Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guandalim, Dimitri Barros [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paraizo, Maria Angélica Chagas [UNESP], Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501
http://hdl.handle.net/11449/114959
Resumo: The present work aims to bring up a discussion around the viability of traditional teaching methods in a world predominantly technological and imagetic. A project conducted in the discipline of history, in a state school through the Núcleo de Ensino (Center for Teaching) UNESP Marília, we applied questionnaires that aimed to map aspects of the visual culture of the students, and their perception of everyday reality in school. Using the SPSS software, the issues of quantitative trait were analyzed, providing a critique of the teaching methods used by teachers, whereas the use of images has been revealed as a proposal capable of stimulating an education based on interaction and dialogue, approaching the socio-cultural reality of learners.
id UNSP_79a5e2ba1d0a1b5a194822716b2edb7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114959
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolarI prefer learn than decorate: audiovisual culture and the criticism of the school realityEnsinoJovensMetodologia de PesquisaThe present work aims to bring up a discussion around the viability of traditional teaching methods in a world predominantly technological and imagetic. A project conducted in the discipline of history, in a state school through the Núcleo de Ensino (Center for Teaching) UNESP Marília, we applied questionnaires that aimed to map aspects of the visual culture of the students, and their perception of everyday reality in school. Using the SPSS software, the issues of quantitative trait were analyzed, providing a critique of the teaching methods used by teachers, whereas the use of images has been revealed as a proposal capable of stimulating an education based on interaction and dialogue, approaching the socio-cultural reality of learners.O presente trabalho visa trazer à tona uma discussão em torno da viabilidade das metodologias tradicionais de ensino num contexto social predominantemente tecnológico e imagético. A partir de projetos realizados na disciplina de História, numa escola estadual através do Núcleo de Ensino da Unesp de Marília, e a aplicação de questionários que visavam mapear aspectos da cultura audiovisual dos alunos conjuntamente com suas percepções acerca da realidade cotidiana na escola, tornou-se evidente a perspectiva crítica que os alunos do Ensino Médio encaravam a estrutura escolar. Com o uso do software SPSS, foram analisadas as questões de caráter quantitativo, possibilitando uma crítica às metodologias de ensino utilizadas pelos professores, ao passo que o uso de imagens revelou-se como uma proposta capaz de estimular uma educação pautada na interação e no diálogo, aproximando-se da realidade sócio-cultural dos educandos.Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Guandalim, Dimitri Barros [UNESP]Paraizo, Maria Angélica Chagas [UNESP]Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]2015-02-24T13:57:37Z2015-02-24T13:57:37Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article847-856application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 4, p. 847-856, 2013.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/114959ISSN19825587-2013-08-04-847-856.pdf96625229459143050000-0003-3246-5059Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:01:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114959Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:01:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
I prefer learn than decorate: audiovisual culture and the criticism of the school reality
title Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
spellingShingle Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
Guandalim, Dimitri Barros [UNESP]
Ensino
Jovens
Metodologia de Pesquisa
title_short Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
title_full Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
title_fullStr Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
title_full_unstemmed Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
title_sort Prefiro aprender do que decorar : a cultura audiovisual e a crítica dos alunos à realidade escolar
author Guandalim, Dimitri Barros [UNESP]
author_facet Guandalim, Dimitri Barros [UNESP]
Paraizo, Maria Angélica Chagas [UNESP]
Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]
author_role author
author2 Paraizo, Maria Angélica Chagas [UNESP]
Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guandalim, Dimitri Barros [UNESP]
Paraizo, Maria Angélica Chagas [UNESP]
Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Jovens
Metodologia de Pesquisa
topic Ensino
Jovens
Metodologia de Pesquisa
description The present work aims to bring up a discussion around the viability of traditional teaching methods in a world predominantly technological and imagetic. A project conducted in the discipline of history, in a state school through the Núcleo de Ensino (Center for Teaching) UNESP Marília, we applied questionnaires that aimed to map aspects of the visual culture of the students, and their perception of everyday reality in school. Using the SPSS software, the issues of quantitative trait were analyzed, providing a critique of the teaching methods used by teachers, whereas the use of images has been revealed as a proposal capable of stimulating an education based on interaction and dialogue, approaching the socio-cultural reality of learners.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:57:37Z
2015-02-24T13:57:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 4, p. 847-856, 2013.
1982-5587
http://hdl.handle.net/11449/114959
ISSN19825587-2013-08-04-847-856.pdf
9662522945914305
0000-0003-3246-5059
url http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4501
http://hdl.handle.net/11449/114959
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 4, p. 847-856, 2013.
1982-5587
ISSN19825587-2013-08-04-847-856.pdf
9662522945914305
0000-0003-3246-5059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 847-856
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128132754964480