Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Maria José de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Morais, Maria José da Silva, Santos, Jocyléia Santana dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6635
Resumo: Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Para haver mudanças nas práticas metodológicas faz-se imprescindível a percepção docente de que o conhecimento é um contínuo aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional.
id UNESP-15_965263d241473ba1cd813509e19a9a9a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6635
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuadaEste artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Para haver mudanças nas práticas metodológicas faz-se imprescindível a percepção docente de que o conhecimento é um contínuo aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/663510.21723/riaee.v9i4.6635Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 880-898Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 880-8981982-55872446-860610.21723/riaee.v9i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6635/5320Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Maria José deMorais, Maria José da SilvaSantos, Jocyléia Santana dos2017-11-08T19:12:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6635Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:12:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuada
title Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuada
spellingShingle Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuada
Pinho, Maria José de
title_short Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuada
title_full Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuada
title_fullStr Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuada
title_full_unstemmed Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuada
title_sort Indícios de criatividade e inovação no processo de formação continuada
author Pinho, Maria José de
author_facet Pinho, Maria José de
Morais, Maria José da Silva
Santos, Jocyléia Santana dos
author_role author
author2 Morais, Maria José da Silva
Santos, Jocyléia Santana dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Maria José de
Morais, Maria José da Silva
Santos, Jocyléia Santana dos
description Este artigo objetivou identificar, por meio de documentos e relatos de professores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, os indícios de prática criativa e inovadora no processo de formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho caracteriza-se como abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os procedimentos técnicos adotados para a realização deste estudo incluem revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (entrevistas). Para haver mudanças nas práticas metodológicas faz-se imprescindível a percepção docente de que o conhecimento é um contínuo aprender. Portanto, ao investigar as experiências pessoais e educacionais de professores, buscou-se evidenciar a memória e a subjetividade desses sujeitos, no sentido de desvelar possibilidades de ações criativas e inovadoras no processo educacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6635
10.21723/riaee.v9i4.6635
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6635
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i4.6635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6635/5320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 880-898
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 880-898
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853474512896