A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Julia Carvalho de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Maria Angélica da, Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857
Resumo: Este trabalho trata-se de uma análise a partir de uma revisão bibliográfica a despeito dos componentes curriculares Estágio Supervisionado e Didática no curso de Pedagogia. Sendo assim, ele se inscreve no âmbito das discussões do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, e apresenta o papel que estes componentes curriculares possuem para a aprendizagem profissional docente. Para tanto, tem como objetivo analisar a construção histórica de sentidos sobre Estágio Supervisionado e Didática nos cursos de Pedagogia, tendo ainda como percurso teórico-metodológico a Análise do Discurso. Dessa forma, a partir da análise desses sentidos elaborados historicamente foi possível perceber que os sentidos de Estágio e Didática se modificaram ao longo dos anos na produção teórica brasileira, isso aconteceu articulado às mudanças pelas quais também enfrentou o curso de Pedagogia, o que demonstra que os sentidos atuais embora articulados com os já-ditos do passado, carregam em si a possibilidade de um dizer novo sobre estes componentes curriculares. Um dizer novo que pode contribuir de forma mais efetiva para a aprendizagem da profissão professor.
id UNESP-15_939dd3926b8ada51c89566270a287a79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6857
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricasEste trabalho trata-se de uma análise a partir de uma revisão bibliográfica a despeito dos componentes curriculares Estágio Supervisionado e Didática no curso de Pedagogia. Sendo assim, ele se inscreve no âmbito das discussões do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, e apresenta o papel que estes componentes curriculares possuem para a aprendizagem profissional docente. Para tanto, tem como objetivo analisar a construção histórica de sentidos sobre Estágio Supervisionado e Didática nos cursos de Pedagogia, tendo ainda como percurso teórico-metodológico a Análise do Discurso. Dessa forma, a partir da análise desses sentidos elaborados historicamente foi possível perceber que os sentidos de Estágio e Didática se modificaram ao longo dos anos na produção teórica brasileira, isso aconteceu articulado às mudanças pelas quais também enfrentou o curso de Pedagogia, o que demonstra que os sentidos atuais embora articulados com os já-ditos do passado, carregam em si a possibilidade de um dizer novo sobre estes componentes curriculares. Um dizer novo que pode contribuir de forma mais efetiva para a aprendizagem da profissão professor.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/685710.21723/riaee.v9i1.6857Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 60-70Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 60-701982-55872446-860610.21723/riaee.v9i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857/4938Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Julia Carvalho deSilva, Maria Angélica daAlmeida, Lucinalva Andrade Ataide de2017-11-08T18:51:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6857Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:51:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas
title A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas
spellingShingle A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas
Melo, Maria Julia Carvalho de
title_short A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas
title_full A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas
title_fullStr A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas
title_full_unstemmed A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas
title_sort A construção histórica de sentidos sobre estágio supervisionado e didática nos cursos de pedagogia: uma análise a partir das produções teóricas
author Melo, Maria Julia Carvalho de
author_facet Melo, Maria Julia Carvalho de
Silva, Maria Angélica da
Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de
author_role author
author2 Silva, Maria Angélica da
Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Julia Carvalho de
Silva, Maria Angélica da
Almeida, Lucinalva Andrade Ataide de
description Este trabalho trata-se de uma análise a partir de uma revisão bibliográfica a despeito dos componentes curriculares Estágio Supervisionado e Didática no curso de Pedagogia. Sendo assim, ele se inscreve no âmbito das discussões do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, e apresenta o papel que estes componentes curriculares possuem para a aprendizagem profissional docente. Para tanto, tem como objetivo analisar a construção histórica de sentidos sobre Estágio Supervisionado e Didática nos cursos de Pedagogia, tendo ainda como percurso teórico-metodológico a Análise do Discurso. Dessa forma, a partir da análise desses sentidos elaborados historicamente foi possível perceber que os sentidos de Estágio e Didática se modificaram ao longo dos anos na produção teórica brasileira, isso aconteceu articulado às mudanças pelas quais também enfrentou o curso de Pedagogia, o que demonstra que os sentidos atuais embora articulados com os já-ditos do passado, carregam em si a possibilidade de um dizer novo sobre estes componentes curriculares. Um dizer novo que pode contribuir de forma mais efetiva para a aprendizagem da profissão professor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857
10.21723/riaee.v9i1.6857
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i1.6857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6857/4938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 60-70
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 60-70
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853512261632