Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595 |
Resumo: | Várias são as possibilidades de entender a importância da educação escolar, portanto, este artigo de revisão bibliográfica vem mostrar por meio da teoria sociológica de Pierre Bourdieu que a escola não é definida como um conceito de equalização social, mas uma colaboração para a reprodução estruturante da sociedade. E ao coadunar com esta ação, a escola tende a valorizar os conceitos hegemônicos, de tal maneira que age de forma consciente ou inconsciente na agregação de valores da herança cultural, imposta pela classe dominante, ou seja, das camadas da elite societária. |
id |
UNESP-15_22e0d890a8099eac63c9a6653067d64f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6595 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusianaVárias são as possibilidades de entender a importância da educação escolar, portanto, este artigo de revisão bibliográfica vem mostrar por meio da teoria sociológica de Pierre Bourdieu que a escola não é definida como um conceito de equalização social, mas uma colaboração para a reprodução estruturante da sociedade. E ao coadunar com esta ação, a escola tende a valorizar os conceitos hegemônicos, de tal maneira que age de forma consciente ou inconsciente na agregação de valores da herança cultural, imposta pela classe dominante, ou seja, das camadas da elite societária.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/659510.21723/riaee.v8i3.6595Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 729-737Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 729-7371982-55872446-860610.21723/riaee.v8i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595/4852Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Robinson AlvesReina, Fábio TadeuRomanatto, Maria JoséBedin, Regina Celia2017-11-08T17:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6595Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:35:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana |
title |
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana |
spellingShingle |
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana Dias, Robinson Alves |
title_short |
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana |
title_full |
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana |
title_fullStr |
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana |
title_full_unstemmed |
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana |
title_sort |
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana |
author |
Dias, Robinson Alves |
author_facet |
Dias, Robinson Alves Reina, Fábio Tadeu Romanatto, Maria José Bedin, Regina Celia |
author_role |
author |
author2 |
Reina, Fábio Tadeu Romanatto, Maria José Bedin, Regina Celia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Robinson Alves Reina, Fábio Tadeu Romanatto, Maria José Bedin, Regina Celia |
description |
Várias são as possibilidades de entender a importância da educação escolar, portanto, este artigo de revisão bibliográfica vem mostrar por meio da teoria sociológica de Pierre Bourdieu que a escola não é definida como um conceito de equalização social, mas uma colaboração para a reprodução estruturante da sociedade. E ao coadunar com esta ação, a escola tende a valorizar os conceitos hegemônicos, de tal maneira que age de forma consciente ou inconsciente na agregação de valores da herança cultural, imposta pela classe dominante, ou seja, das camadas da elite societária. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595 10.21723/riaee.v8i3.6595 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i3.6595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595/4852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 729-737 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 729-737 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853467172864 |