"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501 |
Resumo: | O presente trabalho visa trazer à tona uma discussão em torno da viabilidade das metodologias tradicionais de ensino num contexto social predominantemente tecnológico e imagético. A partir de projetos realizados na disciplina de História, numa escola estadual através do Núcleo de Ensino da Unesp de Marília, e a aplicação de questionários que visavam mapear aspectos da cultura audiovisual dos alunos conjuntamente com suas percepções acerca da realidade cotidiana na escola, tornou-se evidente a perspectiva crítica que os alunos do Ensino Médio encaravam a estrutura escolar. Com o uso do software SPSS, foram analisadas as questões de caráter quantitativo, possibilitando uma crítica às metodologias de ensino utilizadas pelos professores, ao passo que o uso de imagens revelou-se como uma proposta capaz de estimular uma educação pautada na interação e no diálogo, aproximando-se da realidade sócio-cultural dos educandos. |
id |
UNESP-15_4237ae059f0450a0aebd9d6ab852d448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4501 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolarO presente trabalho visa trazer à tona uma discussão em torno da viabilidade das metodologias tradicionais de ensino num contexto social predominantemente tecnológico e imagético. A partir de projetos realizados na disciplina de História, numa escola estadual através do Núcleo de Ensino da Unesp de Marília, e a aplicação de questionários que visavam mapear aspectos da cultura audiovisual dos alunos conjuntamente com suas percepções acerca da realidade cotidiana na escola, tornou-se evidente a perspectiva crítica que os alunos do Ensino Médio encaravam a estrutura escolar. Com o uso do software SPSS, foram analisadas as questões de caráter quantitativo, possibilitando uma crítica às metodologias de ensino utilizadas pelos professores, ao passo que o uso de imagens revelou-se como uma proposta capaz de estimular uma educação pautada na interação e no diálogo, aproximando-se da realidade sócio-cultural dos educandos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/450110.21723/riaee.v8i4.4501Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 826-835Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 826-8351982-55872446-860610.21723/riaee.v8i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501/4890Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuandalim, Dimitri BarrosParaizo, Maria Angélica C.Teixeira, Paulo Eduardo2017-11-08T17:42:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4501Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:42:34Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
title |
"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
spellingShingle |
"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar Guandalim, Dimitri Barros |
title_short |
"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
title_full |
"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
title_fullStr |
"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
title_full_unstemmed |
"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
title_sort |
"Prefiro aprender do que decorar": a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar |
author |
Guandalim, Dimitri Barros |
author_facet |
Guandalim, Dimitri Barros Paraizo, Maria Angélica C. Teixeira, Paulo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Paraizo, Maria Angélica C. Teixeira, Paulo Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guandalim, Dimitri Barros Paraizo, Maria Angélica C. Teixeira, Paulo Eduardo |
description |
O presente trabalho visa trazer à tona uma discussão em torno da viabilidade das metodologias tradicionais de ensino num contexto social predominantemente tecnológico e imagético. A partir de projetos realizados na disciplina de História, numa escola estadual através do Núcleo de Ensino da Unesp de Marília, e a aplicação de questionários que visavam mapear aspectos da cultura audiovisual dos alunos conjuntamente com suas percepções acerca da realidade cotidiana na escola, tornou-se evidente a perspectiva crítica que os alunos do Ensino Médio encaravam a estrutura escolar. Com o uso do software SPSS, foram analisadas as questões de caráter quantitativo, possibilitando uma crítica às metodologias de ensino utilizadas pelos professores, ao passo que o uso de imagens revelou-se como uma proposta capaz de estimular uma educação pautada na interação e no diálogo, aproximando-se da realidade sócio-cultural dos educandos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501 10.21723/riaee.v8i4.4501 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i4.4501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501/4890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 826-835 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 826-835 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852653477888 |