A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferroni, Giovana Mendes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5634
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo descrever algumas estratégias de mediação social da aprendizagem realizada por um adulto no ambiente de uma criança de cinco anos de idade com cegueira e deficiência física associada, frequentadora de uma instituição de apoio. Foram videogravadas sete sessões das quais duas foram selecionadas, uma vez que elas retratam atividades de exploração de brinquedo pela criança com a mediação do adulto. Os dados foram transcritos, em ordem cronológica de ocorrência, todos os comportamentos da criança e todas as respostas da pesquisadora. Os episódios selecionados foram aqueles que indicavam a mediação do adulto e participação da criança interagindo com os brinquedos. Dessa forma, foram selecionados para este trabalho a exploração da bola e do martelo de plástico pela criança. As análises indicam que a mediação social da aprendizagem pelo adulto no ambiente de uma criança cega é importante, pois, estimula a criança a agir e compreender suas ações nos objetos e no ambiente.
id UNESP-15_562557f5a1c68ece9a0734ea8ffd9cf9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5634
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cegaO presente trabalho teve por objetivo descrever algumas estratégias de mediação social da aprendizagem realizada por um adulto no ambiente de uma criança de cinco anos de idade com cegueira e deficiência física associada, frequentadora de uma instituição de apoio. Foram videogravadas sete sessões das quais duas foram selecionadas, uma vez que elas retratam atividades de exploração de brinquedo pela criança com a mediação do adulto. Os dados foram transcritos, em ordem cronológica de ocorrência, todos os comportamentos da criança e todas as respostas da pesquisadora. Os episódios selecionados foram aqueles que indicavam a mediação do adulto e participação da criança interagindo com os brinquedos. Dessa forma, foram selecionados para este trabalho a exploração da bola e do martelo de plástico pela criança. As análises indicam que a mediação social da aprendizagem pelo adulto no ambiente de uma criança cega é importante, pois, estimula a criança a agir e compreender suas ações nos objetos e no ambiente.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/563410.21723/riaee.v7i3.5634Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 3 (2012); 62-72Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 3 (2012); 62-721982-55872446-860610.21723/riaee.v7i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5634/4441Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerroni, Giovana MendesGil, Maria Stella Coutinho de Alcantara2017-11-07T21:01:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5634Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T21:01:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega
title A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega
spellingShingle A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega
Ferroni, Giovana Mendes
title_short A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega
title_full A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega
title_fullStr A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega
title_full_unstemmed A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega
title_sort A importância da mediação do adulto na brincadeira de uma criança cega
author Ferroni, Giovana Mendes
author_facet Ferroni, Giovana Mendes
Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
author_role author
author2 Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferroni, Giovana Mendes
Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
description O presente trabalho teve por objetivo descrever algumas estratégias de mediação social da aprendizagem realizada por um adulto no ambiente de uma criança de cinco anos de idade com cegueira e deficiência física associada, frequentadora de uma instituição de apoio. Foram videogravadas sete sessões das quais duas foram selecionadas, uma vez que elas retratam atividades de exploração de brinquedo pela criança com a mediação do adulto. Os dados foram transcritos, em ordem cronológica de ocorrência, todos os comportamentos da criança e todas as respostas da pesquisadora. Os episódios selecionados foram aqueles que indicavam a mediação do adulto e participação da criança interagindo com os brinquedos. Dessa forma, foram selecionados para este trabalho a exploração da bola e do martelo de plástico pela criança. As análises indicam que a mediação social da aprendizagem pelo adulto no ambiente de uma criança cega é importante, pois, estimula a criança a agir e compreender suas ações nos objetos e no ambiente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5634
10.21723/riaee.v7i3.5634
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5634
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v7i3.5634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5634/4441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 3 (2012); 62-72
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 3 (2012); 62-72
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v7i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853037256704