Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniele Ramos de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Rosângela Aparecida Galdi da, Guimarães, Célia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
DOI: 10.21723/riaee.v10i1.7133
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7133
Resumo: Este artigo discute o tema da formação de professores para educação infantil e sintetiza as tendências das teses e dissertações brasileiras sobre essa formação, no âmbito do Curso de Pedagogia. Com essa intenção, contextualizamos de forma breve o histórico da formação dos profissionais de educação infantil, para identificar quais questões são desafiadoras. O mapeamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas brasileiras que focalizam a formação inicial de professores para Educação Infantil, no Curso de Pedagogia, publicadas entre 2002 e 2013, foi realizado no banco de dados da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Esse levantamento revelou aspectos capazes de se constituir como contribuições às políticas públicas e aos formadores dos professores de educação infantil. A análise apontou o aligeiramento e a precarização dessa formação. Constatou-se que os estudos apontam que o Curso de Pedagogia não fornece os conhecimentos necessários a fim de que os professores escolham encaminhamentos adequados à educação das crianças pequenas, no desempenho da sua função de cuidar-educar. Da mesma forma, compromete a invenção de uma profissão: a do profissional de Educação Infantil. Tal contexto reclama a urgência de esforços para uma formação integrada à futura prática profissional através de projetos os quais articulem formação inicial e continuada.
id UNESP-15_2ab93987a123434d3f2cb454a77ea4dd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7133
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
spelling Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)Este artigo discute o tema da formação de professores para educação infantil e sintetiza as tendências das teses e dissertações brasileiras sobre essa formação, no âmbito do Curso de Pedagogia. Com essa intenção, contextualizamos de forma breve o histórico da formação dos profissionais de educação infantil, para identificar quais questões são desafiadoras. O mapeamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas brasileiras que focalizam a formação inicial de professores para Educação Infantil, no Curso de Pedagogia, publicadas entre 2002 e 2013, foi realizado no banco de dados da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Esse levantamento revelou aspectos capazes de se constituir como contribuições às políticas públicas e aos formadores dos professores de educação infantil. A análise apontou o aligeiramento e a precarização dessa formação. Constatou-se que os estudos apontam que o Curso de Pedagogia não fornece os conhecimentos necessários a fim de que os professores escolham encaminhamentos adequados à educação das crianças pequenas, no desempenho da sua função de cuidar-educar. Da mesma forma, compromete a invenção de uma profissão: a do profissional de Educação Infantil. Tal contexto reclama a urgência de esforços para uma formação integrada à futura prática profissional através de projetos os quais articulem formação inicial e continuada.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/713310.21723/riaee.v10i1.7133Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 129-148Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 129-1481982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7133/5355Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Daniele Ramos deSilva, Rosângela Aparecida Galdi daGuimarães, Célia Maria2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7133Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
title Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
spellingShingle Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
Oliveira, Daniele Ramos de
Oliveira, Daniele Ramos de
title_short Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
title_full Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
title_fullStr Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
title_full_unstemmed Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
title_sort Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)
author Oliveira, Daniele Ramos de
author_facet Oliveira, Daniele Ramos de
Oliveira, Daniele Ramos de
Silva, Rosângela Aparecida Galdi da
Guimarães, Célia Maria
Silva, Rosângela Aparecida Galdi da
Guimarães, Célia Maria
author_role author
author2 Silva, Rosângela Aparecida Galdi da
Guimarães, Célia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele Ramos de
Silva, Rosângela Aparecida Galdi da
Guimarães, Célia Maria
description Este artigo discute o tema da formação de professores para educação infantil e sintetiza as tendências das teses e dissertações brasileiras sobre essa formação, no âmbito do Curso de Pedagogia. Com essa intenção, contextualizamos de forma breve o histórico da formação dos profissionais de educação infantil, para identificar quais questões são desafiadoras. O mapeamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas brasileiras que focalizam a formação inicial de professores para Educação Infantil, no Curso de Pedagogia, publicadas entre 2002 e 2013, foi realizado no banco de dados da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Esse levantamento revelou aspectos capazes de se constituir como contribuições às políticas públicas e aos formadores dos professores de educação infantil. A análise apontou o aligeiramento e a precarização dessa formação. Constatou-se que os estudos apontam que o Curso de Pedagogia não fornece os conhecimentos necessários a fim de que os professores escolham encaminhamentos adequados à educação das crianças pequenas, no desempenho da sua função de cuidar-educar. Da mesma forma, compromete a invenção de uma profissão: a do profissional de Educação Infantil. Tal contexto reclama a urgência de esforços para uma formação integrada à futura prática profissional através de projetos os quais articulem formação inicial e continuada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7133
10.21723/riaee.v10i1.7133
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7133
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i1.7133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7133/5355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 129-148
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 129-148
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1822179046851608576
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21723/riaee.v10i1.7133