A literatura infantil na formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montagner, Elena da Motta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3787
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre literatura infantil e suas contribuições na formação de leitores na infância. O mesmo teve como objetivo buscar subsídios teóricos que contribuam para potencializar a formação de leitores por meio da literatura infantil, e ainda analisar a importância do professor e da escola neste processo, uma vez que, existem grandes dificuldades quanto à leitura realizada pelas crianças em relação à codificação das informações e à produção de sentidos. A literatura infantil propicia às crianças diferentes experiências em relação à linguagem oral e escrita e àprodução de sentidos, ou seja, possibilita um melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo das mesmas, por isso contribui na sua formação geral. Para tanto, procurou-se relatar brevemente a história da literatura infantil no mundo e no Brasil; destacou-se como a mesma desempenha importante papel no processo de desenvolvimento da criança;descreveu-se a importância da literatura infantil na formação de leitores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O referencial teórico foi construído em diálogo com: Abramovich (1997), Saraiva (2001), Cunha (1974), Coelho (1986), Carvalho (1989), Frantz (1997), Zilberman (1994), que falam da importância e contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como na formação de leitores de si mesmas e do mundo. Conclui-se sobre a importância da literatura infantil na sala de aula, visando a formação de novos leitores e a preocupação do educador em preparar sua prática docente que potencialize a leitura de obra literárias.
id UNIJ_b03abb255bf8a083c04db0159a8db382
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3787
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA literatura infantil na formação de leitores2016-11-0120162016-11-01T13:38:57Z2016-11-01T13:38:57ZO presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre literatura infantil e suas contribuições na formação de leitores na infância. O mesmo teve como objetivo buscar subsídios teóricos que contribuam para potencializar a formação de leitores por meio da literatura infantil, e ainda analisar a importância do professor e da escola neste processo, uma vez que, existem grandes dificuldades quanto à leitura realizada pelas crianças em relação à codificação das informações e à produção de sentidos. A literatura infantil propicia às crianças diferentes experiências em relação à linguagem oral e escrita e àprodução de sentidos, ou seja, possibilita um melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo das mesmas, por isso contribui na sua formação geral. Para tanto, procurou-se relatar brevemente a história da literatura infantil no mundo e no Brasil; destacou-se como a mesma desempenha importante papel no processo de desenvolvimento da criança;descreveu-se a importância da literatura infantil na formação de leitores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O referencial teórico foi construído em diálogo com: Abramovich (1997), Saraiva (2001), Cunha (1974), Coelho (1986), Carvalho (1989), Frantz (1997), Zilberman (1994), que falam da importância e contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como na formação de leitores de si mesmas e do mundo. Conclui-se sobre a importância da literatura infantil na sala de aula, visando a formação de novos leitores e a preocupação do educador em preparar sua prática docente que potencialize a leitura de obra literárias.27 f.Ciências HumanasPedagogiaLiteratura infantilFormação de leitoresEducação básicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3787DMD_hdl_123456789/3787Montagner, Elena da Mottaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessElena%20da%20Motta%20Montagner.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3787/1/Elena%20da%20Motta%20Montagner.pdfapplication/pdf176318http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3787/1/Elena%20da%20Motta%20Montagner.pdf3d364bc7cd29d2d1ad17a26107f82520MD5123456789_3787_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil na formação de leitores
title A literatura infantil na formação de leitores
spellingShingle A literatura infantil na formação de leitores
Montagner, Elena da Motta
Ciências Humanas
Pedagogia
Literatura infantil
Formação de leitores
Educação básica
title_short A literatura infantil na formação de leitores
title_full A literatura infantil na formação de leitores
title_fullStr A literatura infantil na formação de leitores
title_full_unstemmed A literatura infantil na formação de leitores
title_sort A literatura infantil na formação de leitores
author Montagner, Elena da Motta
author_facet Montagner, Elena da Motta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montagner, Elena da Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Literatura infantil
Formação de leitores
Educação básica
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Literatura infantil
Formação de leitores
Educação básica
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre literatura infantil e suas contribuições na formação de leitores na infância. O mesmo teve como objetivo buscar subsídios teóricos que contribuam para potencializar a formação de leitores por meio da literatura infantil, e ainda analisar a importância do professor e da escola neste processo, uma vez que, existem grandes dificuldades quanto à leitura realizada pelas crianças em relação à codificação das informações e à produção de sentidos. A literatura infantil propicia às crianças diferentes experiências em relação à linguagem oral e escrita e àprodução de sentidos, ou seja, possibilita um melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo das mesmas, por isso contribui na sua formação geral. Para tanto, procurou-se relatar brevemente a história da literatura infantil no mundo e no Brasil; destacou-se como a mesma desempenha importante papel no processo de desenvolvimento da criança;descreveu-se a importância da literatura infantil na formação de leitores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O referencial teórico foi construído em diálogo com: Abramovich (1997), Saraiva (2001), Cunha (1974), Coelho (1986), Carvalho (1989), Frantz (1997), Zilberman (1994), que falam da importância e contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como na formação de leitores de si mesmas e do mundo. Conclui-se sobre a importância da literatura infantil na sala de aula, visando a formação de novos leitores e a preocupação do educador em preparar sua prática docente que potencialize a leitura de obra literárias.
27 f.
description O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre literatura infantil e suas contribuições na formação de leitores na infância. O mesmo teve como objetivo buscar subsídios teóricos que contribuam para potencializar a formação de leitores por meio da literatura infantil, e ainda analisar a importância do professor e da escola neste processo, uma vez que, existem grandes dificuldades quanto à leitura realizada pelas crianças em relação à codificação das informações e à produção de sentidos. A literatura infantil propicia às crianças diferentes experiências em relação à linguagem oral e escrita e àprodução de sentidos, ou seja, possibilita um melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo das mesmas, por isso contribui na sua formação geral. Para tanto, procurou-se relatar brevemente a história da literatura infantil no mundo e no Brasil; destacou-se como a mesma desempenha importante papel no processo de desenvolvimento da criança;descreveu-se a importância da literatura infantil na formação de leitores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O referencial teórico foi construído em diálogo com: Abramovich (1997), Saraiva (2001), Cunha (1974), Coelho (1986), Carvalho (1989), Frantz (1997), Zilberman (1994), que falam da importância e contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como na formação de leitores de si mesmas e do mundo. Conclui-se sobre a importância da literatura infantil na sala de aula, visando a formação de novos leitores e a preocupação do educador em preparar sua prática docente que potencialize a leitura de obra literárias.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-01
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-01T13:38:57Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-01T13:38:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3787
DMD_hdl_123456789/3787
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3787
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415526781878272