Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sommerhalder, Aline
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nicolielo, Maria Elisa, Alves, Fernando Donizete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485
Resumo: Este artigo aborda a participação pedagógica em contexto de brincar livre no cotidiano da Educação Infantil. Focaliza modos de interação e intervenção docente nas brincadeiras infantis. Colaboraram 14 crianças com idade média de 3 anos e a respectiva professora de turma de uma escola municipal de Educação Infantil, do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se observação participante com registro em diários de campo. Os resultados revelaram que os modos de participação pedagógica da professora transitaram entre a observação das crianças brincando, intervenções principalmente em situações de conflito e o brincar junto com elas. Nas múltiplas formas de participação pedagógica, além de fomentar interações, ações de empréstimos de brinquedos entre as crianças, cooperação, partilha, enriquecendo as possibilidades das aprendizagens infantis nas brincadeiras, houve também momentos em que esta participação docente fragilizou ou limitou as possibilidades educativas das crianças. A participação pedagógica nas brincadeiras infantis possibilita que o(a) professor(a) aproxime-se ainda mais das crianças para conhecer com mais profundidade seus interesses, necessidades, saberes e culturas. A interação docente nas brincadeiras livres é fundamental para a realização de práticas pedagógicas mais sensíveis na Educação Infantil e voltadas para as aprendizagens e o desenvolvimento humano das crianças.
id UNESP-15_42083bbcdb16e873d51197fb1475b5f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8485
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?Interação docente. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Brincar. Aprendizagem e desenvolvimento humano.Este artigo aborda a participação pedagógica em contexto de brincar livre no cotidiano da Educação Infantil. Focaliza modos de interação e intervenção docente nas brincadeiras infantis. Colaboraram 14 crianças com idade média de 3 anos e a respectiva professora de turma de uma escola municipal de Educação Infantil, do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se observação participante com registro em diários de campo. Os resultados revelaram que os modos de participação pedagógica da professora transitaram entre a observação das crianças brincando, intervenções principalmente em situações de conflito e o brincar junto com elas. Nas múltiplas formas de participação pedagógica, além de fomentar interações, ações de empréstimos de brinquedos entre as crianças, cooperação, partilha, enriquecendo as possibilidades das aprendizagens infantis nas brincadeiras, houve também momentos em que esta participação docente fragilizou ou limitou as possibilidades educativas das crianças. A participação pedagógica nas brincadeiras infantis possibilita que o(a) professor(a) aproxime-se ainda mais das crianças para conhecer com mais profundidade seus interesses, necessidades, saberes e culturas. A interação docente nas brincadeiras livres é fundamental para a realização de práticas pedagógicas mais sensíveis na Educação Infantil e voltadas para as aprendizagens e o desenvolvimento humano das crianças.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/848510.21723/RIAEE.v11.n2.p604Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 604-624Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 604-6241982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485/5817Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSommerhalder, AlineNicolielo, Maria ElisaAlves, Fernando Donizete2017-11-08T21:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8485Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:45Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?
title Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?
spellingShingle Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?
Sommerhalder, Aline
Interação docente. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Brincar. Aprendizagem e desenvolvimento humano.
title_short Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?
title_full Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?
title_fullStr Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?
title_full_unstemmed Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?
title_sort Participação pedagógica no brincar de um grupo de crianças: o que revelam os fazeres docentes em contexto de educação infantil?
author Sommerhalder, Aline
author_facet Sommerhalder, Aline
Nicolielo, Maria Elisa
Alves, Fernando Donizete
author_role author
author2 Nicolielo, Maria Elisa
Alves, Fernando Donizete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sommerhalder, Aline
Nicolielo, Maria Elisa
Alves, Fernando Donizete
dc.subject.por.fl_str_mv Interação docente. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Brincar. Aprendizagem e desenvolvimento humano.
topic Interação docente. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Brincar. Aprendizagem e desenvolvimento humano.
description Este artigo aborda a participação pedagógica em contexto de brincar livre no cotidiano da Educação Infantil. Focaliza modos de interação e intervenção docente nas brincadeiras infantis. Colaboraram 14 crianças com idade média de 3 anos e a respectiva professora de turma de uma escola municipal de Educação Infantil, do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se observação participante com registro em diários de campo. Os resultados revelaram que os modos de participação pedagógica da professora transitaram entre a observação das crianças brincando, intervenções principalmente em situações de conflito e o brincar junto com elas. Nas múltiplas formas de participação pedagógica, além de fomentar interações, ações de empréstimos de brinquedos entre as crianças, cooperação, partilha, enriquecendo as possibilidades das aprendizagens infantis nas brincadeiras, houve também momentos em que esta participação docente fragilizou ou limitou as possibilidades educativas das crianças. A participação pedagógica nas brincadeiras infantis possibilita que o(a) professor(a) aproxime-se ainda mais das crianças para conhecer com mais profundidade seus interesses, necessidades, saberes e culturas. A interação docente nas brincadeiras livres é fundamental para a realização de práticas pedagógicas mais sensíveis na Educação Infantil e voltadas para as aprendizagens e o desenvolvimento humano das crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485
10.21723/RIAEE.v11.n2.p604
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8485/5817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 604-624
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 604-624
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854489534464