A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857 |
Resumo: | Este trabalho trata-se de uma análise a partir de uma revisão bibliográfica a despeito dos componentes curriculares Estágio Supervisionado e Didática no curso de Pedagogia. Sendo assim, ele se inscreve no âmbito das discussões do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, e apresenta o papel que estes componentes curriculares possuem para a aprendizagem profissional docente. Para tanto, tem como objetivo analisar a construção histórica de sentidos sobre Estágio Supervisionado e Didática nos cursos de Pedagogia, tendo ainda como percurso teórico-metodológico a Análise do Discurso. Dessa forma, a partir da análise desses sentidos elaborados historicamente foi possível perceber que os sentidos de Estágio e Didática se modificaram ao longo dos anos na produção teórica brasileira, isso aconteceu articulado às mudanças pelas quais também enfrentou o curso de Pedagogia, o que demonstra que os sentidos atuais embora articulados com os já-ditos do passado, carregam em si a possibilidade de um dizer novo sobre estes componentes curriculares. Um dizer novo que pode contribuir de forma mais efetiva para a aprendizagem da profissão professor. |
id |
UNESP-15_939dd3926b8ada51c89566270a287a79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6857 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricasEste trabalho trata-se de uma análise a partir de uma revisão bibliográfica a despeito dos componentes curriculares Estágio Supervisionado e Didática no curso de Pedagogia. Sendo assim, ele se inscreve no âmbito das discussões do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, e apresenta o papel que estes componentes curriculares possuem para a aprendizagem profissional docente. Para tanto, tem como objetivo analisar a construção histórica de sentidos sobre Estágio Supervisionado e Didática nos cursos de Pedagogia, tendo ainda como percurso teórico-metodológico a Análise do Discurso. Dessa forma, a partir da análise desses sentidos elaborados historicamente foi possível perceber que os sentidos de Estágio e Didática se modificaram ao longo dos anos na produção teórica brasileira, isso aconteceu articulado às mudanças pelas quais também enfrentou o curso de Pedagogia, o que demonstra que os sentidos atuais embora articulados com os já-ditos do passado, carregam em si a possibilidade de um dizer novo sobre estes componentes curriculares. Um dizer novo que pode contribuir de forma mais efetiva para a aprendizagem da profissão professor.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/685710.21723/riaee.v9i1.6857Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 60-70Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 60-701982-55872446-860610.21723/riaee.v9i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857/4938Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Julia Carvalho deSilva, Maria Angélica daAlmeida, Lucinalva Andrade Ataide de2017-11-08T18:51:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6857Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:51:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas |
title |
A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas |
spellingShingle |
A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas Melo, Maria Julia Carvalho de |
title_short |
A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas |
title_full |
A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas |
title_fullStr |
A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas |
title_full_unstemmed |
A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas |
title_sort |
A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas |
author |
Melo, Maria Julia Carvalho de |
author_facet |
Melo, Maria Julia Carvalho de Silva, Maria Angélica da Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Angélica da Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Julia Carvalho de Silva, Maria Angélica da Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de |
description |
Este trabalho trata-se de uma análise a partir de uma revisão bibliográfica a despeito dos componentes curriculares Estágio Supervisionado e Didática no curso de Pedagogia. Sendo assim, ele se inscreve no âmbito das discussões do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, e apresenta o papel que estes componentes curriculares possuem para a aprendizagem profissional docente. Para tanto, tem como objetivo analisar a construção histórica de sentidos sobre Estágio Supervisionado e Didática nos cursos de Pedagogia, tendo ainda como percurso teórico-metodológico a Análise do Discurso. Dessa forma, a partir da análise desses sentidos elaborados historicamente foi possível perceber que os sentidos de Estágio e Didática se modificaram ao longo dos anos na produção teórica brasileira, isso aconteceu articulado às mudanças pelas quais também enfrentou o curso de Pedagogia, o que demonstra que os sentidos atuais embora articulados com os já-ditos do passado, carregam em si a possibilidade de um dizer novo sobre estes componentes curriculares. Um dizer novo que pode contribuir de forma mais efetiva para a aprendizagem da profissão professor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857 10.21723/riaee.v9i1.6857 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i1.6857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857/4938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 60-70 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 60-70 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853512261632 |