História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421
Resumo: Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131/17336
id UFSC_fec2aa664716d28dff75d5f0f37f29a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160421
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícilhistória da educação matemáticacurso primário de aritméticapedagogia científicaLourenço FilhoDisponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131/17336O texto analisa as transformações dos processos didático-pedagógicos tendo em vista as propos- tas da chamada “pedagogia científica”. Em específico, atém-se àquelas destinadas aos ensinos de matemática na escola primária na década de 1930. Toma como referência a obra de Lourenço Filho intitulada Introdução ao estudo da Escola Nova. Usa como instrumental teórico-metodológico aportes da História Cultural. Orienta-se pelo objetivo de historicizar a passagem do simples/ complexo para a díade fácil/difícil.Cadernos de História da Educação2016-04-07T19:39:40Z2016-04-07T19:39:40Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 357-367, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-07T19:39:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160421Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-07T19:39:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil
title História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil
spellingShingle História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil
Valente, Wagner Rodrigues
história da educação matemática
curso primário de aritmética
pedagogia científica
Lourenço Filho
title_short História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil
title_full História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil
title_fullStr História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil
title_full_unstemmed História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil
title_sort História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação matemática
curso primário de aritmética
pedagogia científica
Lourenço Filho
topic história da educação matemática
curso primário de aritmética
pedagogia científica
Lourenço Filho
description Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131/17336
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-07T19:39:40Z
2016-04-07T19:39:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 357-367, 2015.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 357-367, 2015.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651913063825408