Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6287 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de articulação entre o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de São Carlos e a Diretoria Regional e a rede de ensino deste município, para a inserção e permanência dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto na escola. A partir da problemática de inserção do adolescente autor de ato infracional neste espaço, bem como o alto número de evasões e desistências, um profissional específico passou a integrar a equipe do Programa a fim de qualificar a relação com a rede de ensino e, através do trabalho conjunto, garantir estratégias de inserção e permanência destes adolescentes. A articulação se fez principalmente junto ao professor mediador escolar e comunitário e dessa forma, 80% dos adolescentes em cumprimento de medida atualmente, permaneceram na escola. Este dado ilustra a importância do trabalho em rede para a efetivação da garantia de direitos dos adolescentes, em especial, daquele que cometeu ato infracional. |
id |
UNESP-15_30367728f6d08be81b02136e8adf0b18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6287 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possívelEste trabalho tem como objetivo relatar a experiência de articulação entre o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de São Carlos e a Diretoria Regional e a rede de ensino deste município, para a inserção e permanência dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto na escola. A partir da problemática de inserção do adolescente autor de ato infracional neste espaço, bem como o alto número de evasões e desistências, um profissional específico passou a integrar a equipe do Programa a fim de qualificar a relação com a rede de ensino e, através do trabalho conjunto, garantir estratégias de inserção e permanência destes adolescentes. A articulação se fez principalmente junto ao professor mediador escolar e comunitário e dessa forma, 80% dos adolescentes em cumprimento de medida atualmente, permaneceram na escola. Este dado ilustra a importância do trabalho em rede para a efetivação da garantia de direitos dos adolescentes, em especial, daquele que cometeu ato infracional.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/628710.21723/riaee.v7i4.6287Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 62-74Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 62-741982-55872446-860610.21723/riaee.v7i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6287/4698Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Maria Fernanda JorgeMarques, Glaziela C. SolfaMinatel, Martha Morais2017-11-07T21:06:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6287Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T21:06:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível |
title |
Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível |
spellingShingle |
Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível Rocha, Maria Fernanda Jorge |
title_short |
Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível |
title_full |
Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível |
title_fullStr |
Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível |
title_full_unstemmed |
Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível |
title_sort |
Medidas socioeducativas e o direito à educação: um diálogo possível |
author |
Rocha, Maria Fernanda Jorge |
author_facet |
Rocha, Maria Fernanda Jorge Marques, Glaziela C. Solfa Minatel, Martha Morais |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Glaziela C. Solfa Minatel, Martha Morais |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Maria Fernanda Jorge Marques, Glaziela C. Solfa Minatel, Martha Morais |
description |
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de articulação entre o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de São Carlos e a Diretoria Regional e a rede de ensino deste município, para a inserção e permanência dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto na escola. A partir da problemática de inserção do adolescente autor de ato infracional neste espaço, bem como o alto número de evasões e desistências, um profissional específico passou a integrar a equipe do Programa a fim de qualificar a relação com a rede de ensino e, através do trabalho conjunto, garantir estratégias de inserção e permanência destes adolescentes. A articulação se fez principalmente junto ao professor mediador escolar e comunitário e dessa forma, 80% dos adolescentes em cumprimento de medida atualmente, permaneceram na escola. Este dado ilustra a importância do trabalho em rede para a efetivação da garantia de direitos dos adolescentes, em especial, daquele que cometeu ato infracional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6287 10.21723/riaee.v7i4.6287 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6287 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v7i4.6287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6287/4698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 62-74 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 4 (2012); 62-74 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v7i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853104365568 |