Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256 |
Resumo: | O presente artigo objetiva em apresentar os resultados de uma pesquisa teórica que busca investigar a (des)articulação entre a educação básica e o ensino superior, no contexto do sistema educacional brasileiro. Para tanto, é discutido neste artigo, três importantes temas que apresentam pontos fundamentais da pesquisa: o histórico das avaliações para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES); o processo formativo de democratização do ensino; e, a articulação entre a educação básica e superior. Iniciamos a discussão com o vestibular no Brasil, a partir de 1911, ano em que os exames de admissão aos cursos superiores foram normatizados, e consolidamos a discussão, ao final do trabalho, com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inferimos que a articulação entre a educação básica e o ensino superior, em muitos casos, não acontece de forma satisfatória, principalmente devido ao ensino conteudista, pragmático, memorístico e mecânico, característicos do atual sistema educacional brasileiro, especialmente nas séries finais da educação básica. |
id |
UNESP-15_211439954107eac4389c5439e06f8de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8256 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileiraProcesso seletivo. Democratização do ensino. Ensino superior.O presente artigo objetiva em apresentar os resultados de uma pesquisa teórica que busca investigar a (des)articulação entre a educação básica e o ensino superior, no contexto do sistema educacional brasileiro. Para tanto, é discutido neste artigo, três importantes temas que apresentam pontos fundamentais da pesquisa: o histórico das avaliações para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES); o processo formativo de democratização do ensino; e, a articulação entre a educação básica e superior. Iniciamos a discussão com o vestibular no Brasil, a partir de 1911, ano em que os exames de admissão aos cursos superiores foram normatizados, e consolidamos a discussão, ao final do trabalho, com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inferimos que a articulação entre a educação básica e o ensino superior, em muitos casos, não acontece de forma satisfatória, principalmente devido ao ensino conteudista, pragmático, memorístico e mecânico, característicos do atual sistema educacional brasileiro, especialmente nas séries finais da educação básica.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/825610.21723/riaee.v12.n1.8256Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 294-312Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 294-3121982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256/6267Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosa Maria SegallaAmauro, Nicéa QuintinoSouza, Paulo Vitor TeodoroRodrigues Filho, Guimes2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8256Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira |
title |
Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira |
spellingShingle |
Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira Silva, Rosa Maria Segalla Processo seletivo. Democratização do ensino. Ensino superior. |
title_short |
Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira |
title_full |
Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira |
title_fullStr |
Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira |
title_full_unstemmed |
Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira |
title_sort |
Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira |
author |
Silva, Rosa Maria Segalla |
author_facet |
Silva, Rosa Maria Segalla Amauro, Nicéa Quintino Souza, Paulo Vitor Teodoro Rodrigues Filho, Guimes |
author_role |
author |
author2 |
Amauro, Nicéa Quintino Souza, Paulo Vitor Teodoro Rodrigues Filho, Guimes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosa Maria Segalla Amauro, Nicéa Quintino Souza, Paulo Vitor Teodoro Rodrigues Filho, Guimes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo seletivo. Democratização do ensino. Ensino superior. |
topic |
Processo seletivo. Democratização do ensino. Ensino superior. |
description |
O presente artigo objetiva em apresentar os resultados de uma pesquisa teórica que busca investigar a (des)articulação entre a educação básica e o ensino superior, no contexto do sistema educacional brasileiro. Para tanto, é discutido neste artigo, três importantes temas que apresentam pontos fundamentais da pesquisa: o histórico das avaliações para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES); o processo formativo de democratização do ensino; e, a articulação entre a educação básica e superior. Iniciamos a discussão com o vestibular no Brasil, a partir de 1911, ano em que os exames de admissão aos cursos superiores foram normatizados, e consolidamos a discussão, ao final do trabalho, com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inferimos que a articulação entre a educação básica e o ensino superior, em muitos casos, não acontece de forma satisfatória, principalmente devido ao ensino conteudista, pragmático, memorístico e mecânico, característicos do atual sistema educacional brasileiro, especialmente nas séries finais da educação básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256 10.21723/riaee.v12.n1.8256 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.8256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256/6267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 294-312 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 294-312 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854382579712 |