Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Claudia Ximenez
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Marilda da, Oliveira, Paula Ramos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5000
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar reflexões do pensador Walter Benjamin, um dos mais instigantes intelectuais da modernidade, buscando caracterizar por intermédio da leitura de seus escritos a relação que o autor estabelece entre brincar na infância e cultura lúdica, mais precisamente sobre a memória do brincar e as relações existentes entre infância, cultura, história e memória na sociedade contemporânea pós século XX. Para tanto, nos pautamos em notas, ensaios, traduções e artigos de Benjamin nos quais identificamos concepções de infância e cultura lúdica representadas em experiências vividas em espaços, formas de brincar e tipos de brinquedos constituídos por (e constituintes de) seu paradigma. Observamos no pensamento benjaminiano uma visão de infância não infantilizada, não simplista e não reducionista. Suas obras permitem-nos discutir e justificam a necessidade de uma análise mais apurada sobre o fenômeno da formação e da prática docente no interior do cotidiano infantil escolar. Ao revisitar as idéias originais, críticas e irreverentes de Benjamin, pensando a Educação com e a partir dele, espera-se contribuir com outros estudos que, no campo da educação, vêm elucidando perspectivas acerca do processo de formação e prática docente em relação à cultura lúdica infantil, mais precisamente acerca da infância e dos lugares da infância no contexto contemporâneo.
id UNESP-15_99c10f5261d9cc7fc269d6e18cd6c5ab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5000
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docenteEste texto tem como objetivo apresentar reflexões do pensador Walter Benjamin, um dos mais instigantes intelectuais da modernidade, buscando caracterizar por intermédio da leitura de seus escritos a relação que o autor estabelece entre brincar na infância e cultura lúdica, mais precisamente sobre a memória do brincar e as relações existentes entre infância, cultura, história e memória na sociedade contemporânea pós século XX. Para tanto, nos pautamos em notas, ensaios, traduções e artigos de Benjamin nos quais identificamos concepções de infância e cultura lúdica representadas em experiências vividas em espaços, formas de brincar e tipos de brinquedos constituídos por (e constituintes de) seu paradigma. Observamos no pensamento benjaminiano uma visão de infância não infantilizada, não simplista e não reducionista. Suas obras permitem-nos discutir e justificam a necessidade de uma análise mais apurada sobre o fenômeno da formação e da prática docente no interior do cotidiano infantil escolar. Ao revisitar as idéias originais, críticas e irreverentes de Benjamin, pensando a Educação com e a partir dele, espera-se contribuir com outros estudos que, no campo da educação, vêm elucidando perspectivas acerca do processo de formação e prática docente em relação à cultura lúdica infantil, mais precisamente acerca da infância e dos lugares da infância no contexto contemporâneo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/500010.21723/riaee.v6i3.5000Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 46-56Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 46-561982-55872446-860610.21723/riaee.v6i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5000/4149Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Claudia XimenezSilva, Marilda daOliveira, Paula Ramos de2017-11-07T20:21:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5000Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:21:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente
title Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente
spellingShingle Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente
Alves, Claudia Ximenez
title_short Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente
title_full Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente
title_fullStr Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente
title_full_unstemmed Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente
title_sort Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente
author Alves, Claudia Ximenez
author_facet Alves, Claudia Ximenez
Silva, Marilda da
Oliveira, Paula Ramos de
author_role author
author2 Silva, Marilda da
Oliveira, Paula Ramos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Claudia Ximenez
Silva, Marilda da
Oliveira, Paula Ramos de
description Este texto tem como objetivo apresentar reflexões do pensador Walter Benjamin, um dos mais instigantes intelectuais da modernidade, buscando caracterizar por intermédio da leitura de seus escritos a relação que o autor estabelece entre brincar na infância e cultura lúdica, mais precisamente sobre a memória do brincar e as relações existentes entre infância, cultura, história e memória na sociedade contemporânea pós século XX. Para tanto, nos pautamos em notas, ensaios, traduções e artigos de Benjamin nos quais identificamos concepções de infância e cultura lúdica representadas em experiências vividas em espaços, formas de brincar e tipos de brinquedos constituídos por (e constituintes de) seu paradigma. Observamos no pensamento benjaminiano uma visão de infância não infantilizada, não simplista e não reducionista. Suas obras permitem-nos discutir e justificam a necessidade de uma análise mais apurada sobre o fenômeno da formação e da prática docente no interior do cotidiano infantil escolar. Ao revisitar as idéias originais, críticas e irreverentes de Benjamin, pensando a Educação com e a partir dele, espera-se contribuir com outros estudos que, no campo da educação, vêm elucidando perspectivas acerca do processo de formação e prática docente em relação à cultura lúdica infantil, mais precisamente acerca da infância e dos lugares da infância no contexto contemporâneo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5000
10.21723/riaee.v6i3.5000
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5000
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v6i3.5000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5000/4149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 46-56
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 46-56
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v6i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852703809536