classes de educação infantil, que contavam com alunos público-alvo da Educação Especial matriculados, de quatro escolas de dois municípios do interior paulista. Os resultados desse estudo demonstraram de que forma esses alunos foram incluídos nas atividades desenvolvidas e de que modo as professoras utilizavam sua prática docente para atender a todos os alunos e, particularmente, aos que se encontravam caracterizados como público-alvo da Educação Especial. |
id |
UNESP-15_58d6f17f31b1466d30718c422b539639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8931 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantilEducação infantilEducação inclusivaFormação de professoresTrabalho docentePúblico-alvo da educação especial.A atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, é preponderante para a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização. Subsidiado por tais ideias, o presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá o trabalho pedagógico desse professor, em classe regular, na Educação Infantil, para alunos público-alvo da Educação Especial, com vistas à apropriação do currículo, por parte desse público. Foram realizadas observações em salas de aula de quatro professoras que atuavam em classes de educação infantil, que contavam com alunos público-alvo da Educação Especial matriculados, de quatro escolas de dois municípios do interior paulista. Os resultados desse estudo demonstraram de que forma esses alunos foram incluídos nas atividades desenvolvidas e de que modo as professoras utilizavam sua prática docente para atender a todos os alunos e, particularmente, aos que se encontravam caracterizados como público-alvo da Educação Especial.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893110.21723/riaee.v11.esp2.p861-880Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 861-880Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 861-8801982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931/5873Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFachinetti, Tamiris AparecidaNascimento, Beatriz A. Barboza doGiroto, Claudia Regina Mosca2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8931Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil |
title |
O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil |
spellingShingle |
O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil Fachinetti, Tamiris Aparecida Educação infantil Educação inclusiva Formação de professores Trabalho docente Público-alvo da educação especial. |
title_short |
O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil |
title_full |
O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil |
title_fullStr |
O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil |
title_sort |
O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil |
author |
Fachinetti, Tamiris Aparecida |
author_facet |
Fachinetti, Tamiris Aparecida Nascimento, Beatriz A. Barboza do Giroto, Claudia Regina Mosca |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Beatriz A. Barboza do Giroto, Claudia Regina Mosca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fachinetti, Tamiris Aparecida Nascimento, Beatriz A. Barboza do Giroto, Claudia Regina Mosca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Educação inclusiva Formação de professores Trabalho docente Público-alvo da educação especial. |
topic |
Educação infantil Educação inclusiva Formação de professores Trabalho docente Público-alvo da educação especial. |
description |
A atuação do professor da Educação Infantil com alunos público-alvo da Educação Especial tem assumido relevância no contexto educacional inclusivo, uma vez que a mediação desse professor, bem como a adoção de metodologias compatíveis com tal perspectiva, nessa etapa educacional, é preponderante para a garantia de acesso, permanência e participação desses alunos na escola, desde o início de seu processo de escolarização. Subsidiado por tais ideias, o presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá o trabalho pedagógico desse professor, em classe regular, na Educação Infantil, para alunos público-alvo da Educação Especial, com vistas à apropriação do currículo, por parte desse público. Foram realizadas observações em salas de aula de quatro professoras que atuavam em classes de educação infantil, que contavam com alunos público-alvo da Educação Especial matriculados, de quatro escolas de dois municípios do interior paulista. Os resultados desse estudo demonstraram de que forma esses alunos foram incluídos nas atividades desenvolvidas e de que modo as professoras utilizavam sua prática docente para atender a todos os alunos e, particularmente, aos que se encontravam caracterizados como público-alvo da Educação Especial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931 10.21723/riaee.v11.esp2.p861-880 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v11.esp2.p861-880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931/5873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 861-880 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 861-880 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854973976576 |