Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939 |
Resumo: | Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa que desenvolvemos como parte de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/CAr da Unesp, que se propôs a analisar o trabalho docente no contexto da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. Realizamos uma pesquisa com professores do Ensino Médio, de uma escola do interior de Minas Gerais, que atendia alunos público-alvo da educação especial - PAEE. O objetivo foi observar e analisar como tem se dado o processo de inclusão nesta unidade escolar, quais os desafios enfrentados e os subsídios oferecidos pela escola. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico o Estudo de Caso e como instrumentos de pesquisa usamos um questionário, que foi aplicado a 5 professores, realizamos observações com registro em diário de campo para caracterizar a escola em relação a sua estrutura física e para compreensão dos processos pedagógicos, analisamos o Projeto Político Pedagógico e a dinâmica de estruturação da escola. Os resultados mostram, entre outros, que a inclusão de alunos PAEE no Ensino Médio ainda é muito frágil, que os professores não se sentem preparados e, portanto, não realizam adaptações considerando as diferenças, que o PPP não é elaborado de forma coletiva e participativa e que se faz necessário um engajamento de toda a equipe escolar na busca das alterações necessárias. |
id |
UNESP-15_a5b0454cbf10026a53be07c01363c801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8939 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docenteEducação especialInclusão escolarEnsino médEste artigo apresenta os dados de uma pesquisa que desenvolvemos como parte de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/CAr da Unesp, que se propôs a analisar o trabalho docente no contexto da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. Realizamos uma pesquisa com professores do Ensino Médio, de uma escola do interior de Minas Gerais, que atendia alunos público-alvo da educação especial - PAEE. O objetivo foi observar e analisar como tem se dado o processo de inclusão nesta unidade escolar, quais os desafios enfrentados e os subsídios oferecidos pela escola. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico o Estudo de Caso e como instrumentos de pesquisa usamos um questionário, que foi aplicado a 5 professores, realizamos observações com registro em diário de campo para caracterizar a escola em relação a sua estrutura física e para compreensão dos processos pedagógicos, analisamos o Projeto Político Pedagógico e a dinâmica de estruturação da escola. Os resultados mostram, entre outros, que a inclusão de alunos PAEE no Ensino Médio ainda é muito frágil, que os professores não se sentem preparados e, portanto, não realizam adaptações considerando as diferenças, que o PPP não é elaborado de forma coletiva e participativa e que se faz necessário um engajamento de toda a equipe escolar na busca das alterações necessárias.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893910.21723/riaee.v11.esp2.p1000-1016Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1000-1016Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1000-10161982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939/5882Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Patrícia Mara AlmeidaDiniz, Rosimeire FerreiraMartins, Morgana de Fátima Agostini2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8939Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente |
title |
Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente |
spellingShingle |
Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente Garcia, Patrícia Mara Almeida Educação especial Inclusão escolar Ensino méd |
title_short |
Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente |
title_full |
Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente |
title_fullStr |
Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente |
title_sort |
Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente |
author |
Garcia, Patrícia Mara Almeida |
author_facet |
Garcia, Patrícia Mara Almeida Diniz, Rosimeire Ferreira Martins, Morgana de Fátima Agostini |
author_role |
author |
author2 |
Diniz, Rosimeire Ferreira Martins, Morgana de Fátima Agostini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Patrícia Mara Almeida Diniz, Rosimeire Ferreira Martins, Morgana de Fátima Agostini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Inclusão escolar Ensino méd |
topic |
Educação especial Inclusão escolar Ensino méd |
description |
Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa que desenvolvemos como parte de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/CAr da Unesp, que se propôs a analisar o trabalho docente no contexto da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. Realizamos uma pesquisa com professores do Ensino Médio, de uma escola do interior de Minas Gerais, que atendia alunos público-alvo da educação especial - PAEE. O objetivo foi observar e analisar como tem se dado o processo de inclusão nesta unidade escolar, quais os desafios enfrentados e os subsídios oferecidos pela escola. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico o Estudo de Caso e como instrumentos de pesquisa usamos um questionário, que foi aplicado a 5 professores, realizamos observações com registro em diário de campo para caracterizar a escola em relação a sua estrutura física e para compreensão dos processos pedagógicos, analisamos o Projeto Político Pedagógico e a dinâmica de estruturação da escola. Os resultados mostram, entre outros, que a inclusão de alunos PAEE no Ensino Médio ainda é muito frágil, que os professores não se sentem preparados e, portanto, não realizam adaptações considerando as diferenças, que o PPP não é elaborado de forma coletiva e participativa e que se faz necessário um engajamento de toda a equipe escolar na busca das alterações necessárias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939 10.21723/riaee.v11.esp2.p1000-1016 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v11.esp2.p1000-1016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939/5882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1000-1016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1000-1016 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854986559488 |