A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do desvelamento da compreensão de professoras sobre influências de filmes da boneca Barbie em processos de educação sexual de crianças. Entendemos que todos somos seres sexuados em relações educativas com o outro e com o mundo, relações estas que constroem conhecimento sempre sexuado. Uma vez que somos seres sexuados, portanto, tecemos relações sociais que são relações também de educação sexual, com ou sem intencionalidade. Essas relações educativas hoje são permeadas pelo uso intenso de várias ferramentas tecnológicas que se expressam em várias linguagens midiáticas que nunca são neutras em seus conteúdos. Dentre essas linguagens filmes infantis são frequentemente utilizados como apoio a processos educativos formais e não formais e influenciam o imaginário infantil. Dentre os filmes infantis, os da personagem Barbie são comumente utilizados por escolha das professoras como objetos pedagógicos dentro de muitas salas de aula como parte do cotidiano. O desvelar de como educadoras compreendem os reflexos desses filmes na educação sexual de seus discentes pode apontar novas possibilidades de uso crítico-pedagógico desses filmes. |
id |
UNESP-15_b08b1272ba862bcad04a0fee03595f60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6437 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o temaO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do desvelamento da compreensão de professoras sobre influências de filmes da boneca Barbie em processos de educação sexual de crianças. Entendemos que todos somos seres sexuados em relações educativas com o outro e com o mundo, relações estas que constroem conhecimento sempre sexuado. Uma vez que somos seres sexuados, portanto, tecemos relações sociais que são relações também de educação sexual, com ou sem intencionalidade. Essas relações educativas hoje são permeadas pelo uso intenso de várias ferramentas tecnológicas que se expressam em várias linguagens midiáticas que nunca são neutras em seus conteúdos. Dentre essas linguagens filmes infantis são frequentemente utilizados como apoio a processos educativos formais e não formais e influenciam o imaginário infantil. Dentre os filmes infantis, os da personagem Barbie são comumente utilizados por escolha das professoras como objetos pedagógicos dentro de muitas salas de aula como parte do cotidiano. O desvelar de como educadoras compreendem os reflexos desses filmes na educação sexual de seus discentes pode apontar novas possibilidades de uso crítico-pedagógico desses filmes.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/643710.21723/riaee.v9i3.6437Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 656-667Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 656-6671982-55872446-860610.21723/riaee.v9i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437/5305Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Raquel da VeigaMelo, Sonia Maria Martins de2017-11-08T19:05:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6437Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:05:17Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema |
title |
A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema |
spellingShingle |
A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema Pacheco, Raquel da Veiga |
title_short |
A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema |
title_full |
A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema |
title_fullStr |
A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema |
title_full_unstemmed |
A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema |
title_sort |
A influência de filmes da Barbie sobre a educação sexual das crianças: na busca da compreensão de professoras sobre o tema |
author |
Pacheco, Raquel da Veiga |
author_facet |
Pacheco, Raquel da Veiga Melo, Sonia Maria Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Sonia Maria Martins de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Raquel da Veiga Melo, Sonia Maria Martins de |
description |
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do desvelamento da compreensão de professoras sobre influências de filmes da boneca Barbie em processos de educação sexual de crianças. Entendemos que todos somos seres sexuados em relações educativas com o outro e com o mundo, relações estas que constroem conhecimento sempre sexuado. Uma vez que somos seres sexuados, portanto, tecemos relações sociais que são relações também de educação sexual, com ou sem intencionalidade. Essas relações educativas hoje são permeadas pelo uso intenso de várias ferramentas tecnológicas que se expressam em várias linguagens midiáticas que nunca são neutras em seus conteúdos. Dentre essas linguagens filmes infantis são frequentemente utilizados como apoio a processos educativos formais e não formais e influenciam o imaginário infantil. Dentre os filmes infantis, os da personagem Barbie são comumente utilizados por escolha das professoras como objetos pedagógicos dentro de muitas salas de aula como parte do cotidiano. O desvelar de como educadoras compreendem os reflexos desses filmes na educação sexual de seus discentes pode apontar novas possibilidades de uso crítico-pedagógico desses filmes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437 10.21723/riaee.v9i3.6437 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i3.6437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6437/5305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 656-667 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 656-667 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853135822848 |