História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421 |
Resumo: | Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131/17336 |
id |
UFSC_fec2aa664716d28dff75d5f0f37f29a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160421 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícilhistória da educação matemáticacurso primário de aritméticapedagogia científicaLourenço FilhoDisponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131/17336O texto analisa as transformações dos processos didático-pedagógicos tendo em vista as propos- tas da chamada “pedagogia científica”. Em específico, atém-se àquelas destinadas aos ensinos de matemática na escola primária na década de 1930. Toma como referência a obra de Lourenço Filho intitulada Introdução ao estudo da Escola Nova. Usa como instrumental teórico-metodológico aportes da História Cultural. Orienta-se pelo objetivo de historicizar a passagem do simples/ complexo para a díade fácil/difícil.Cadernos de História da Educação2016-04-07T19:39:40Z2016-04-07T19:39:40Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 357-367, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-07T19:39:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160421Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-07T19:39:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil |
title |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil |
spellingShingle |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil Valente, Wagner Rodrigues história da educação matemática curso primário de aritmética pedagogia científica Lourenço Filho |
title_short |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil |
title_full |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil |
title_fullStr |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil |
title_full_unstemmed |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil |
title_sort |
História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da educação matemática curso primário de aritmética pedagogia científica Lourenço Filho |
topic |
história da educação matemática curso primário de aritmética pedagogia científica Lourenço Filho |
description |
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131/17336 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-04-07T19:39:40Z 2016-04-07T19:39:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 357-367, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 357-367, 2015. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651913063825408 |