Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Mariana Ribeiro Cardoso
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hollerbach, Joana D’Arc Germano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6861
Resumo: A articulação entre o ensino médio e o ensino profissional brasileiro vem sendo realizada em meio a discussões que ora se pautam pela formação para o trabalho, ora para um ensino de formação geral. No intuito de contribuir para esse debate, este artigo tem por objetivo mapear a formação profissional em nível médio, no município de Viçosa- MG. Pretende-se, ainda, realizar uma breve contextualização da relação do ensino médio com a educação profissional e do incentivo da iniciativa pública para os setores privados. Para realizar esse mapeamento e essa contextualização, foram realizadas entrevistas semiestruturadas além de observação no campo. Por fim, consideramos que esse tema deixa algumas sinalizações, como, a manutenção da dualidade estrutural, a visão de educação profissional ainda como educação para as classes menos favorecidas, e a indicação de que essa modalidade de formação continua sendo muito procurada por aqueles que não tiveram a oportunidade de cursar um nível superior, embora continuem a desejar esse nível na perspectiva de melhores condições de vida.
id UNESP-15_a6dd46844f1913778fead4ee2acb9883
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6861
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estruturalA articulação entre o ensino médio e o ensino profissional brasileiro vem sendo realizada em meio a discussões que ora se pautam pela formação para o trabalho, ora para um ensino de formação geral. No intuito de contribuir para esse debate, este artigo tem por objetivo mapear a formação profissional em nível médio, no município de Viçosa- MG. Pretende-se, ainda, realizar uma breve contextualização da relação do ensino médio com a educação profissional e do incentivo da iniciativa pública para os setores privados. Para realizar esse mapeamento e essa contextualização, foram realizadas entrevistas semiestruturadas além de observação no campo. Por fim, consideramos que esse tema deixa algumas sinalizações, como, a manutenção da dualidade estrutural, a visão de educação profissional ainda como educação para as classes menos favorecidas, e a indicação de que essa modalidade de formação continua sendo muito procurada por aqueles que não tiveram a oportunidade de cursar um nível superior, embora continuem a desejar esse nível na perspectiva de melhores condições de vida.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/686110.21723/riaee.v9i1.6861Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 102-111Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 102-1111982-55872446-860610.21723/riaee.v9i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6861/4942Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Mariana Ribeiro CardosoHollerbach, Joana D’Arc Germano2017-11-08T18:51:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6861Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:51:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
title Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
spellingShingle Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
Queiroz, Mariana Ribeiro Cardoso
title_short Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
title_full Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
title_fullStr Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
title_full_unstemmed Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
title_sort Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
author Queiroz, Mariana Ribeiro Cardoso
author_facet Queiroz, Mariana Ribeiro Cardoso
Hollerbach, Joana D’Arc Germano
author_role author
author2 Hollerbach, Joana D’Arc Germano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Mariana Ribeiro Cardoso
Hollerbach, Joana D’Arc Germano
description A articulação entre o ensino médio e o ensino profissional brasileiro vem sendo realizada em meio a discussões que ora se pautam pela formação para o trabalho, ora para um ensino de formação geral. No intuito de contribuir para esse debate, este artigo tem por objetivo mapear a formação profissional em nível médio, no município de Viçosa- MG. Pretende-se, ainda, realizar uma breve contextualização da relação do ensino médio com a educação profissional e do incentivo da iniciativa pública para os setores privados. Para realizar esse mapeamento e essa contextualização, foram realizadas entrevistas semiestruturadas além de observação no campo. Por fim, consideramos que esse tema deixa algumas sinalizações, como, a manutenção da dualidade estrutural, a visão de educação profissional ainda como educação para as classes menos favorecidas, e a indicação de que essa modalidade de formação continua sendo muito procurada por aqueles que não tiveram a oportunidade de cursar um nível superior, embora continuem a desejar esse nível na perspectiva de melhores condições de vida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6861
10.21723/riaee.v9i1.6861
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6861
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i1.6861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6861/4942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 102-111
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 102-111
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853518553088