A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Raquel da Veiga
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Melo, Sonia Maria Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do desvelamento da compreensão de professoras sobre influências de filmes da boneca Barbie em processos de educação sexual de crianças. Entendemos que todos somos seres sexuados em relações educativas com o outro e com o mundo, relações estas que constroem conhecimento sempre sexuado. Uma vez que somos seres sexuados, portanto, tecemos relações sociais que são relações também de educação sexual, com ou sem intencionalidade. Essas relações educativas hoje são permeadas pelo uso intenso de várias ferramentas tecnológicas que se expressam em várias linguagens midiáticas que nunca são neutras em seus conteúdos. Dentre essas linguagens filmes infantis são frequentemente utilizados como apoio a processos educativos formais e não formais e influenciam o imaginário infantil. Dentre os filmes infantis, os da personagem Barbie são comumente utilizados por escolha das professoras como objetos pedagógicos dentro de muitas salas de aula como parte do cotidiano. O desvelar de como educadoras compreendem os reflexos desses filmes na educação sexual de seus discentes pode apontar novas possibilidades de uso crítico-pedagógico desses filmes.
id UNESP-15_b08b1272ba862bcad04a0fee03595f60
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6437
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o temaO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do desvelamento da compreensão de professoras sobre influências de filmes da boneca Barbie em processos de educação sexual de crianças. Entendemos que todos somos seres sexuados em relações educativas com o outro e com o mundo, relações estas que constroem conhecimento sempre sexuado. Uma vez que somos seres sexuados, portanto, tecemos relações sociais que são relações também de educação sexual, com ou sem intencionalidade. Essas relações educativas hoje são permeadas pelo uso intenso de várias ferramentas tecnológicas que se expressam em várias linguagens midiáticas que nunca são neutras em seus conteúdos. Dentre essas linguagens filmes infantis são frequentemente utilizados como apoio a processos educativos formais e não formais e influenciam o imaginário infantil. Dentre os filmes infantis, os da personagem Barbie são comumente utilizados por escolha das professoras como objetos pedagógicos dentro de muitas salas de aula como parte do cotidiano. O desvelar de como educadoras compreendem os reflexos desses filmes na educação sexual de seus discentes pode apontar novas possibilidades de uso crítico-pedagógico desses filmes.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/643710.21723/riaee.v9i3.6437Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 656-667Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 656-6671982-55872446-860610.21723/riaee.v9i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437/5305Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Raquel da VeigaMelo, Sonia Maria Martins de2017-11-08T19:05:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6437Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:05:17Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema
title A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema
spellingShingle A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema
Pacheco, Raquel da Veiga
title_short A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema
title_full A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema
title_fullStr A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema
title_full_unstemmed A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema
title_sort A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema
author Pacheco, Raquel da Veiga
author_facet Pacheco, Raquel da Veiga
Melo, Sonia Maria Martins de
author_role author
author2 Melo, Sonia Maria Martins de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Raquel da Veiga
Melo, Sonia Maria Martins de
description O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do desvelamento da compreensão de professoras sobre influências de filmes da boneca Barbie em processos de educação sexual de crianças. Entendemos que todos somos seres sexuados em relações educativas com o outro e com o mundo, relações estas que constroem conhecimento sempre sexuado. Uma vez que somos seres sexuados, portanto, tecemos relações sociais que são relações também de educação sexual, com ou sem intencionalidade. Essas relações educativas hoje são permeadas pelo uso intenso de várias ferramentas tecnológicas que se expressam em várias linguagens midiáticas que nunca são neutras em seus conteúdos. Dentre essas linguagens filmes infantis são frequentemente utilizados como apoio a processos educativos formais e não formais e influenciam o imaginário infantil. Dentre os filmes infantis, os da personagem Barbie são comumente utilizados por escolha das professoras como objetos pedagógicos dentro de muitas salas de aula como parte do cotidiano. O desvelar de como educadoras compreendem os reflexos desses filmes na educação sexual de seus discentes pode apontar novas possibilidades de uso crítico-pedagógico desses filmes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437
10.21723/riaee.v9i3.6437
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i3.6437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437/5305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 656-667
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 656-667
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853135822848