A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Nildo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6474
Resumo: O artigo discute a questão da difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo, pois este último, devido sua sistematicidade e caráter mais abstrato, não é de fácil assimilação. Essa dificuldade, ao lado de outras determinações, é a geradora da formação ritual e das representações mescladas e é algo relativamente comum no ensino superior em todo o mundo. Nesse sentido, explicitar o processo de explicação desse fenômeno assume grande importância no debate educacional contemporâneo.
id UNESP-15_8a2296bfffa3643813126a768e1a85ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6474
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexoO artigo discute a questão da difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo, pois este último, devido sua sistematicidade e caráter mais abstrato, não é de fácil assimilação. Essa dificuldade, ao lado de outras determinações, é a geradora da formação ritual e das representações mescladas e é algo relativamente comum no ensino superior em todo o mundo. Nesse sentido, explicitar o processo de explicação desse fenômeno assume grande importância no debate educacional contemporâneo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/647410.21723/riaee.v8i1.6474Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 58-64Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 58-641982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6474/4783Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Nildo2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6474Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo
title A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo
spellingShingle A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo
Viana, Nildo
title_short A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo
title_full A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo
title_fullStr A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo
title_full_unstemmed A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo
title_sort A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo
author Viana, Nildo
author_facet Viana, Nildo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Nildo
description O artigo discute a questão da difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo, pois este último, devido sua sistematicidade e caráter mais abstrato, não é de fácil assimilação. Essa dificuldade, ao lado de outras determinações, é a geradora da formação ritual e das representações mescladas e é algo relativamente comum no ensino superior em todo o mundo. Nesse sentido, explicitar o processo de explicação desse fenômeno assume grande importância no debate educacional contemporâneo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6474
10.21723/riaee.v8i1.6474
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6474
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i1.6474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6474/4783
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 58-64
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 58-64
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1820236777219162112