A orientação sexual no contexto inclusivo: um estudo teórico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/465 |
Resumo: | O intuito do presente estudo é esboçar e refletir a questão da orientação sexual no cenário inclusivo. As fontes deste trabalho são artigos, dissertações, teses e livros que versam sobre os temas da inclusão e sexualidade, aspectos estes inter-relacionados e indissociáveis. O assunto da sexualidade é um dos muitos que pode facilitar o processo de inclusão das pessoas com deficiências, pois está associada muito mais com o trabalho de expressão de sentimentos, atitude e de formação de valores morais, do que com conteúdos acadêmicos e científicos a ser dominado intelectualmente pelos alunos. Deste modo, a inserção da orientação sexual no contexto escolar decorre da necessidade de se propiciar uma educação geral dos alunos, a qual inclua a sexualidade. Os alunos detentores dos seus direitos precisam ter oportunidades de saber sobre a sexualidade, de modo que tenham acesso às informações precisas que envolvam este tema, a fim de que não sejam reféns dos mitos e tabus. Para o êxito da inclusão dos alunos com deficiências implica em se considerar a sexualidade, visto que é uma necessidade básica do ser humano. Portanto, é mister políticas públicas e programas educacionais eficazes, que se atenham à relevância da orientação sexual ser efetivada no cenário escolar, de modo que todos estudantes inseridos nos bancos escolares possam desfrutar de uma educação inclusiva, a qual não exclua, mas sim inclua a sexualidade. |
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