"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guandalim, Dimitri Barros
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paraizo, Maria Angélica C., Teixeira, Paulo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501
Resumo: O presente trabalho visa trazer à tona uma discussão em torno da viabilidade das metodologias tradicionais de ensino num contexto social predominantemente tecnológico e imagético. A partir de projetos realizados na disciplina de História, numa escola estadual através do Núcleo de Ensino da Unesp de Marília, e a aplicação de questionários que visavam mapear aspectos da cultura audiovisual dos alunos conjuntamente com suas percepções acerca da realidade cotidiana na escola, tornou-se evidente a perspectiva crítica que os alunos do Ensino Médio encaravam a estrutura escolar. Com o uso do software SPSS, foram analisadas as questões de caráter quantitativo, possibilitando uma crítica às metodologias de ensino utilizadas pelos professores, ao passo que o uso de imagens revelou-se como uma proposta capaz de estimular uma educação pautada na interação e no diálogo, aproximando-se da realidade sócio-cultural dos educandos.
id UNESP-15_4237ae059f0450a0aebd9d6ab852d448
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4501
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolarO presente trabalho visa trazer à tona uma discussão em torno da viabilidade das metodologias tradicionais de ensino num contexto social predominantemente tecnológico e imagético. A partir de projetos realizados na disciplina de História, numa escola estadual através do Núcleo de Ensino da Unesp de Marília, e a aplicação de questionários que visavam mapear aspectos da cultura audiovisual dos alunos conjuntamente com suas percepções acerca da realidade cotidiana na escola, tornou-se evidente a perspectiva crítica que os alunos do Ensino Médio encaravam a estrutura escolar. Com o uso do software SPSS, foram analisadas as questões de caráter quantitativo, possibilitando uma crítica às metodologias de ensino utilizadas pelos professores, ao passo que o uso de imagens revelou-se como uma proposta capaz de estimular uma educação pautada na interação e no diálogo, aproximando-se da realidade sócio-cultural dos educandos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/450110.21723/riaee.v8i4.4501Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 826-835Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 826-8351982-55872446-860610.21723/riaee.v8i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501/4890Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuandalim, Dimitri BarrosParaizo, Maria Angélica C.Teixeira, Paulo Eduardo2017-11-08T17:42:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4501Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:42:34Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
title "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
spellingShingle "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
Guandalim, Dimitri Barros
title_short "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
title_full "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
title_fullStr "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
title_full_unstemmed "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
title_sort "Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
author Guandalim, Dimitri Barros
author_facet Guandalim, Dimitri Barros
Paraizo, Maria Angélica C.
Teixeira, Paulo Eduardo
author_role author
author2 Paraizo, Maria Angélica C.
Teixeira, Paulo Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guandalim, Dimitri Barros
Paraizo, Maria Angélica C.
Teixeira, Paulo Eduardo
description O presente trabalho visa trazer à tona uma discussão em torno da viabilidade das metodologias tradicionais de ensino num contexto social predominantemente tecnológico e imagético. A partir de projetos realizados na disciplina de História, numa escola estadual através do Núcleo de Ensino da Unesp de Marília, e a aplicação de questionários que visavam mapear aspectos da cultura audiovisual dos alunos conjuntamente com suas percepções acerca da realidade cotidiana na escola, tornou-se evidente a perspectiva crítica que os alunos do Ensino Médio encaravam a estrutura escolar. Com o uso do software SPSS, foram analisadas as questões de caráter quantitativo, possibilitando uma crítica às metodologias de ensino utilizadas pelos professores, ao passo que o uso de imagens revelou-se como uma proposta capaz de estimular uma educação pautada na interação e no diálogo, aproximando-se da realidade sócio-cultural dos educandos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501
10.21723/riaee.v8i4.4501
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i4.4501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501/4890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 826-835
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 826-835
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852653477888