O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Silvia Adriana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Garms, Gilza Maria Zauhy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/450
Resumo: Entre outras dificuldades, o professor passa a maior parte de seu tempo tentando criar condições para efetivar seu fazer pedagógico. A vida escolar cotidiana constitui uma realidade de cooperação e conflitos entre seus sujeitos, que pode ser menos ou mais cooperativa dependendo da forma de interagir desses sujeitos. Assim, acreditamos que uma das vias de entendimento da dinâmica escolar é esquadrinhar a qualidade das relações interpessoais entre seus atores. Nesta perspectiva, o presente trabalho verificou a representação que 50 alunos do ensino fundamental, de uma escola estadual do município de Presidente Prudente, faziam da instituição e de seus professores do ponto de vista afetivo. Nas respostas para as provocações “o que mais gosto e o que menos gosto nos meus professores” há indicativos de que a dimensão afetiva é ignorada no âmbito escolar
id UNESP-15_86dd471f6fa0ba7609bf594ab0e6cf1d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/450
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docenteEntre outras dificuldades, o professor passa a maior parte de seu tempo tentando criar condições para efetivar seu fazer pedagógico. A vida escolar cotidiana constitui uma realidade de cooperação e conflitos entre seus sujeitos, que pode ser menos ou mais cooperativa dependendo da forma de interagir desses sujeitos. Assim, acreditamos que uma das vias de entendimento da dinâmica escolar é esquadrinhar a qualidade das relações interpessoais entre seus atores. Nesta perspectiva, o presente trabalho verificou a representação que 50 alunos do ensino fundamental, de uma escola estadual do município de Presidente Prudente, faziam da instituição e de seus professores do ponto de vista afetivo. Nas respostas para as provocações “o que mais gosto e o que menos gosto nos meus professores” há indicativos de que a dimensão afetiva é ignorada no âmbito escolarFaculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/45010.21723/riaee.v1i2.450Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 231-239Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 231-2391982-55872446-860610.21723/riaee.v1i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/450/328Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Silvia AdrianaGarms, Gilza Maria Zauhy2017-11-07T18:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/450Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:16:51Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente
title O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente
spellingShingle O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente
Rodrigues, Silvia Adriana
title_short O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente
title_full O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente
title_fullStr O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente
title_full_unstemmed O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente
title_sort O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente
author Rodrigues, Silvia Adriana
author_facet Rodrigues, Silvia Adriana
Garms, Gilza Maria Zauhy
author_role author
author2 Garms, Gilza Maria Zauhy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Silvia Adriana
Garms, Gilza Maria Zauhy
description Entre outras dificuldades, o professor passa a maior parte de seu tempo tentando criar condições para efetivar seu fazer pedagógico. A vida escolar cotidiana constitui uma realidade de cooperação e conflitos entre seus sujeitos, que pode ser menos ou mais cooperativa dependendo da forma de interagir desses sujeitos. Assim, acreditamos que uma das vias de entendimento da dinâmica escolar é esquadrinhar a qualidade das relações interpessoais entre seus atores. Nesta perspectiva, o presente trabalho verificou a representação que 50 alunos do ensino fundamental, de uma escola estadual do município de Presidente Prudente, faziam da instituição e de seus professores do ponto de vista afetivo. Nas respostas para as provocações “o que mais gosto e o que menos gosto nos meus professores” há indicativos de que a dimensão afetiva é ignorada no âmbito escolar
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/450
10.21723/riaee.v1i2.450
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/450
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v1i2.450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/450/328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 231-239
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 231-239
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v1i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852162744320