Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickmann, Girlane Moura
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lohr, Suzane Schmidlin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8096
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada em Curitiba (PR) com 82 alunos e quatro professores de uma escola de línguas ligada a uma universidade publica federal. Partiu-se do pressuposto de que os comportamentos dos professores, ao ministrar suas aulas, poderiam influenciar positiva ou negativamente em algumas variáveis motivacionais dos alunos durante as aulas. O estudo teve como objetivo avaliar o estado e as metas motivacionais do aprendiz e relacionar esses elementos com a forma como os professores conduzem suas aulas. Os dados foram levantados através de entrevistas, aplicação de questionários e da observação direta dos comportamentos emitidos em sala de aula. As análises estatísticas dos dados feitas através dos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Tukey apontaram para os seguintes resultados: 1) Quanto maior era a responsividade do professor maiores eram a Atitude positiva dos alunos em relação ao curso e a Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas tanto para o Desempenho Pessoal como pelo Meio; 2) Quanto mais estratégias aversivas o professor usava em sala de aula maior era a Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas para o Desempenho Pessoal; 3) Quanto maior é a Exigência e o Controle Aversivo, mais ansioso ficou o aluno.
id UNESP-15_73752799d159306439ed841dd817a6be
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8096
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do alunoEste artigo é um recorte de uma pesquisa realizada em Curitiba (PR) com 82 alunos e quatro professores de uma escola de línguas ligada a uma universidade publica federal. Partiu-se do pressuposto de que os comportamentos dos professores, ao ministrar suas aulas, poderiam influenciar positiva ou negativamente em algumas variáveis motivacionais dos alunos durante as aulas. O estudo teve como objetivo avaliar o estado e as metas motivacionais do aprendiz e relacionar esses elementos com a forma como os professores conduzem suas aulas. Os dados foram levantados através de entrevistas, aplicação de questionários e da observação direta dos comportamentos emitidos em sala de aula. As análises estatísticas dos dados feitas através dos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Tukey apontaram para os seguintes resultados: 1) Quanto maior era a responsividade do professor maiores eram a Atitude positiva dos alunos em relação ao curso e a Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas tanto para o Desempenho Pessoal como pelo Meio; 2) Quanto mais estratégias aversivas o professor usava em sala de aula maior era a Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas para o Desempenho Pessoal; 3) Quanto maior é a Exigência e o Controle Aversivo, mais ansioso ficou o aluno.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/809610.21723/riaee.v10i3.8096Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 857-873Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 857-8731982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8096/5501Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHickmann, Girlane MouraLohr, Suzane Schmidlin2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8096Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno
title Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno
spellingShingle Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno
Hickmann, Girlane Moura
title_short Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno
title_full Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno
title_fullStr Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno
title_full_unstemmed Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno
title_sort Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno
author Hickmann, Girlane Moura
author_facet Hickmann, Girlane Moura
Lohr, Suzane Schmidlin
author_role author
author2 Lohr, Suzane Schmidlin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hickmann, Girlane Moura
Lohr, Suzane Schmidlin
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada em Curitiba (PR) com 82 alunos e quatro professores de uma escola de línguas ligada a uma universidade publica federal. Partiu-se do pressuposto de que os comportamentos dos professores, ao ministrar suas aulas, poderiam influenciar positiva ou negativamente em algumas variáveis motivacionais dos alunos durante as aulas. O estudo teve como objetivo avaliar o estado e as metas motivacionais do aprendiz e relacionar esses elementos com a forma como os professores conduzem suas aulas. Os dados foram levantados através de entrevistas, aplicação de questionários e da observação direta dos comportamentos emitidos em sala de aula. As análises estatísticas dos dados feitas através dos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Tukey apontaram para os seguintes resultados: 1) Quanto maior era a responsividade do professor maiores eram a Atitude positiva dos alunos em relação ao curso e a Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas tanto para o Desempenho Pessoal como pelo Meio; 2) Quanto mais estratégias aversivas o professor usava em sala de aula maior era a Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas para o Desempenho Pessoal; 3) Quanto maior é a Exigência e o Controle Aversivo, mais ansioso ficou o aluno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8096
10.21723/riaee.v10i3.8096
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8096
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i3.8096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8096/5501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 857-873
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 857-873
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854037598208