A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435 |
Resumo: | Os pesquisadores das ciências sociais aplicadas, tanto de iniciação científica como mestrandos e doutorandos, têm utilizado a metodologia da pesquisa qualitativa como instrumento preferencial para o desvendamento da realidade do usuário do hospital público. Esta atitude entra em desacordo com a cultura institucional hospitalar tradicional, de percepção e elucidação da realidade por meio do levantamento numérico quantitativo entendido como pensamento racional e científico e única forma de afastar-se do empirismo e da improvisação na área do tratamento e cuidados. Ao desenvolver a postura baseada no raciocínio heurístico-dialético como alternativa incluída no entendimento e explicação do mundo, o pesquisador revela as condições conjunturais e estruturais da sociedade e o seu rebatimento na vida e modo de ver o mundo dos doentes internados. Apresenta uma contribuição importante ao possibilitar maior visibilidade ao fator humano socialmente compreendido, ás relações hospitalares entre o doente e a equipe, e durante o tratamento em si. |
id |
UNESP-15_7db76f801bb53613bfba034ba903ad52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/435 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalarOs pesquisadores das ciências sociais aplicadas, tanto de iniciação científica como mestrandos e doutorandos, têm utilizado a metodologia da pesquisa qualitativa como instrumento preferencial para o desvendamento da realidade do usuário do hospital público. Esta atitude entra em desacordo com a cultura institucional hospitalar tradicional, de percepção e elucidação da realidade por meio do levantamento numérico quantitativo entendido como pensamento racional e científico e única forma de afastar-se do empirismo e da improvisação na área do tratamento e cuidados. Ao desenvolver a postura baseada no raciocínio heurístico-dialético como alternativa incluída no entendimento e explicação do mundo, o pesquisador revela as condições conjunturais e estruturais da sociedade e o seu rebatimento na vida e modo de ver o mundo dos doentes internados. Apresenta uma contribuição importante ao possibilitar maior visibilidade ao fator humano socialmente compreendido, ás relações hospitalares entre o doente e a equipe, e durante o tratamento em si.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/43510.21723/riaee.v1i1.435Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 104-112Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 104-1121982-55872446-860610.21723/riaee.v1i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435/315Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertani, Iris Fenner2017-11-07T18:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/435Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:06:53Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar |
title |
A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar |
spellingShingle |
A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar Bertani, Iris Fenner |
title_short |
A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar |
title_full |
A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar |
title_fullStr |
A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar |
title_full_unstemmed |
A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar |
title_sort |
A contribuição da metodologia qualitativa para a área hospitalar |
author |
Bertani, Iris Fenner |
author_facet |
Bertani, Iris Fenner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertani, Iris Fenner |
description |
Os pesquisadores das ciências sociais aplicadas, tanto de iniciação científica como mestrandos e doutorandos, têm utilizado a metodologia da pesquisa qualitativa como instrumento preferencial para o desvendamento da realidade do usuário do hospital público. Esta atitude entra em desacordo com a cultura institucional hospitalar tradicional, de percepção e elucidação da realidade por meio do levantamento numérico quantitativo entendido como pensamento racional e científico e única forma de afastar-se do empirismo e da improvisação na área do tratamento e cuidados. Ao desenvolver a postura baseada no raciocínio heurístico-dialético como alternativa incluída no entendimento e explicação do mundo, o pesquisador revela as condições conjunturais e estruturais da sociedade e o seu rebatimento na vida e modo de ver o mundo dos doentes internados. Apresenta uma contribuição importante ao possibilitar maior visibilidade ao fator humano socialmente compreendido, ás relações hospitalares entre o doente e a equipe, e durante o tratamento em si. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435 10.21723/riaee.v1i1.435 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v1i1.435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/435/315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 104-112 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 104-112 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v1i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852142821376 |