O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000001ch
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1486
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_4a4e453dafd939388fcf40dd5d1884c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1486
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolarEnsino colaborativoInclusão escolarEducação especialArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.No presente artigo, o tema é a relevância do ensino colaborativo para a educação inclusiva. O estudo teve como meta identificar e discutir quais possibilidades esse modelo de ensino proporciona para a efetivação do processo de inclusão escolar, a partir de uma análise dos estudos de Capellini (2001, 2004), Glat (2002, 2007), Zanata (2004), Mendes (2006), Fontes (2007, 2009), entre outros. O resultado dessas pesquisas aponta que o ensino colaborativo, pautado em um trabalho de parceria entre os professores da educação regular e da educação especial, compartilhando saberes e formas diversificadas de trabalho, é uma excelente estratégia para a construção da escola inclusiva. Este trabalho contou também com uma pesquisa de campo, desenvolvida com professores de escola pública, no intuito de conhecer quais parcerias estão sendo desenvolvidas no contexto escolar e que fatores influenciam na prática docente. Foram utilizados como fonte iluminadora para a construção da abordagem metodológica dessa investigação os estudos de Minayo (1993, 1999), Bardin (1995, 2000) e Fontes (2007, 2009) sendo que os dados foram submetidos ao método de análise de conteúdo de Bardin (2000), com ênfase na análise temática. Os resultados apontaram que existem diversos fatores que facilitam ou dificultam o trabalho docente em turmas inclusivas, demonstrando ainda que a ausência de um suporte do professor do ensino especial atuando de forma colaborativa no ensino regular torna-se uma barreira para o sucesso da inclusão. Verificou-se também que as parcerias entre comunidade e escola são muito importantes, pois, auxiliam na construção de uma escola para todos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoSantos, Luciana Dalla Nora dosCarvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de2016-04-15T14:12:27Z2016-04-15T14:12:27Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1486ark:/26339/00130000001chporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:55:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:55:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
title O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
spellingShingle O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de
Ensino colaborativo
Inclusão escolar
Educação especial
title_short O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
title_full O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
title_fullStr O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
title_full_unstemmed O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
title_sort O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
author Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de
author_facet Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Luciana Dalla Nora dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino colaborativo
Inclusão escolar
Educação especial
topic Ensino colaborativo
Inclusão escolar
Educação especial
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2016-04-15T14:12:27Z
2016-04-15T14:12:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1486
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000001ch
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1486
identifier_str_mv ark:/26339/00130000001ch
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172254381637632