Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2759 |
Resumo: | Esta comunicação objetiva relatar o estudo de caso de adolescente diagnosticado com a Síndrome de Bourneville e tecer considerações acerca do seu processo de escolarização tendo como ponto de reflexão, as práticas de inclusão escolar vigentes como modalidade das políticas públicas propostas atualmente. O adolescente recebe atendimento pedagógico desde 2008, por uma aluna do Curso de Pedagogia participante do Programa de Estágio Interdisciplinar Extracurricular desenvolvido pelo CENPE – Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante de Moreira Leite”. O adolescente, após processo de “escolarização inclusiva” em escolas particulares e pública, não obteve êxito e foi retirado da escola aos 12 anos por não conseguir se alfabetizar. Permaneceu fora do sistema educacional até os 18 anos, recebendo apenas acompanhamento neurológico. Foi constatado que o adolescente possuía uma defasagem cognitiva bastante significativa em relação à sua idade. Os aspectos determinantes da intervenção objetivaram estimular a motivação e interesse do adolescente para as atividades de leitura e escrita, tendo como objetivo seu processo de letramento. As sessões foram preparadas a partir do desempenho do adolescente em cada sessão sendo utilizados diversos recursos pedagógicos. Após um ano, contando com 35 sessões de intervenção, o adolescente apresenta evoluções no que se refere à aquisição da leitura e escrita e em sua motivação e auto-estima. A partir do estudo de caso analisado, podemos considerar que para este adolescente a experiência desta forma de atendimento especial e individualizado foi importante, pois está viabilizando a sua inserção no mundo letrado e aos poucos está favorecendo a que possa conquistar a sua individualidade e autonomia. |
id |
UNESP-15_19dc2cd2778a15441bac8360ba240b35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2759 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticasEsta comunicação objetiva relatar o estudo de caso de adolescente diagnosticado com a Síndrome de Bourneville e tecer considerações acerca do seu processo de escolarização tendo como ponto de reflexão, as práticas de inclusão escolar vigentes como modalidade das políticas públicas propostas atualmente. O adolescente recebe atendimento pedagógico desde 2008, por uma aluna do Curso de Pedagogia participante do Programa de Estágio Interdisciplinar Extracurricular desenvolvido pelo CENPE – Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante de Moreira Leite”. O adolescente, após processo de “escolarização inclusiva” em escolas particulares e pública, não obteve êxito e foi retirado da escola aos 12 anos por não conseguir se alfabetizar. Permaneceu fora do sistema educacional até os 18 anos, recebendo apenas acompanhamento neurológico. Foi constatado que o adolescente possuía uma defasagem cognitiva bastante significativa em relação à sua idade. Os aspectos determinantes da intervenção objetivaram estimular a motivação e interesse do adolescente para as atividades de leitura e escrita, tendo como objetivo seu processo de letramento. As sessões foram preparadas a partir do desempenho do adolescente em cada sessão sendo utilizados diversos recursos pedagógicos. Após um ano, contando com 35 sessões de intervenção, o adolescente apresenta evoluções no que se refere à aquisição da leitura e escrita e em sua motivação e auto-estima. A partir do estudo de caso analisado, podemos considerar que para este adolescente a experiência desta forma de atendimento especial e individualizado foi importante, pois está viabilizando a sua inserção no mundo letrado e aos poucos está favorecendo a que possa conquistar a sua individualidade e autonomia.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/275910.21723/riaee.v4i3.2759Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 3 (2009); 320-329Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 3 (2009); 320-3291982-55872446-860610.21723/riaee.v4i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2759/2495Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Andressa Cristina Dadério deFreitas, Sandra Fernandes deZaniolo, Leandro Osni2017-11-07T19:59:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2759Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:59:12Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticas |
title |
Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticas |
spellingShingle |
Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticas Melo, Andressa Cristina Dadério de |
title_short |
Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticas |
title_full |
Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticas |
title_fullStr |
Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticas |
title_full_unstemmed |
Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticas |
title_sort |
Desafios no processo de escolarização de adolescentes com síndrome de bourneville: considerações teórico-práticas |
author |
Melo, Andressa Cristina Dadério de |
author_facet |
Melo, Andressa Cristina Dadério de Freitas, Sandra Fernandes de Zaniolo, Leandro Osni |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Sandra Fernandes de Zaniolo, Leandro Osni |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Andressa Cristina Dadério de Freitas, Sandra Fernandes de Zaniolo, Leandro Osni |
description |
Esta comunicação objetiva relatar o estudo de caso de adolescente diagnosticado com a Síndrome de Bourneville e tecer considerações acerca do seu processo de escolarização tendo como ponto de reflexão, as práticas de inclusão escolar vigentes como modalidade das políticas públicas propostas atualmente. O adolescente recebe atendimento pedagógico desde 2008, por uma aluna do Curso de Pedagogia participante do Programa de Estágio Interdisciplinar Extracurricular desenvolvido pelo CENPE – Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência “Dante de Moreira Leite”. O adolescente, após processo de “escolarização inclusiva” em escolas particulares e pública, não obteve êxito e foi retirado da escola aos 12 anos por não conseguir se alfabetizar. Permaneceu fora do sistema educacional até os 18 anos, recebendo apenas acompanhamento neurológico. Foi constatado que o adolescente possuía uma defasagem cognitiva bastante significativa em relação à sua idade. Os aspectos determinantes da intervenção objetivaram estimular a motivação e interesse do adolescente para as atividades de leitura e escrita, tendo como objetivo seu processo de letramento. As sessões foram preparadas a partir do desempenho do adolescente em cada sessão sendo utilizados diversos recursos pedagógicos. Após um ano, contando com 35 sessões de intervenção, o adolescente apresenta evoluções no que se refere à aquisição da leitura e escrita e em sua motivação e auto-estima. A partir do estudo de caso analisado, podemos considerar que para este adolescente a experiência desta forma de atendimento especial e individualizado foi importante, pois está viabilizando a sua inserção no mundo letrado e aos poucos está favorecendo a que possa conquistar a sua individualidade e autonomia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2759 10.21723/riaee.v4i3.2759 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2759 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v4i3.2759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2759/2495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 3 (2009); 320-329 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 3 (2009); 320-329 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v4i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852232998912 |