Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Sonia Maria Martins de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sartori, Ademilde Silveira, Kornatzki, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6531
Resumo: Neste trabalho apontamos interfaces entre corporeidade, formação de leitores e literatura infantil. As reflexões apresentadas são parte de uma pesquisa sobre livros de educação sexual intencional para a infância. Objetivamos refletir sobre as práticas pedagógicas de ensino da leitura, especificamente aquelas que utilizam livros de literatura infantil. Compreendemos educação como fenômeno humano sempre presente nas relações estabelecidas entre as essoas, situadas em um contexto sóciohistórico e cultural. Nessas relações sempre educativas, a corporeidade, como unidade de existência humana, está também sempre presente, sendo construída e reconstruída, inclusive nas práticas de ensino da leitura e formação de leitores. Nessas relações educativas professores/as e alunos/as expressam sua corporeidade, assim como ela também se expressa nos conteúdos de livros para a infância. Assim, esses livros também contribuem para a construção da corporeidade das crianças leitoras. Pelas relações entre leitores e livros é possível perceber imensas possibilidades de uso pedagógico emancipatório de livros de literatura infantil, se usados criticamente. Destacamos a importância da reflexão sobre seus conteúdos, em busca de perceber que mensagens expressam e os possíveis efeitos para a construção da corporeidade dos leitores. Sendo assim, torna-se indispensável refletir com eles para questionar seus conteúdos, suas possíveis normatizações ou se já apontam para uma perspectiva emancipatória.
id UNESP-15_abd2a2b5afa87697543325e4f34529e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6531
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfacesNeste trabalho apontamos interfaces entre corporeidade, formação de leitores e literatura infantil. As reflexões apresentadas são parte de uma pesquisa sobre livros de educação sexual intencional para a infância. Objetivamos refletir sobre as práticas pedagógicas de ensino da leitura, especificamente aquelas que utilizam livros de literatura infantil. Compreendemos educação como fenômeno humano sempre presente nas relações estabelecidas entre as essoas, situadas em um contexto sóciohistórico e cultural. Nessas relações sempre educativas, a corporeidade, como unidade de existência humana, está também sempre presente, sendo construída e reconstruída, inclusive nas práticas de ensino da leitura e formação de leitores. Nessas relações educativas professores/as e alunos/as expressam sua corporeidade, assim como ela também se expressa nos conteúdos de livros para a infância. Assim, esses livros também contribuem para a construção da corporeidade das crianças leitoras. Pelas relações entre leitores e livros é possível perceber imensas possibilidades de uso pedagógico emancipatório de livros de literatura infantil, se usados criticamente. Destacamos a importância da reflexão sobre seus conteúdos, em busca de perceber que mensagens expressam e os possíveis efeitos para a construção da corporeidade dos leitores. Sendo assim, torna-se indispensável refletir com eles para questionar seus conteúdos, suas possíveis normatizações ou se já apontam para uma perspectiva emancipatória.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/653110.21723/riaee.v8i1.6531Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 291-303Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 291-3031982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6531/4797Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Sonia Maria Martins deSartori, Ademilde SilveiraKornatzki, Luciana2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6531Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfaces
title Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfaces
spellingShingle Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfaces
Melo, Sonia Maria Martins de
title_short Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfaces
title_full Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfaces
title_fullStr Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfaces
title_full_unstemmed Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfaces
title_sort Corporeidade, formação de leitores e literatura infantil: algumas interfaces
author Melo, Sonia Maria Martins de
author_facet Melo, Sonia Maria Martins de
Sartori, Ademilde Silveira
Kornatzki, Luciana
author_role author
author2 Sartori, Ademilde Silveira
Kornatzki, Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Sonia Maria Martins de
Sartori, Ademilde Silveira
Kornatzki, Luciana
description Neste trabalho apontamos interfaces entre corporeidade, formação de leitores e literatura infantil. As reflexões apresentadas são parte de uma pesquisa sobre livros de educação sexual intencional para a infância. Objetivamos refletir sobre as práticas pedagógicas de ensino da leitura, especificamente aquelas que utilizam livros de literatura infantil. Compreendemos educação como fenômeno humano sempre presente nas relações estabelecidas entre as essoas, situadas em um contexto sóciohistórico e cultural. Nessas relações sempre educativas, a corporeidade, como unidade de existência humana, está também sempre presente, sendo construída e reconstruída, inclusive nas práticas de ensino da leitura e formação de leitores. Nessas relações educativas professores/as e alunos/as expressam sua corporeidade, assim como ela também se expressa nos conteúdos de livros para a infância. Assim, esses livros também contribuem para a construção da corporeidade das crianças leitoras. Pelas relações entre leitores e livros é possível perceber imensas possibilidades de uso pedagógico emancipatório de livros de literatura infantil, se usados criticamente. Destacamos a importância da reflexão sobre seus conteúdos, em busca de perceber que mensagens expressam e os possíveis efeitos para a construção da corporeidade dos leitores. Sendo assim, torna-se indispensável refletir com eles para questionar seus conteúdos, suas possíveis normatizações ou se já apontam para uma perspectiva emancipatória.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6531
10.21723/riaee.v8i1.6531
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6531
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i1.6531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6531/4797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 291-303
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 291-303
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853165182976