Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Patrícia Mara Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Diniz, Rosimeire Ferreira, Martins, Morgana de Fátima Agostini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939
Resumo: Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa que desenvolvemos como parte de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/CAr da Unesp, que se propôs a analisar o trabalho docente no contexto da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. Realizamos uma pesquisa com professores do Ensino Médio, de uma escola do interior de Minas Gerais, que atendia alunos público-alvo da educação especial - PAEE. O objetivo foi observar e analisar como tem se dado o processo de inclusão nesta unidade escolar, quais os desafios enfrentados e os subsídios oferecidos pela escola. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico o Estudo de Caso e como instrumentos de pesquisa usamos um questionário, que foi aplicado a 5 professores, realizamos observações com registro em diário de campo para caracterizar a escola em relação a sua estrutura física e para compreensão dos processos pedagógicos, analisamos o Projeto Político Pedagógico e a dinâmica de estruturação da escola. Os resultados mostram, entre outros, que a inclusão de alunos PAEE no Ensino Médio ainda é muito frágil, que os professores não se sentem preparados e, portanto, não realizam adaptações considerando as diferenças, que o PPP não é elaborado de forma coletiva e participativa e que se faz necessário um engajamento de toda a equipe escolar na busca das alterações necessárias.
id UNESP-15_a5b0454cbf10026a53be07c01363c801
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8939
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docenteEducação especialInclusão escolarEnsino médEste artigo apresenta os dados de uma pesquisa que desenvolvemos como parte de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/CAr da Unesp, que se propôs a analisar o trabalho docente no contexto da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. Realizamos uma pesquisa com professores do Ensino Médio, de uma escola do interior de Minas Gerais, que atendia alunos público-alvo da educação especial - PAEE. O objetivo foi observar e analisar como tem se dado o processo de inclusão nesta unidade escolar, quais os desafios enfrentados e os subsídios oferecidos pela escola. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico o Estudo de Caso e como instrumentos de pesquisa usamos um questionário, que foi aplicado a 5 professores, realizamos observações com registro em diário de campo para caracterizar a escola em relação a sua estrutura física e para compreensão dos processos pedagógicos, analisamos o Projeto Político Pedagógico e a dinâmica de estruturação da escola. Os resultados mostram, entre outros, que a inclusão de alunos PAEE no Ensino Médio ainda é muito frágil, que os professores não se sentem preparados e, portanto, não realizam adaptações considerando as diferenças, que o PPP não é elaborado de forma coletiva e participativa e que se faz necessário um engajamento de toda a equipe escolar na busca das alterações necessárias.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893910.21723/riaee.v11.esp2.p1000-1016Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1000-1016Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1000-10161982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939/5882Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Patrícia Mara AlmeidaDiniz, Rosimeire FerreiraMartins, Morgana de Fátima Agostini2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8939Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente
title Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente
spellingShingle Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente
Garcia, Patrícia Mara Almeida
Educação especial
Inclusão escolar
Ensino méd
title_short Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente
title_full Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente
title_fullStr Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente
title_full_unstemmed Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente
title_sort Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente
author Garcia, Patrícia Mara Almeida
author_facet Garcia, Patrícia Mara Almeida
Diniz, Rosimeire Ferreira
Martins, Morgana de Fátima Agostini
author_role author
author2 Diniz, Rosimeire Ferreira
Martins, Morgana de Fátima Agostini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Patrícia Mara Almeida
Diniz, Rosimeire Ferreira
Martins, Morgana de Fátima Agostini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão escolar
Ensino méd
topic Educação especial
Inclusão escolar
Ensino méd
description Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa que desenvolvemos como parte de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/CAr da Unesp, que se propôs a analisar o trabalho docente no contexto da inclusão escolar em todos os níveis de ensino. Realizamos uma pesquisa com professores do Ensino Médio, de uma escola do interior de Minas Gerais, que atendia alunos público-alvo da educação especial - PAEE. O objetivo foi observar e analisar como tem se dado o processo de inclusão nesta unidade escolar, quais os desafios enfrentados e os subsídios oferecidos pela escola. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico o Estudo de Caso e como instrumentos de pesquisa usamos um questionário, que foi aplicado a 5 professores, realizamos observações com registro em diário de campo para caracterizar a escola em relação a sua estrutura física e para compreensão dos processos pedagógicos, analisamos o Projeto Político Pedagógico e a dinâmica de estruturação da escola. Os resultados mostram, entre outros, que a inclusão de alunos PAEE no Ensino Médio ainda é muito frágil, que os professores não se sentem preparados e, portanto, não realizam adaptações considerando as diferenças, que o PPP não é elaborado de forma coletiva e participativa e que se faz necessário um engajamento de toda a equipe escolar na busca das alterações necessárias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939
10.21723/riaee.v11.esp2.p1000-1016
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v11.esp2.p1000-1016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939/5882
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1000-1016
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1000-1016
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854986559488