A inclusão de alunos com deficiência na escola regular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Helena de Oliveira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9773
Resumo: A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é uma proposta da educação inclusiva, e tem despertado uma série de debates no campo educacional brasileiro, tal proposta é contrária ao modelo tradicional das escolas. O impacto causado pela inclusão nos remete a vários questionamentos, tendo em vista que essa idéia é relevante e ao mesmo tempo desafiadora. Mesmo amparada Por lei, não oferece condição, suporte e investimento necessários para o seu desenvolvimento como defende o princípio da educação inclusiva uma escola para todos, ensino de qualidade e igualdade de direitos. O objetivo geral desse trabalho é identificar no contexto concreto da escola como ocorre a inclusão na prática e o que pensa a comunidade escolar sobre esse processo. Para desenvolver esse trabalho optou-se pela abordagem qualitativa, realizada a partir de uma pesquisa de campo onde se investigou parte da comunidade escolar: gestores, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Frei Martinho-PB. Utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários e a observação através do diário de campo dentro e fora das salas de aula, no momento do intervalo. Os resultados mostram que a maior parte da comunidade escolar ainda não sabe ao certo o conceito de inclusão confundindo com integração, as dificuldades identificadas, foram: a falta de formação dos professores, de um profissional especializado, e diagnósticos dos alunos com deficiência ainda é uma barreira a ser vencida, a falta de formação específica para os professores que atuam na educação básica, também a falta de profissionais especializados.
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Mesmo amparada Por lei, não oferece condição, suporte e investimento necessários para o seu desenvolvimento como defende o princípio da educação inclusiva uma escola para todos, ensino de qualidade e igualdade de direitos. O objetivo geral desse trabalho é identificar no contexto concreto da escola como ocorre a inclusão na prática e o que pensa a comunidade escolar sobre esse processo. Para desenvolver esse trabalho optou-se pela abordagem qualitativa, realizada a partir de uma pesquisa de campo onde se investigou parte da comunidade escolar: gestores, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Frei Martinho-PB. Utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários e a observação através do diário de campo dentro e fora das salas de aula, no momento do intervalo. Os resultados mostram que a maior parte da comunidade escolar ainda não sabe ao certo o conceito de inclusão confundindo com integração, as dificuldades identificadas, foram: a falta de formação dos professores, de um profissional especializado, e diagnósticos dos alunos com deficiência ainda é uma barreira a ser vencida, a falta de formação específica para os professores que atuam na educação básica, também a falta de profissionais especializados.The inclusion of students with disabilities in regular schools is a proposal of inclusive education, and has sparked a series of debates in the Brazilian educational field, such a proposal is contrary to the traditional model of schools. The impact of inclusion brings us many questions, considering that this idea is relevant and at the same time challenging. Even supported by law, does not condition, support and investment required for their development as advocates the principle of inclusive education a school for all, quality education and equal rights. The aim of this study is to identify the specific context of the school as the inclusion occurs in practice and what you think the school community on this process. To develop this work we opted for a qualitative approach, carried out from a field study which investigated part of the school community: administrators, faculty and staff of the Municipal School for Primary Education, in Frei Martinho-PB. Used as instrument of data collection questionnaires and observation through daily field inside and outside the classroom, at the time of the interval. The results show that most of the school community still does not know for sure the concept of inclusion confused with integration difficulties identified were: the lack of teacher training, a specialized professional, and diagnoses of students with disabilities is still a barrier to be overcome, the lack of specific training for teachers working in primary education, but also a lack of specialized professionals.La inclusión de alumnos con discapacidad en la educación regular es una propuesta de educación inclusiva, y ha suscitado una serie de debates en el campo educativo brasileño, tal propuesta es contraria al modelo tradicional de escuelas. El impacto que provoca la inclusión nos lleva a varios interrogantes, considerando que esta idea es relevante y al mismo tiempo desafiante. Aún amparada por ley, no ofrece las condiciones, apoyo e inversión necesarias para su desarrollo como defiende el principio de educación inclusiva, escuela para todos, educación de calidad e igualdad de derechos. El objetivo general de este trabajo es identificar en el contexto concreto de la escuela cómo se da la inclusión en la práctica y qué piensa la comunidad escolar sobre este proceso. Para desarrollar este trabajo, optamos por un enfoque cualitativo, realizado a partir de una investigación de campo donde se investigó parte de la comunidad escolar: directivos, profesores y empleados de la Escuela Municipal de Educación Básica, en Frei Martinho-PB. Utilizamos cuestionarios y la observación a través del diario de campo dentro y fuera de las aulas, durante el recreo, como instrumento de recolección de datos. Los resultados muestran que la mayor parte de la comunidad escolar aún no conoce a ciencia cierta el concepto de inclusión, confundiéndolo con integración, las dificultades identificadas fueron: la falta de formación docente, de un profesional especializado, y diagnósticos de los estudiantes con discapacidad sigue siendo un problema .barrera a superar, la falta de formación específica para los docentes que trabajan en la educación básica, así como la falta de profesionales especializados.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.COSTA, Nayara Tatianna Santos dahttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297COSTA, Kiara Tatianny Santos da.LINHEIRA, Caroline Zabendzala.DANTAS, Helena de Oliveira.20142019-12-03T11:36:02Z2019-12-032019-12-03T11:36:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9773DANTAS, Helena de Oliveira. 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