Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
DOI: | 10.21723/riaee.v10i1.7133 |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7133 |
Resumo: | Este artigo discute o tema da formação de professores para educação infantil e sintetiza as tendências das teses e dissertações brasileiras sobre essa formação, no âmbito do Curso de Pedagogia. Com essa intenção, contextualizamos de forma breve o histórico da formação dos profissionais de educação infantil, para identificar quais questões são desafiadoras. O mapeamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas brasileiras que focalizam a formação inicial de professores para Educação Infantil, no Curso de Pedagogia, publicadas entre 2002 e 2013, foi realizado no banco de dados da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Esse levantamento revelou aspectos capazes de se constituir como contribuições às políticas públicas e aos formadores dos professores de educação infantil. A análise apontou o aligeiramento e a precarização dessa formação. Constatou-se que os estudos apontam que o Curso de Pedagogia não fornece os conhecimentos necessários a fim de que os professores escolham encaminhamentos adequados à educação das crianças pequenas, no desempenho da sua função de cuidar-educar. Da mesma forma, compromete a invenção de uma profissão: a do profissional de Educação Infantil. Tal contexto reclama a urgência de esforços para uma formação integrada à futura prática profissional através de projetos os quais articulem formação inicial e continuada. |
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