A literatura infantil na formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3787 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre literatura infantil e suas contribuições na formação de leitores na infância. O mesmo teve como objetivo buscar subsídios teóricos que contribuam para potencializar a formação de leitores por meio da literatura infantil, e ainda analisar a importância do professor e da escola neste processo, uma vez que, existem grandes dificuldades quanto à leitura realizada pelas crianças em relação à codificação das informações e à produção de sentidos. A literatura infantil propicia às crianças diferentes experiências em relação à linguagem oral e escrita e àprodução de sentidos, ou seja, possibilita um melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo das mesmas, por isso contribui na sua formação geral. Para tanto, procurou-se relatar brevemente a história da literatura infantil no mundo e no Brasil; destacou-se como a mesma desempenha importante papel no processo de desenvolvimento da criança;descreveu-se a importância da literatura infantil na formação de leitores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O referencial teórico foi construído em diálogo com: Abramovich (1997), Saraiva (2001), Cunha (1974), Coelho (1986), Carvalho (1989), Frantz (1997), Zilberman (1994), que falam da importância e contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como na formação de leitores de si mesmas e do mundo. Conclui-se sobre a importância da literatura infantil na sala de aula, visando a formação de novos leitores e a preocupação do educador em preparar sua prática docente que potencialize a leitura de obra literárias. |
id |
UNIJ_b03abb255bf8a083c04db0159a8db382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3787 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA literatura infantil na formação de leitores2016-11-0120162016-11-01T13:38:57Z2016-11-01T13:38:57ZO presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre literatura infantil e suas contribuições na formação de leitores na infância. O mesmo teve como objetivo buscar subsídios teóricos que contribuam para potencializar a formação de leitores por meio da literatura infantil, e ainda analisar a importância do professor e da escola neste processo, uma vez que, existem grandes dificuldades quanto à leitura realizada pelas crianças em relação à codificação das informações e à produção de sentidos. A literatura infantil propicia às crianças diferentes experiências em relação à linguagem oral e escrita e àprodução de sentidos, ou seja, possibilita um melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo das mesmas, por isso contribui na sua formação geral. Para tanto, procurou-se relatar brevemente a história da literatura infantil no mundo e no Brasil; destacou-se como a mesma desempenha importante papel no processo de desenvolvimento da criança;descreveu-se a importância da literatura infantil na formação de leitores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O referencial teórico foi construído em diálogo com: Abramovich (1997), Saraiva (2001), Cunha (1974), Coelho (1986), Carvalho (1989), Frantz (1997), Zilberman (1994), que falam da importância e contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como na formação de leitores de si mesmas e do mundo. Conclui-se sobre a importância da literatura infantil na sala de aula, visando a formação de novos leitores e a preocupação do educador em preparar sua prática docente que potencialize a leitura de obra literárias.27 f.Ciências HumanasPedagogiaLiteratura infantilFormação de leitoresEducação básicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3787DMD_hdl_123456789/3787Montagner, Elena da Mottaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessElena%20da%20Motta%20Montagner.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3787/1/Elena%20da%20Motta%20Montagner.pdfapplication/pdf176318http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3787/1/Elena%20da%20Motta%20Montagner.pdf3d364bc7cd29d2d1ad17a26107f82520MD5123456789_3787_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura infantil na formação de leitores |
title |
A literatura infantil na formação de leitores |
spellingShingle |
A literatura infantil na formação de leitores Montagner, Elena da Motta Ciências Humanas Pedagogia Literatura infantil Formação de leitores Educação básica |
title_short |
A literatura infantil na formação de leitores |
title_full |
A literatura infantil na formação de leitores |
title_fullStr |
A literatura infantil na formação de leitores |
title_full_unstemmed |
A literatura infantil na formação de leitores |
title_sort |
A literatura infantil na formação de leitores |
author |
Montagner, Elena da Motta |
author_facet |
Montagner, Elena da Motta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montagner, Elena da Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Literatura infantil Formação de leitores Educação básica |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Literatura infantil Formação de leitores Educação básica |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre literatura infantil e suas contribuições na formação de leitores na infância. O mesmo teve como objetivo buscar subsídios teóricos que contribuam para potencializar a formação de leitores por meio da literatura infantil, e ainda analisar a importância do professor e da escola neste processo, uma vez que, existem grandes dificuldades quanto à leitura realizada pelas crianças em relação à codificação das informações e à produção de sentidos. A literatura infantil propicia às crianças diferentes experiências em relação à linguagem oral e escrita e àprodução de sentidos, ou seja, possibilita um melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo das mesmas, por isso contribui na sua formação geral. Para tanto, procurou-se relatar brevemente a história da literatura infantil no mundo e no Brasil; destacou-se como a mesma desempenha importante papel no processo de desenvolvimento da criança;descreveu-se a importância da literatura infantil na formação de leitores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O referencial teórico foi construído em diálogo com: Abramovich (1997), Saraiva (2001), Cunha (1974), Coelho (1986), Carvalho (1989), Frantz (1997), Zilberman (1994), que falam da importância e contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como na formação de leitores de si mesmas e do mundo. Conclui-se sobre a importância da literatura infantil na sala de aula, visando a formação de novos leitores e a preocupação do educador em preparar sua prática docente que potencialize a leitura de obra literárias. 27 f. |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre literatura infantil e suas contribuições na formação de leitores na infância. O mesmo teve como objetivo buscar subsídios teóricos que contribuam para potencializar a formação de leitores por meio da literatura infantil, e ainda analisar a importância do professor e da escola neste processo, uma vez que, existem grandes dificuldades quanto à leitura realizada pelas crianças em relação à codificação das informações e à produção de sentidos. A literatura infantil propicia às crianças diferentes experiências em relação à linguagem oral e escrita e àprodução de sentidos, ou seja, possibilita um melhor desenvolvimento linguístico, cognitivo e afetivo das mesmas, por isso contribui na sua formação geral. Para tanto, procurou-se relatar brevemente a história da literatura infantil no mundo e no Brasil; destacou-se como a mesma desempenha importante papel no processo de desenvolvimento da criança;descreveu-se a importância da literatura infantil na formação de leitores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O referencial teórico foi construído em diálogo com: Abramovich (1997), Saraiva (2001), Cunha (1974), Coelho (1986), Carvalho (1989), Frantz (1997), Zilberman (1994), que falam da importância e contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como na formação de leitores de si mesmas e do mundo. Conclui-se sobre a importância da literatura infantil na sala de aula, visando a formação de novos leitores e a preocupação do educador em preparar sua prática docente que potencialize a leitura de obra literárias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-11-01T13:38:57Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-01T13:38:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3787 DMD_hdl_123456789/3787 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3787 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415526781878272 |