Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanellato, Daniella
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Poker, Rosimar Bortolini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5375
Resumo: Desde 1990, no Brasil, o paradigma da educação inclusiva vem influenciando as políticas públicas e os sistemas educacionais. Cursos de formação continuada de professores estão se disseminando com a intenção de prepará-los para enfrentarem o desafio de atuar com o aluno com deficiência. Mas qual fator tem motivado os professores a participar desses cursos? O presente estudo pretendeu responder essa indagação. Buscou identificar e mapear os aspectos que motivaram 105 professores do ensino regular da rede municipal de ensino de São Paulo a participarem, durante os anos de 2010/2011, da terceira edição do curso de especialização denominado “Formação de Professores em Educação Especial”. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, aplicado aos professores integrantes do curso. Os resultados revelaram que a motivação está relacionada com as características da fase em que os professores se encontram, tanto no que diz respeito a idade, quanto ao ciclo da trajetória docente e, também, aos aspectos ligados principalmente a atuação profissional. Além disso, a partir dessa pesquisa, foram apontadas reflexões a respeito da importância da formação dos professores para o aperfeiçoamento do sistema educacional, a fim de atender efetivamente aos princípios de uma educação inclusiva, como sugere a legislação vigente em nosso país.
id UNESP-15_716cc804cc4ee33b3588db921d4a4dde
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5375
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questãoDesde 1990, no Brasil, o paradigma da educação inclusiva vem influenciando as políticas públicas e os sistemas educacionais. Cursos de formação continuada de professores estão se disseminando com a intenção de prepará-los para enfrentarem o desafio de atuar com o aluno com deficiência. Mas qual fator tem motivado os professores a participar desses cursos? O presente estudo pretendeu responder essa indagação. Buscou identificar e mapear os aspectos que motivaram 105 professores do ensino regular da rede municipal de ensino de São Paulo a participarem, durante os anos de 2010/2011, da terceira edição do curso de especialização denominado “Formação de Professores em Educação Especial”. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, aplicado aos professores integrantes do curso. Os resultados revelaram que a motivação está relacionada com as características da fase em que os professores se encontram, tanto no que diz respeito a idade, quanto ao ciclo da trajetória docente e, também, aos aspectos ligados principalmente a atuação profissional. Além disso, a partir dessa pesquisa, foram apontadas reflexões a respeito da importância da formação dos professores para o aperfeiçoamento do sistema educacional, a fim de atender efetivamente aos princípios de uma educação inclusiva, como sugere a legislação vigente em nosso país.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/537510.21723/riaee.v7i1.5375Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 1 (2012); 147-158Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 1 (2012); 147-1581982-55872446-860610.21723/riaee.v7i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5375/4308Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZanellato, DaniellaPoker, Rosimar Bortolini2017-11-07T20:26:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5375Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:26:20Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão
title Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão
spellingShingle Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão
Zanellato, Daniella
title_short Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão
title_full Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão
title_fullStr Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão
title_full_unstemmed Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão
title_sort Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão
author Zanellato, Daniella
author_facet Zanellato, Daniella
Poker, Rosimar Bortolini
author_role author
author2 Poker, Rosimar Bortolini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanellato, Daniella
Poker, Rosimar Bortolini
description Desde 1990, no Brasil, o paradigma da educação inclusiva vem influenciando as políticas públicas e os sistemas educacionais. Cursos de formação continuada de professores estão se disseminando com a intenção de prepará-los para enfrentarem o desafio de atuar com o aluno com deficiência. Mas qual fator tem motivado os professores a participar desses cursos? O presente estudo pretendeu responder essa indagação. Buscou identificar e mapear os aspectos que motivaram 105 professores do ensino regular da rede municipal de ensino de São Paulo a participarem, durante os anos de 2010/2011, da terceira edição do curso de especialização denominado “Formação de Professores em Educação Especial”. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, aplicado aos professores integrantes do curso. Os resultados revelaram que a motivação está relacionada com as características da fase em que os professores se encontram, tanto no que diz respeito a idade, quanto ao ciclo da trajetória docente e, também, aos aspectos ligados principalmente a atuação profissional. Além disso, a partir dessa pesquisa, foram apontadas reflexões a respeito da importância da formação dos professores para o aperfeiçoamento do sistema educacional, a fim de atender efetivamente aos princípios de uma educação inclusiva, como sugere a legislação vigente em nosso país.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5375
10.21723/riaee.v7i1.5375
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5375
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v7i1.5375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5375/4308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 1 (2012); 147-158
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 1 (2012); 147-158
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v7i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852743655424