Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8101 |
Resumo: | O texto visa explorar alguns aspectos que envolvem a pós-graduação (lato sensu) em Gestão Escolar de uma Instituição de Ensino Superior em convênio com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação, que surgiu da necessidade de contribuir com a qualificação de gestores escolares em efetivo exercício na rede pública de ensino no sentido de tratar os aspectos teóricos em articulação com a realidade escolar. Face às complexidades e a diversidade de situações que solicitam intervenções diversas por parte do gestor, que lhes são apresentadas para transformação da realidade escolar e qualidade educacional, o objetivo do artigo é abrir ampla discussão sobre experiências e vivências na prática escolar com as quais se deparam. O procedimento metodológico se deu pela abordagem qualitativa, empregando-se a análise bibliográfica da literatura especializada, sendo a tabulação dos dados obtidos feita pela análise de conteúdo e, cujo lócus de investigação tem como referência as atividades desenvolvidas por gestores-cursistas em três salas ambientes virtuais (Introdução a Plataforma de ensino e ao Curso, Políticas e Gestão da Educação e Planejamento e Práticas da Gestão Escolar) do referido curso. Os estudos revelam que o referido Programa permite importantes contribuições aos aspectos teóricos e práticos necessários ao conhecimento, as reflexões e as orientações educacionais que se fazem aflorar as ações dos gestores escolares, atitudes reflexivas e interventivas em âmbito escolar, no que tange ao trato do seu trabalho pedagógico e administrativo, bem como no diálogo para a construção de realidades mais democráticas e qualitativas da rede pública de ensino. |
id |
UNESP-15_5f5890be713021148eec297a46b4b286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8101 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educaçãoO texto visa explorar alguns aspectos que envolvem a pós-graduação (lato sensu) em Gestão Escolar de uma Instituição de Ensino Superior em convênio com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação, que surgiu da necessidade de contribuir com a qualificação de gestores escolares em efetivo exercício na rede pública de ensino no sentido de tratar os aspectos teóricos em articulação com a realidade escolar. Face às complexidades e a diversidade de situações que solicitam intervenções diversas por parte do gestor, que lhes são apresentadas para transformação da realidade escolar e qualidade educacional, o objetivo do artigo é abrir ampla discussão sobre experiências e vivências na prática escolar com as quais se deparam. O procedimento metodológico se deu pela abordagem qualitativa, empregando-se a análise bibliográfica da literatura especializada, sendo a tabulação dos dados obtidos feita pela análise de conteúdo e, cujo lócus de investigação tem como referência as atividades desenvolvidas por gestores-cursistas em três salas ambientes virtuais (Introdução a Plataforma de ensino e ao Curso, Políticas e Gestão da Educação e Planejamento e Práticas da Gestão Escolar) do referido curso. Os estudos revelam que o referido Programa permite importantes contribuições aos aspectos teóricos e práticos necessários ao conhecimento, as reflexões e as orientações educacionais que se fazem aflorar as ações dos gestores escolares, atitudes reflexivas e interventivas em âmbito escolar, no que tange ao trato do seu trabalho pedagógico e administrativo, bem como no diálogo para a construção de realidades mais democráticas e qualitativas da rede pública de ensino.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/810110.21723/riaee.v10i3.8101Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 932-946Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 932-9461982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8101/5506Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, José Márcio SilvaMello, Rita Márcia Andrade Vaz deSoares, Leililene Antunes2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8101Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação |
title |
Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação |
spellingShingle |
Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação Barbosa, José Márcio Silva |
title_short |
Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação |
title_full |
Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação |
title_fullStr |
Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação |
title_full_unstemmed |
Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação |
title_sort |
Percepção de gestores escolares de um programa formativo a distância sobre temas contemporâneos em educação |
author |
Barbosa, José Márcio Silva |
author_facet |
Barbosa, José Márcio Silva Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de Soares, Leililene Antunes |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de Soares, Leililene Antunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, José Márcio Silva Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de Soares, Leililene Antunes |
description |
O texto visa explorar alguns aspectos que envolvem a pós-graduação (lato sensu) em Gestão Escolar de uma Instituição de Ensino Superior em convênio com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação, que surgiu da necessidade de contribuir com a qualificação de gestores escolares em efetivo exercício na rede pública de ensino no sentido de tratar os aspectos teóricos em articulação com a realidade escolar. Face às complexidades e a diversidade de situações que solicitam intervenções diversas por parte do gestor, que lhes são apresentadas para transformação da realidade escolar e qualidade educacional, o objetivo do artigo é abrir ampla discussão sobre experiências e vivências na prática escolar com as quais se deparam. O procedimento metodológico se deu pela abordagem qualitativa, empregando-se a análise bibliográfica da literatura especializada, sendo a tabulação dos dados obtidos feita pela análise de conteúdo e, cujo lócus de investigação tem como referência as atividades desenvolvidas por gestores-cursistas em três salas ambientes virtuais (Introdução a Plataforma de ensino e ao Curso, Políticas e Gestão da Educação e Planejamento e Práticas da Gestão Escolar) do referido curso. Os estudos revelam que o referido Programa permite importantes contribuições aos aspectos teóricos e práticos necessários ao conhecimento, as reflexões e as orientações educacionais que se fazem aflorar as ações dos gestores escolares, atitudes reflexivas e interventivas em âmbito escolar, no que tange ao trato do seu trabalho pedagógico e administrativo, bem como no diálogo para a construção de realidades mais democráticas e qualitativas da rede pública de ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8101 10.21723/riaee.v10i3.8101 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8101 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i3.8101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8101/5506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 932-946 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 932-946 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854316519424 |