Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonel, Waléria Henrique dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leonardo, Nilza Sanches Tessaro, Garcia, Raquel de Araújo Bomfim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7918
Resumo: O presente estudo teve por objetivo fazer um levantamento das leis que versam sobre a acessibilidade no ensino superior, e realizar o mapeamento dos alunos que apresentam deficiência matriculados em uma universidade pública do Estado do Paraná. Para tanto, em um primeiro momento, fez-se uma varredura na legislação, buscando as leis que tratam sobre a acessibilidade na educação superior. Na sequência, realizou-se o mapeamento dos alunos matriculados nesta Universidade e, por fim, fez-se a análise das informações obtidas, correlacionando aquelas da legislação com os dados do mapeamento. Os resultados evidenciaram que não basta apenas a existência de leis que tratem a temática para que ocorra a acessibilidade entre as pessoas com deficiência no espaço social e educacional, sobretudo no Ensino Superior. As informações reunidas revelam que, no que se refere à acessibilidade nos espaços universitários, têm chegado alunos com deficiência nesta modalidade de ensino, ainda que em quantidade pouco expressiva. Confirmando, desta forma, que alguns desses alunos têm conseguindo derrubar a seletividade que sucede ainda durante a educação básica. Entretanto, os resultados apontaram também que a universidade não é uma realidade para a maioria das pessoas com deficiência, mesmo diante das políticas públicas que legitimam esse direito.
id UNESP-15_1b9a1f5a722b1ae37c9b4ae5b77cc1f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7918
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiênciaO presente estudo teve por objetivo fazer um levantamento das leis que versam sobre a acessibilidade no ensino superior, e realizar o mapeamento dos alunos que apresentam deficiência matriculados em uma universidade pública do Estado do Paraná. Para tanto, em um primeiro momento, fez-se uma varredura na legislação, buscando as leis que tratam sobre a acessibilidade na educação superior. Na sequência, realizou-se o mapeamento dos alunos matriculados nesta Universidade e, por fim, fez-se a análise das informações obtidas, correlacionando aquelas da legislação com os dados do mapeamento. Os resultados evidenciaram que não basta apenas a existência de leis que tratem a temática para que ocorra a acessibilidade entre as pessoas com deficiência no espaço social e educacional, sobretudo no Ensino Superior. As informações reunidas revelam que, no que se refere à acessibilidade nos espaços universitários, têm chegado alunos com deficiência nesta modalidade de ensino, ainda que em quantidade pouco expressiva. Confirmando, desta forma, que alguns desses alunos têm conseguindo derrubar a seletividade que sucede ainda durante a educação básica. Entretanto, os resultados apontaram também que a universidade não é uma realidade para a maioria das pessoas com deficiência, mesmo diante das políticas públicas que legitimam esse direito.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/791810.21723/riaee.v10i5.7918Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 661-672Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 661-6721982-55872446-860610.21723/riaee.v10i5reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7918/5425Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeonel, Waléria Henrique dos SantosLeonardo, Nilza Sanches TessaroGarcia, Raquel de Araújo Bomfim2020-12-30T22:21:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7918Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:21:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência
title Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência
spellingShingle Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência
Leonel, Waléria Henrique dos Santos
title_short Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência
title_full Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência
title_fullStr Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência
title_full_unstemmed Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência
title_sort Políticas públicas de acessibilidade no ensino superior: implicações na educação do aluno com deficiência
author Leonel, Waléria Henrique dos Santos
author_facet Leonel, Waléria Henrique dos Santos
Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Garcia, Raquel de Araújo Bomfim
author_role author
author2 Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Garcia, Raquel de Araújo Bomfim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonel, Waléria Henrique dos Santos
Leonardo, Nilza Sanches Tessaro
Garcia, Raquel de Araújo Bomfim
description O presente estudo teve por objetivo fazer um levantamento das leis que versam sobre a acessibilidade no ensino superior, e realizar o mapeamento dos alunos que apresentam deficiência matriculados em uma universidade pública do Estado do Paraná. Para tanto, em um primeiro momento, fez-se uma varredura na legislação, buscando as leis que tratam sobre a acessibilidade na educação superior. Na sequência, realizou-se o mapeamento dos alunos matriculados nesta Universidade e, por fim, fez-se a análise das informações obtidas, correlacionando aquelas da legislação com os dados do mapeamento. Os resultados evidenciaram que não basta apenas a existência de leis que tratem a temática para que ocorra a acessibilidade entre as pessoas com deficiência no espaço social e educacional, sobretudo no Ensino Superior. As informações reunidas revelam que, no que se refere à acessibilidade nos espaços universitários, têm chegado alunos com deficiência nesta modalidade de ensino, ainda que em quantidade pouco expressiva. Confirmando, desta forma, que alguns desses alunos têm conseguindo derrubar a seletividade que sucede ainda durante a educação básica. Entretanto, os resultados apontaram também que a universidade não é uma realidade para a maioria das pessoas com deficiência, mesmo diante das políticas públicas que legitimam esse direito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7918
10.21723/riaee.v10i5.7918
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7918
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i5.7918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7918/5425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 661-672
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 661-672
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i5
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854004043776