O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9433 |
Resumo: | A presente investigação elaborou um breve panorama dos temas relacionados aos nativos digitais e a educação no século XXI. O uso das tecnologias na educação tem sido um desafio com algumas questões em aberto, tais como: por que e como utilizar mídias digitais na educação e quais mídias utilizar. A facilidade de acesso das tecnologias digitais pelos jovens obriga o processo de ensino-aprendizagem se adaptar, para preparar e desenvolver cidadãos críticos e ativos. Com o intuito de levantar dados e refletir sobre as tecnologias digitais e a sua utilização no processo educativo dos nativos digitais, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre a origem dos nativos digitais e a sua correlação com as tecnologias da informação e comunicação. Posteriormente serão elaboradas pesquisas quantitativa e qualitativa para serem aplicadas na comunidade acadêmica (alunos e professores) em duas escolas de nível médio, uma pública e outra privada. Os resultados serão analisados e comparados com o objetivo de validar a pergunta de pesquisa e contribuir para discutir os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. Até o momento pode inferir que é preciso aprofundar o estudo sobre o conceito de mídias digitais e seu uso no processo educativo |
id |
UNESP-15_8d22535dde595350cbc19c6d9c3d007a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9433 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das tecnologias digitais na educação do século XXINativos digitais. Tecnologias. Educação. Ensino-aprendizagem.A presente investigação elaborou um breve panorama dos temas relacionados aos nativos digitais e a educação no século XXI. O uso das tecnologias na educação tem sido um desafio com algumas questões em aberto, tais como: por que e como utilizar mídias digitais na educação e quais mídias utilizar. A facilidade de acesso das tecnologias digitais pelos jovens obriga o processo de ensino-aprendizagem se adaptar, para preparar e desenvolver cidadãos críticos e ativos. Com o intuito de levantar dados e refletir sobre as tecnologias digitais e a sua utilização no processo educativo dos nativos digitais, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre a origem dos nativos digitais e a sua correlação com as tecnologias da informação e comunicação. Posteriormente serão elaboradas pesquisas quantitativa e qualitativa para serem aplicadas na comunidade acadêmica (alunos e professores) em duas escolas de nível médio, uma pública e outra privada. Os resultados serão analisados e comparados com o objetivo de validar a pergunta de pesquisa e contribuir para discutir os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. Até o momento pode inferir que é preciso aprofundar o estudo sobre o conceito de mídias digitais e seu uso no processo educativoFaculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/943310.21723/riaee.v12.n1.9433Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 205-214Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 205-2141982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9433/6260Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Priscilla Aparecida SantanaAlbino, João Pedro2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9433Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI |
title |
O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI |
spellingShingle |
O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana Nativos digitais. Tecnologias. Educação. Ensino-aprendizagem. |
title_short |
O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI |
title_full |
O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI |
title_fullStr |
O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI |
title_sort |
O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI |
author |
Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana |
author_facet |
Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana Albino, João Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Albino, João Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana Albino, João Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nativos digitais. Tecnologias. Educação. Ensino-aprendizagem. |
topic |
Nativos digitais. Tecnologias. Educação. Ensino-aprendizagem. |
description |
A presente investigação elaborou um breve panorama dos temas relacionados aos nativos digitais e a educação no século XXI. O uso das tecnologias na educação tem sido um desafio com algumas questões em aberto, tais como: por que e como utilizar mídias digitais na educação e quais mídias utilizar. A facilidade de acesso das tecnologias digitais pelos jovens obriga o processo de ensino-aprendizagem se adaptar, para preparar e desenvolver cidadãos críticos e ativos. Com o intuito de levantar dados e refletir sobre as tecnologias digitais e a sua utilização no processo educativo dos nativos digitais, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre a origem dos nativos digitais e a sua correlação com as tecnologias da informação e comunicação. Posteriormente serão elaboradas pesquisas quantitativa e qualitativa para serem aplicadas na comunidade acadêmica (alunos e professores) em duas escolas de nível médio, uma pública e outra privada. Os resultados serão analisados e comparados com o objetivo de validar a pergunta de pesquisa e contribuir para discutir os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. Até o momento pode inferir que é preciso aprofundar o estudo sobre o conceito de mídias digitais e seu uso no processo educativo |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9433 10.21723/riaee.v12.n1.9433 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9433 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.9433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9433/6260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 205-214 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 205-214 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215855525527552 |