Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485 |
Resumo: | Este artigo aborda a participação pedagógica em contexto de brincar livre no cotidiano da Educação Infantil. Focaliza modos de interação e intervenção docente nas brincadeiras infantis. Colaboraram 14 crianças com idade média de 3 anos e a respectiva professora de turma de uma escola municipal de Educação Infantil, do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se observação participante com registro em diários de campo. Os resultados revelaram que os modos de participação pedagógica da professora transitaram entre a observação das crianças brincando, intervenções principalmente em situações de conflito e o brincar junto com elas. Nas múltiplas formas de participação pedagógica, além de fomentar interações, ações de empréstimos de brinquedos entre as crianças, cooperação, partilha, enriquecendo as possibilidades das aprendizagens infantis nas brincadeiras, houve também momentos em que esta participação docente fragilizou ou limitou as possibilidades educativas das crianças. A participação pedagógica nas brincadeiras infantis possibilita que o(a) professor(a) aproxime-se ainda mais das crianças para conhecer com mais profundidade seus interesses, necessidades, saberes e culturas. A interação docente nas brincadeiras livres é fundamental para a realização de práticas pedagógicas mais sensíveis na Educação Infantil e voltadas para as aprendizagens e o desenvolvimento humano das crianças. |
id |
UNESP-15_42083bbcdb16e873d51197fb1475b5f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8485 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?Interação docente. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Brincar. Aprendizagem e desenvolvimento humano.Este artigo aborda a participação pedagógica em contexto de brincar livre no cotidiano da Educação Infantil. Focaliza modos de interação e intervenção docente nas brincadeiras infantis. Colaboraram 14 crianças com idade média de 3 anos e a respectiva professora de turma de uma escola municipal de Educação Infantil, do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se observação participante com registro em diários de campo. Os resultados revelaram que os modos de participação pedagógica da professora transitaram entre a observação das crianças brincando, intervenções principalmente em situações de conflito e o brincar junto com elas. Nas múltiplas formas de participação pedagógica, além de fomentar interações, ações de empréstimos de brinquedos entre as crianças, cooperação, partilha, enriquecendo as possibilidades das aprendizagens infantis nas brincadeiras, houve também momentos em que esta participação docente fragilizou ou limitou as possibilidades educativas das crianças. A participação pedagógica nas brincadeiras infantis possibilita que o(a) professor(a) aproxime-se ainda mais das crianças para conhecer com mais profundidade seus interesses, necessidades, saberes e culturas. A interação docente nas brincadeiras livres é fundamental para a realização de práticas pedagógicas mais sensíveis na Educação Infantil e voltadas para as aprendizagens e o desenvolvimento humano das crianças.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/848510.21723/RIAEE.v11.n2.p604Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 604-624Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 604-6241982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485/5817Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSommerhalder, AlineNicolielo, Maria ElisaAlves, Fernando Donizete2017-11-08T21:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8485Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:45Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil? |
title |
Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil? |
spellingShingle |
Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil? Sommerhalder, Aline Interação docente. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Brincar. Aprendizagem e desenvolvimento humano. |
title_short |
Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil? |
title_full |
Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil? |
title_fullStr |
Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil? |
title_full_unstemmed |
Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil? |
title_sort |
Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil? |
author |
Sommerhalder, Aline |
author_facet |
Sommerhalder, Aline Nicolielo, Maria Elisa Alves, Fernando Donizete |
author_role |
author |
author2 |
Nicolielo, Maria Elisa Alves, Fernando Donizete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sommerhalder, Aline Nicolielo, Maria Elisa Alves, Fernando Donizete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação docente. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Brincar. Aprendizagem e desenvolvimento humano. |
topic |
Interação docente. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Brincar. Aprendizagem e desenvolvimento humano. |
description |
Este artigo aborda a participação pedagógica em contexto de brincar livre no cotidiano da Educação Infantil. Focaliza modos de interação e intervenção docente nas brincadeiras infantis. Colaboraram 14 crianças com idade média de 3 anos e a respectiva professora de turma de uma escola municipal de Educação Infantil, do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se observação participante com registro em diários de campo. Os resultados revelaram que os modos de participação pedagógica da professora transitaram entre a observação das crianças brincando, intervenções principalmente em situações de conflito e o brincar junto com elas. Nas múltiplas formas de participação pedagógica, além de fomentar interações, ações de empréstimos de brinquedos entre as crianças, cooperação, partilha, enriquecendo as possibilidades das aprendizagens infantis nas brincadeiras, houve também momentos em que esta participação docente fragilizou ou limitou as possibilidades educativas das crianças. A participação pedagógica nas brincadeiras infantis possibilita que o(a) professor(a) aproxime-se ainda mais das crianças para conhecer com mais profundidade seus interesses, necessidades, saberes e culturas. A interação docente nas brincadeiras livres é fundamental para a realização de práticas pedagógicas mais sensíveis na Educação Infantil e voltadas para as aprendizagens e o desenvolvimento humano das crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485 10.21723/RIAEE.v11.n2.p604 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485 |
identifier_str_mv |
10.21723/RIAEE.v11.n2.p604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485/5817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 604-624 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 604-624 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854489534464 |