Estratégias identitárias de professores em uma formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8097
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o conceito de identidade profissional e suas relações com a profissão docente. Argumenta-se que a identidade docente vive uma crise que é reflexo da crise da modernidade. A crise em sentido amplo, representada pela incapacidade do sistema educacional de superar injustiças e desigualdades sociais, se projeta na crise da identidade profissional do professor, alimentada pela falta de reconhecimento profissional, pela proletarização do professorado e pela privatização do ensino. Em seguida, apresenta-se uma categorização das dinâmicas identitárias relacionadas ao processo de formação – inicial ou continuada – docente. Propõe-se uma aplicação dessas categorias a uma formação docente, da qual participaram 40 sujeitos. Os dados foram obtidos a partir de “memórias” escritas pelos sujeitos e submetidas a uma análise de conteúdo.
id UNESP-15_51398266e09880b8eedd7e3a5bc04a4e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8097
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias identitárias de professores em uma formação docenteO objetivo deste artigo é discutir o conceito de identidade profissional e suas relações com a profissão docente. Argumenta-se que a identidade docente vive uma crise que é reflexo da crise da modernidade. A crise em sentido amplo, representada pela incapacidade do sistema educacional de superar injustiças e desigualdades sociais, se projeta na crise da identidade profissional do professor, alimentada pela falta de reconhecimento profissional, pela proletarização do professorado e pela privatização do ensino. Em seguida, apresenta-se uma categorização das dinâmicas identitárias relacionadas ao processo de formação – inicial ou continuada – docente. Propõe-se uma aplicação dessas categorias a uma formação docente, da qual participaram 40 sujeitos. Os dados foram obtidos a partir de “memórias” escritas pelos sujeitos e submetidas a uma análise de conteúdo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/809710.21723/riaee.v10i3.8097Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 874-887Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 874-8871982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8097/5502Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChamon, Edna Maria Querido de Oliveira2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8097Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias identitárias de professores em uma formação docente
title Estratégias identitárias de professores em uma formação docente
spellingShingle Estratégias identitárias de professores em uma formação docente
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
title_short Estratégias identitárias de professores em uma formação docente
title_full Estratégias identitárias de professores em uma formação docente
title_fullStr Estratégias identitárias de professores em uma formação docente
title_full_unstemmed Estratégias identitárias de professores em uma formação docente
title_sort Estratégias identitárias de professores em uma formação docente
author Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_facet Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
description O objetivo deste artigo é discutir o conceito de identidade profissional e suas relações com a profissão docente. Argumenta-se que a identidade docente vive uma crise que é reflexo da crise da modernidade. A crise em sentido amplo, representada pela incapacidade do sistema educacional de superar injustiças e desigualdades sociais, se projeta na crise da identidade profissional do professor, alimentada pela falta de reconhecimento profissional, pela proletarização do professorado e pela privatização do ensino. Em seguida, apresenta-se uma categorização das dinâmicas identitárias relacionadas ao processo de formação – inicial ou continuada – docente. Propõe-se uma aplicação dessas categorias a uma formação docente, da qual participaram 40 sujeitos. Os dados foram obtidos a partir de “memórias” escritas pelos sujeitos e submetidas a uma análise de conteúdo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8097
10.21723/riaee.v10i3.8097
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8097
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i3.8097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8097/5502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 874-887
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 874-887
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854310227968