O ensino do aluno com deficiência na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicio, Natália Costa de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pedroso, Cristina Cinto Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7048
Resumo: Este estudo objetivou analisar a organização do ensino para os alunos com deficiências, em classes comuns do Ensino Fundamental I de uma escola pública estadual, no interior paulista. Objetivou-se especificamente: a) analisar as concepções dos professores sobre educação inclusiva e ensino de alunos com deficiência; b) analisar as aulas desenvolvidas na classe comum e na instituição especializada e c) analisar como tem ocorrido a parceria entre escola comum e instituição especializada na organização do ensino para o aluno com deficiência. Os dados foram obtidos por meio da entrevista semi-estruturada com os professores da escola comum e da instituição especializada e da observação participante das aulas nos dois contextos de ensino nas turmas com alunos deficientes visuais inseridos. Os resultados evidenciaram que as seis professoras entrevistadas não apresentam formação específica para o ensino de alunos com deficiência. Consequentemente, as quatro professores da escola comum não conhecem o conceito de adaptação curricular. A instituição especializada oferece apoio aos professores, entretanto, o mesmo não é continuo e permanente, portanto, não favorece uma cultura de reflexão conjunta do processo ensino-aprendizagem. A observação das aulas na escola regular permitiu verificar que as quatro professoras não planejam em função das especificidades dos alunos com deficiência. Na instituição especializada observou-se que o trabalho pouco se articula ao currículo escolar. Conclui-se, portanto, que a inclusão na escola pública tem avançado apenas em relação ao acesso, mas não em relação à qualidade dos processos escolares.
id UNESP-15_69d80f38335655906252e1b938bbe914
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7048
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O ensino do aluno com deficiência na escola regularEste estudo objetivou analisar a organização do ensino para os alunos com deficiências, em classes comuns do Ensino Fundamental I de uma escola pública estadual, no interior paulista. Objetivou-se especificamente: a) analisar as concepções dos professores sobre educação inclusiva e ensino de alunos com deficiência; b) analisar as aulas desenvolvidas na classe comum e na instituição especializada e c) analisar como tem ocorrido a parceria entre escola comum e instituição especializada na organização do ensino para o aluno com deficiência. Os dados foram obtidos por meio da entrevista semi-estruturada com os professores da escola comum e da instituição especializada e da observação participante das aulas nos dois contextos de ensino nas turmas com alunos deficientes visuais inseridos. Os resultados evidenciaram que as seis professoras entrevistadas não apresentam formação específica para o ensino de alunos com deficiência. Consequentemente, as quatro professores da escola comum não conhecem o conceito de adaptação curricular. A instituição especializada oferece apoio aos professores, entretanto, o mesmo não é continuo e permanente, portanto, não favorece uma cultura de reflexão conjunta do processo ensino-aprendizagem. A observação das aulas na escola regular permitiu verificar que as quatro professoras não planejam em função das especificidades dos alunos com deficiência. Na instituição especializada observou-se que o trabalho pouco se articula ao currículo escolar. Conclui-se, portanto, que a inclusão na escola pública tem avançado apenas em relação ao acesso, mas não em relação à qualidade dos processos escolares.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/704810.21723/riaee.v9i2.7048Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 447-458Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 447-4581982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7048/5061Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelicio, Natália Costa dePedroso, Cristina Cinto Araújo2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7048Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do aluno com deficiência na escola regular
title O ensino do aluno com deficiência na escola regular
spellingShingle O ensino do aluno com deficiência na escola regular
Felicio, Natália Costa de
title_short O ensino do aluno com deficiência na escola regular
title_full O ensino do aluno com deficiência na escola regular
title_fullStr O ensino do aluno com deficiência na escola regular
title_full_unstemmed O ensino do aluno com deficiência na escola regular
title_sort O ensino do aluno com deficiência na escola regular
author Felicio, Natália Costa de
author_facet Felicio, Natália Costa de
Pedroso, Cristina Cinto Araújo
author_role author
author2 Pedroso, Cristina Cinto Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felicio, Natália Costa de
Pedroso, Cristina Cinto Araújo
description Este estudo objetivou analisar a organização do ensino para os alunos com deficiências, em classes comuns do Ensino Fundamental I de uma escola pública estadual, no interior paulista. Objetivou-se especificamente: a) analisar as concepções dos professores sobre educação inclusiva e ensino de alunos com deficiência; b) analisar as aulas desenvolvidas na classe comum e na instituição especializada e c) analisar como tem ocorrido a parceria entre escola comum e instituição especializada na organização do ensino para o aluno com deficiência. Os dados foram obtidos por meio da entrevista semi-estruturada com os professores da escola comum e da instituição especializada e da observação participante das aulas nos dois contextos de ensino nas turmas com alunos deficientes visuais inseridos. Os resultados evidenciaram que as seis professoras entrevistadas não apresentam formação específica para o ensino de alunos com deficiência. Consequentemente, as quatro professores da escola comum não conhecem o conceito de adaptação curricular. A instituição especializada oferece apoio aos professores, entretanto, o mesmo não é continuo e permanente, portanto, não favorece uma cultura de reflexão conjunta do processo ensino-aprendizagem. A observação das aulas na escola regular permitiu verificar que as quatro professoras não planejam em função das especificidades dos alunos com deficiência. Na instituição especializada observou-se que o trabalho pouco se articula ao currículo escolar. Conclui-se, portanto, que a inclusão na escola pública tem avançado apenas em relação ao acesso, mas não em relação à qualidade dos processos escolares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7048
10.21723/riaee.v9i2.7048
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7048
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i2.7048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7048/5061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 447-458
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 447-458
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853572030464