Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Américo, Marcos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Navari, Shelley Costa, Belda, Francisco Rolfsen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7152
Resumo: Com a implantação da TV Digital no Brasil, surge a necessidade de se fomentar a concepção e produção de conteúdos audiovisuais interativos de qualidade que apresentem mensagens educativas a partir do Edutretenimento. Este estudo propõe a aplicação da gamificação como elo comunicacional para incentivar e modificar o comportamento dos usuários, através de uma narrativa que incentive a motivação intrínseca para o entretenimento e o aprendizado nesses meios. Existem poucos modelos de roteiros para a produção de aplicativos, sobretudo educacionais, com aplicações interativas simultâneas para o fluxo televisivo ou para o conteúdo complementar da programação ofertada. Por essa razão, é atribuída uma atenção especial ao roteiro, em virtude de se inserir, em sua construção, os elementos que compõem a mecânica e a dinâmica dos jogos. Como resultado, é apresentado o verbete “Gamificação-TVDI”, bem como o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem de conteúdo e de processo, apoiada em mapas conceituais, wireframes e roadmaps, fundamentando a concepção e a elaboração de um protótipo de roteiro com elementos de gamificação para programas educativos e seus aplicativos de interação.
id UNESP-15_44ef216702ae0dcf511efec2dbbbb32d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7152
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativaCom a implantação da TV Digital no Brasil, surge a necessidade de se fomentar a concepção e produção de conteúdos audiovisuais interativos de qualidade que apresentem mensagens educativas a partir do Edutretenimento. Este estudo propõe a aplicação da gamificação como elo comunicacional para incentivar e modificar o comportamento dos usuários, através de uma narrativa que incentive a motivação intrínseca para o entretenimento e o aprendizado nesses meios. Existem poucos modelos de roteiros para a produção de aplicativos, sobretudo educacionais, com aplicações interativas simultâneas para o fluxo televisivo ou para o conteúdo complementar da programação ofertada. Por essa razão, é atribuída uma atenção especial ao roteiro, em virtude de se inserir, em sua construção, os elementos que compõem a mecânica e a dinâmica dos jogos. Como resultado, é apresentado o verbete “Gamificação-TVDI”, bem como o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem de conteúdo e de processo, apoiada em mapas conceituais, wireframes e roadmaps, fundamentando a concepção e a elaboração de um protótipo de roteiro com elementos de gamificação para programas educativos e seus aplicativos de interação.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/715210.21723/riaee.v9i4.7152Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 804-821Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 804-8211982-55872446-860610.21723/riaee.v9i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7152/5315Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmérico, MarcosNavari, Shelley CostaBelda, Francisco Rolfsen2017-11-08T19:12:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7152Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:12:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa
title Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa
spellingShingle Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa
Américo, Marcos
title_short Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa
title_full Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa
title_fullStr Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa
title_full_unstemmed Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa
title_sort Gamificação: modelagem de conteúdos para programas e aplicativos educativos no ambiente da TV digital interativa
author Américo, Marcos
author_facet Américo, Marcos
Navari, Shelley Costa
Belda, Francisco Rolfsen
author_role author
author2 Navari, Shelley Costa
Belda, Francisco Rolfsen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Américo, Marcos
Navari, Shelley Costa
Belda, Francisco Rolfsen
description Com a implantação da TV Digital no Brasil, surge a necessidade de se fomentar a concepção e produção de conteúdos audiovisuais interativos de qualidade que apresentem mensagens educativas a partir do Edutretenimento. Este estudo propõe a aplicação da gamificação como elo comunicacional para incentivar e modificar o comportamento dos usuários, através de uma narrativa que incentive a motivação intrínseca para o entretenimento e o aprendizado nesses meios. Existem poucos modelos de roteiros para a produção de aplicativos, sobretudo educacionais, com aplicações interativas simultâneas para o fluxo televisivo ou para o conteúdo complementar da programação ofertada. Por essa razão, é atribuída uma atenção especial ao roteiro, em virtude de se inserir, em sua construção, os elementos que compõem a mecânica e a dinâmica dos jogos. Como resultado, é apresentado o verbete “Gamificação-TVDI”, bem como o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem de conteúdo e de processo, apoiada em mapas conceituais, wireframes e roadmaps, fundamentando a concepção e a elaboração de um protótipo de roteiro com elementos de gamificação para programas educativos e seus aplicativos de interação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7152
10.21723/riaee.v9i4.7152
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7152
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i4.7152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7152/5315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 804-821
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 804-821
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853585661952