O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000001ch |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1486 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_4a4e453dafd939388fcf40dd5d1884c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1486 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolarEnsino colaborativoInclusão escolarEducação especialArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.No presente artigo, o tema é a relevância do ensino colaborativo para a educação inclusiva. O estudo teve como meta identificar e discutir quais possibilidades esse modelo de ensino proporciona para a efetivação do processo de inclusão escolar, a partir de uma análise dos estudos de Capellini (2001, 2004), Glat (2002, 2007), Zanata (2004), Mendes (2006), Fontes (2007, 2009), entre outros. O resultado dessas pesquisas aponta que o ensino colaborativo, pautado em um trabalho de parceria entre os professores da educação regular e da educação especial, compartilhando saberes e formas diversificadas de trabalho, é uma excelente estratégia para a construção da escola inclusiva. Este trabalho contou também com uma pesquisa de campo, desenvolvida com professores de escola pública, no intuito de conhecer quais parcerias estão sendo desenvolvidas no contexto escolar e que fatores influenciam na prática docente. Foram utilizados como fonte iluminadora para a construção da abordagem metodológica dessa investigação os estudos de Minayo (1993, 1999), Bardin (1995, 2000) e Fontes (2007, 2009) sendo que os dados foram submetidos ao método de análise de conteúdo de Bardin (2000), com ênfase na análise temática. Os resultados apontaram que existem diversos fatores que facilitam ou dificultam o trabalho docente em turmas inclusivas, demonstrando ainda que a ausência de um suporte do professor do ensino especial atuando de forma colaborativa no ensino regular torna-se uma barreira para o sucesso da inclusão. Verificou-se também que as parcerias entre comunidade e escola são muito importantes, pois, auxiliam na construção de uma escola para todos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoSantos, Luciana Dalla Nora dosCarvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de2016-04-15T14:12:27Z2016-04-15T14:12:27Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1486ark:/26339/00130000001chporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:55:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:55:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar |
title |
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar |
spellingShingle |
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de Ensino colaborativo Inclusão escolar Educação especial |
title_short |
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar |
title_full |
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar |
title_fullStr |
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar |
title_sort |
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar |
author |
Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de |
author_facet |
Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Luciana Dalla Nora dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino colaborativo Inclusão escolar Educação especial |
topic |
Ensino colaborativo Inclusão escolar Educação especial |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2016-04-15T14:12:27Z 2016-04-15T14:12:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1486 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000001ch |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1486 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000001ch |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172254381637632 |