Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Robinson Alves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reina, Fábio Tadeu, Romanatto, Maria José, Bedin, Regina Celia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595
Resumo: Várias são as possibilidades de entender a importância da educação escolar, portanto, este artigo de revisão bibliográfica vem mostrar por meio da teoria sociológica de Pierre Bourdieu que a escola não é definida como um conceito de equalização social, mas uma colaboração para a reprodução estruturante da sociedade. E ao coadunar com esta ação, a escola tende a valorizar os conceitos hegemônicos, de tal maneira que age de forma consciente ou inconsciente na agregação de valores da herança cultural, imposta pela classe dominante, ou seja, das camadas da elite societária.
id UNESP-15_22e0d890a8099eac63c9a6653067d64f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6595
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusianaVárias são as possibilidades de entender a importância da educação escolar, portanto, este artigo de revisão bibliográfica vem mostrar por meio da teoria sociológica de Pierre Bourdieu que a escola não é definida como um conceito de equalização social, mas uma colaboração para a reprodução estruturante da sociedade. E ao coadunar com esta ação, a escola tende a valorizar os conceitos hegemônicos, de tal maneira que age de forma consciente ou inconsciente na agregação de valores da herança cultural, imposta pela classe dominante, ou seja, das camadas da elite societária.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/659510.21723/riaee.v8i3.6595Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 729-737Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 729-7371982-55872446-860610.21723/riaee.v8i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595/4852Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Robinson AlvesReina, Fábio TadeuRomanatto, Maria JoséBedin, Regina Celia2017-11-08T17:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6595Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:35:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
title Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
spellingShingle Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
Dias, Robinson Alves
title_short Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
title_full Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
title_fullStr Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
title_full_unstemmed Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
title_sort Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
author Dias, Robinson Alves
author_facet Dias, Robinson Alves
Reina, Fábio Tadeu
Romanatto, Maria José
Bedin, Regina Celia
author_role author
author2 Reina, Fábio Tadeu
Romanatto, Maria José
Bedin, Regina Celia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Robinson Alves
Reina, Fábio Tadeu
Romanatto, Maria José
Bedin, Regina Celia
description Várias são as possibilidades de entender a importância da educação escolar, portanto, este artigo de revisão bibliográfica vem mostrar por meio da teoria sociológica de Pierre Bourdieu que a escola não é definida como um conceito de equalização social, mas uma colaboração para a reprodução estruturante da sociedade. E ao coadunar com esta ação, a escola tende a valorizar os conceitos hegemônicos, de tal maneira que age de forma consciente ou inconsciente na agregação de valores da herança cultural, imposta pela classe dominante, ou seja, das camadas da elite societária.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595
10.21723/riaee.v8i3.6595
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i3.6595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595/4852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 729-737
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 729-737
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853467172864