A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertani, Iris Fenner
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435
Resumo: Os pesquisadores das ciências sociais aplicadas, tanto de iniciação científica como mestrandos e doutorandos, têm utilizado a metodologia da pesquisa qualitativa como instrumento preferencial para o desvendamento da realidade do usuário do hospital público. Esta atitude entra em desacordo com a cultura institucional hospitalar tradicional, de percepção e elucidação da realidade por meio do levantamento numérico quantitativo entendido como pensamento racional e científico e única forma de afastar-se do empirismo e da improvisação na área do tratamento e cuidados. Ao desenvolver a postura baseada no raciocínio heurístico-dialético como alternativa incluída no entendimento e explicação do mundo, o pesquisador revela as condições conjunturais e estruturais da sociedade e o seu rebatimento na vida e modo de ver o mundo dos doentes internados. Apresenta uma contribuição importante ao possibilitar maior visibilidade ao fator humano socialmente compreendido, ás relações hospitalares entre o doente e a equipe, e durante o tratamento em si.
id UNESP-15_7db76f801bb53613bfba034ba903ad52
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/435
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalarOs pesquisadores das ciências sociais aplicadas, tanto de iniciação científica como mestrandos e doutorandos, têm utilizado a metodologia da pesquisa qualitativa como instrumento preferencial para o desvendamento da realidade do usuário do hospital público. Esta atitude entra em desacordo com a cultura institucional hospitalar tradicional, de percepção e elucidação da realidade por meio do levantamento numérico quantitativo entendido como pensamento racional e científico e única forma de afastar-se do empirismo e da improvisação na área do tratamento e cuidados. Ao desenvolver a postura baseada no raciocínio heurístico-dialético como alternativa incluída no entendimento e explicação do mundo, o pesquisador revela as condições conjunturais e estruturais da sociedade e o seu rebatimento na vida e modo de ver o mundo dos doentes internados. Apresenta uma contribuição importante ao possibilitar maior visibilidade ao fator humano socialmente compreendido, ás relações hospitalares entre o doente e a equipe, e durante o tratamento em si.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/43510.21723/riaee.v1i1.435Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 104-112Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 104-1121982-55872446-860610.21723/riaee.v1i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435/315Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertani, Iris Fenner2017-11-07T18:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/435Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:06:53Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar
title A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar
spellingShingle A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar
Bertani, Iris Fenner
title_short A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar
title_full A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar
title_fullStr A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar
title_full_unstemmed A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar
title_sort A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar
author Bertani, Iris Fenner
author_facet Bertani, Iris Fenner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertani, Iris Fenner
description Os pesquisadores das ciências sociais aplicadas, tanto de iniciação científica como mestrandos e doutorandos, têm utilizado a metodologia da pesquisa qualitativa como instrumento preferencial para o desvendamento da realidade do usuário do hospital público. Esta atitude entra em desacordo com a cultura institucional hospitalar tradicional, de percepção e elucidação da realidade por meio do levantamento numérico quantitativo entendido como pensamento racional e científico e única forma de afastar-se do empirismo e da improvisação na área do tratamento e cuidados. Ao desenvolver a postura baseada no raciocínio heurístico-dialético como alternativa incluída no entendimento e explicação do mundo, o pesquisador revela as condições conjunturais e estruturais da sociedade e o seu rebatimento na vida e modo de ver o mundo dos doentes internados. Apresenta uma contribuição importante ao possibilitar maior visibilidade ao fator humano socialmente compreendido, ás relações hospitalares entre o doente e a equipe, e durante o tratamento em si.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435
10.21723/riaee.v1i1.435
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v1i1.435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435/315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 104-112
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 104-112
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v1i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852142821376